Escolas excluídas e escolas em rede

Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas).
Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e publicações on-line, em fim, da variada oferta de serviços digitais. Quanto mais distante a escola das grandes cidades, mais dramática pode ser a exclusão digital.

Hoje não basta ter um laboratório na escola (quando existe) para acesso pontual à rede durante algumas aulas. Hoje todos os alunos, professores e comunidade escolar, precisam de acesso contínuo a todos estes serviços digitais para estarmos dentro da sociedade da informação e do conhecimento.

Com setenta por cento dos brasileiros sem acesso efetivo e contínuo às redes digitais e metade da população na faixa da pobreza, falta muito para sermos um país verdadeiramente desenvolvido.

(trecho da introdução do meu livro: A educação que desejamos)

Você concorda com a necessidade da escola conectada?

Comentários

Sandra Matos disse…
Prof. Moran
Bom dia!!!
Sobre a necessidadeda escola conectada, concordo plenamente, pois só assim poderemos exercer essa ação pedagógica com programas interdisciplinares de participação comunitária e acesso on-line disponível e contínuo a todos.
Sandra Matos do Carmo
Escola Dorothóvio
Marli Fiorentin disse…
Professor Moran!
Não podemos mais admitir a escola fechada em si mesma, passando conteúdos fragmentados descontextualizados. É preciso proporcionar aos nossos educandos oportunidades para que estabeleçam relações entre o que aprendem e o mundo. Temos a faca e o queijo na mão com o acesso às tecnologias, mas precisamos usá-las de forma interativa, aproveitando todo o potencial que elas oferecem para a construção e socialização do conhecimento de forma cooperativa. En pleno século XXI, em que estamos precisando urgentemente criar uma consciência de coletividade para salvar o planeta do caos total, a nossa responsabilidade de educadores cresce cada vez mais, mas como mediadores do processo de construção do conhecimento. Eu moro longe de grandes cidades. A minha é bem pequena, mas através do acesso à internet, consegui abrir um grande espaço de partilha e trocas com colegas de muitos espaços geográficos e, na medida do possível, oportunizo também a meus alunos esses intercâmbios. Portanto, acredito que o problema não seja exatamente a falta de proximidade dos grandes centros, mas a falta de coragem de se abrir para o novo. Grande abraço!
Anônimo disse…
Professor Moran
Penso que as TICs são indispensáveis ao fazer pedagógico, sendo o laboratório de informática espaço privilegido para a realização deste. Porém pecebe-se que muitas escolas ainda não oferecem ambientes informatizados favoráveis ao desenvolvimento de novas aprendizagens a alunos e professores, sem contar que muitos professores oferecem resistência a utilização de novas propostas metodológicas bem como das novas tecnologias. Concordo que a escola precisa estar conectada e penso ser necessário investir na formação do professor, para que os espaços informatizados na escola sejam utilizados para a construção de novos conhecimentos tendo o professor como mediador desta construção.
Um abraço
Ligiane
José Moran disse…
Sandra, Marli e Ligiane:
Estamos de acordo na necessidade de uma escola conectada, que começa no laboratório, mas não se esgota no acesso a esse espaço, mas a todos os espaços: laboratório, biblioteca, sala de professores e salas de aula. Acesso para todos, professores, alunos e gestores. Sem dúvida, é um sonho ainda um pouco distante, mas é para onde caminhamos.
Anônimo disse…
Prof Moran,
Penso que se faz necessária a formação continuada do professor, que precisa desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, de forma cooperativa, visando a aprendizagem do aluno que é o que há de mais importante na escola. As tecnologias da informação e da comunicação estão a disposição do professor para melhorar o fazer pedagógico, proporcionando que o aluno realize aprendizagens significativas, porém, como esta não é uma realidade em todas as escolas penso que são necessárias políticas públicas para instrumentalizar a escola com a tecnologia que a sociedade dispõe.
Abraço
Ligiane
Unknown disse…
Prof. Moran, concordo que a escola deva estar conectada. Estou participando deum grupo de Inclusão e Cultura digital e nas nossas discussões ficou o questionamento o qual estamos refletindo. " Diante da rápida evolução das tecnolgias, será que Inclusão Digital não passa de um mito? Afinal alguém sempre estará excluído de uma ou outra inclusão digital. O celular mais recente, a banda larga, o computador mais atualizado, aquele que só tem acesso a Tocs em alguns momentos e em escolas ou espaços, públicos ou privaos (computdores conectados) Qual a sua opinião sobre isso?
Angela Sousa - angela@multimeios.ufc.br

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