A importância de construir Projetos de Vida na Educação

José Moran
Educador e pesquisador de projetos de inovação
moran10@gmail.com

Num mundo multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação, faz todo sentido a educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida.

O projeto ou plano de vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida.

O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso.  Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida.

Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor. Aumentam os cursos, os espaços de intercâmbio, os programas de coaching sobre orientação professional e de vida, sobre como encontrar algum sentido no caminho pessoal, como perceber onde cada um se encontra, o que faz mais sentido, o que evitar, como orientar-se por valores mais significativos, constatar se somos pessoas mais abertas, realizadas. Como ir avançando no meio de tantas contradições; encontrar na nossa linha do tempo o que é recorrente e o que nos desafia; o que nos é fácil e o que é penoso; perceber melhor os avanços e os retrocessos. O que faz sentido em cada etapa da vida, como preparar os próximos passos de forma mais consciente. Quem consegue desenvolver esta percepção sobre si com mais frequência enxerga melhor onde se encontra, ilumina melhor seus caminhos, consegue desenhar com maior clareza as próximas etapas. Há muitas abordagens filosóficas e religiosas sobre estas questões; o importante é conseguir perceber-se como pessoas que estamos progredindo, evoluindo mais, tomando decisões mais coerentes, integrando mais o conhecimento intelectual, as emoções, os valores. Interessa a todos, em qualquer fase em que se encontrem das suas vidas, tornar mais consciente esse processo de reflexão sobre sua própria experiência, trajetória, projetos.

Numa sociedade pluralista, o projeto de vida se traduz em propostas diferentes, fruto de filosofias distintas. O importante é que trabalhe com valores fundamentais, de amplo consenso e que não se feche em nichos ideológicos restritivos, preconceituosos, limitadores. O projeto de vida precisa estar num contexto de valorização pessoal, integração social, compreensão das diferenças e promoção da autonomia, a partir de uma visão científica e filosófica aberta e atualizada.

Muitas pessoas conseguem hoje desenvolver seu projeto de vida, com apoio de blogs, cursos online, materiais web disponíveis. Outras participam de oficinas, workshops, sessões de mentoria ou coaching. Nosso foco, neste espaço, é com o seu desenvolvimento na Escola dentro da metodologia de projetos, como um eixo importante, aglutinador, visando que cada estudante encontre um significado mais perceptível e profundo do processo de aprendizagem.

A escola e a família são as instituições mais importantes para o desenvolvimento de valores, competências, conhecimentos e projetos. Precisamos de políticas e ações concretas para ajudar os jovens casais e pais a tornar mais consciências dos seus valores, emoções e projetos, para que eles consigam resolver melhor suas questões existenciais e, assim, educar melhor seus filhos. Há, ao mesmo tempo, um movimento em muitas escolas de tornar mais visível a metodologia de projetos em torno do projeto de vida, discutindo as questões mais existenciais de forma mais sistemática e aberta.

O projeto de vida na escola faz parte da metodologia de projetos, de aprendizagem ativa de valores, competências para que cada estudante encontre relevância, sentido e propósito no seu processo de aprender, e o integre dentro das suas vivências, reflexões, consciência, visão de mundo. É formado por um conjunto de atividades didáticas intencionais que orientam o estudante a se conhecer melhor, descobrir seu potencial e dificuldades e também os caminhos mais promissores para seu desenvolvimento e realização integral.

Passos para desenvolver o projeto de vida dos alunos na escola

A forma mais rápida de implementação é realizando ações pontuais: palestras, cursos de curta duração, oficinas para professores (e, se possível, também para os pais) sobre questões relacionadas ao projeto de vida. Depois módulos para os alunos em forma de oficinas, como atividades complementares sobre diversos temas como autoconhecimento, criatividade, resolução de problemas, comunicação, empreendedorismo, gestão do tempo, orientação de estudos. Esses módulos podem estar mais integrados dentro do currículo de forma sequencial, constituindo um eixo importante e podem ser oferecidos de forma híbrida (blended) parte online e parte presencialmente.

Uma ação paralela pode ser criar um tutor de projeto de vida por classe, que discute algumas destas questões com todos os alunos e os acompanha ao longo de um percurso formativo.

Uma forma mais avançada é a criação de um mentor por aluno, que o acompanha permanentemente durante um ciclo específico. Do ponto de vista curricular, inserir o projeto como eixo integrador dos valores, competências socioemocionais, cognitivas, de forma personalizada. O aluno percebe assim que o currículo fala o que lhe interessa, responde aos seus anseios e questionamentos e o ajuda a ampliar a visão de mundo.  É um outro modo de ver a organização escolar mais centrada no aluno, que torna a aprendizagem muito mais relevante e significativa para ele.

O projeto deve acompanhar – de várias formas e com diferentes graus de intensidade - cada etapa da evolução da criança para a adolescência e juventude, seus novos questionamentos, descobertas, dificuldades. O projeto precisa ser assumido por gestores e docentes como um todo e, ao mesmo tempo, desenhar como se tornará mais tangível, progressivamente, através de tutoria, oficinas presenciais/online, projetos específicos. Se é um eixo fundamental deve aparecer continuamente como centro do currículo e não só como atividade complementar. Cada escola precisa ver sua realidade, seu momento e desenhar ações viáveis para personalizar o processo de aprendizagem nesta dimensão mais ampla de valores numa visão de curto e médio prazo.

Desafios ao trabalhar o projeto de vida

O grande desafio é como desenvolver uma visão integral de mundo,  competências cognitivas e socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração, comunicação, autocontrole, a partir dos quatro pilares da Unesco - aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver -, que podem agrupar-se em três dimensões:
1)      Dimensão da Identidade (Eu comigo, aprender a ser): Compreender-se, aceitar-se e saber usar suas habilidades para crescer, realizar-se e buscar o seu bem-estar 
2) Dimensão da Cidadania (Eu com o mundo, aprender a conviver): Relacionar-se de forma harmoniosa e produtiva com as outras pessoas na família, na escola e na comunidade.
3) Dimensão Produtiva (Aprender a fazer): Desenvolver as competências profissionais para empreender e contribuir para uma vida profissional realizadora.

Outro desafio é desenhar o Projeto de Vida dentro do modelo curricular e da cultura de cada escola, integrando-o de uma forma peculiar e adaptando-o ao seu momento e possibilidades. O mais importante é a mudança de mentalidade de todos e a percepção da sua relevância. Algumas ações:
  • Conhecer os modelos de integração do Projeto de Vida no currículo feito por outras instituições educacionais.
  • Desenhar uma proposta viável no curto prazo e outra de implementação no médio prazo. Para isso é importante envolver as famílias, trazê-las para esta discussão e também os alunos para que opinem, entendam o processo e ajudem no seu desenho. Pode ser experimentado o modelo de Design, baseado na empatia, na chuva de ideias e no desenho de uma solução viável no curto e no médio prazo (o que dá para implementar agora e daqui a alguns anos).
     O projeto ideal deveria ser construído em estreita colaboração com as famílias, para aproximar visões de mundo, expectativas, procedimentos, respeitando os papeis de cada qual. É importante que comece já desde criança, de forma simples e lúdica, com atividades de autoconhecimento, de elaboração de narrativas de origem (conhecendo nossas famílias), e iniciando-os na explicitação de sonhos, desejos e possibilidades. Quanto mais se exercita o autoconhecimento e o conhecimento dos outros, mais rico é o processo de percepção e integração dos saberes.

No projeto de médio prazo o projeto de vida está no centro de um currículo personalizado; cada aluno tem seu mentor; o currículo é por competências e projetos, híbrido, com metodologias ativas e tecnologias digitais. É complexo, difícil, mas faz sentido no mundo de hoje

Principais práticas pedagógicas

As práticas dependem de onde a escola se encontra: tutoria por turma, mentoria individual, módulos, oficinas ou atividades complementares híbridas (com atividades presenciais e online) sobre autoconhecimento, criatividade, resolução de problemas, comunicação, empreendedorismo, gestão do tempo, orientação de estudos.

Faz parte da metodologia de projetos, uma das metodologias ativas: projetos que desenvolvam a autonomia e a colaboração, construção de histórias, diversos tipos de jogos e dramatizações, investigação cartográfica (acompanhar a vida nos seus movimentos e onde ela está acontecendo, onde circulamos, vivemos, aprendemos, produzimos e nos relacionamos). Os modelos que fazem mais sentido hoje são os híbridos, onde o aluno aprende com materiais gamificados com desafios, missões, estações, vídeos, e com momentos de encontros com um Tutor ou Mentor.

É preciso tornar os alunos mais protagonistas nas decisões, na gestão do curso, na avaliação (portfólio digital, avaliação por pares, autoavaliação) e também formar de forma imersiva e contínua os professores para projetos, entre eles o de vida, formações presenciais e online; o ideal é em modelos híbridos, combinando momentos presenciais e outros online. Se o professor entende que o projeto de vida lhe interessa, também o trabalhará depois com seus alunos de forma direta ou indireta. Mais especificamente vale a pena investir nos professores que tenham um perfil de tutores ou mentores para atuarem no coaching grupal e individual dos estudantes.

Outra ação necessária é chamar os pais e esclarecê-los sobre o momento no curto e no médio prazo e convoca-los para a parceria nas ações próximas e no desenho do currículo de médio prazo. A colaboração dos pais é fundamental para o sucesso da escola nesta visão de um currículo personalizado, baseado em projetos, com o eixo no Projeto de Vida.

Algumas iniciativas

Há escolas com propostas muito interessantes e diversificadas. É difícil escolher, mas destaco algumas que acompanho mais de perto. Gosto muito do grupo de escolas Summit, da Califórnia, que combinam projeto de vida, projetos de aprendizagem pessoais, grupais e forte inserção nos espaços da cidade.  No Brasil podemos destacar escolas de educação integral como o Colégio Estadual Chico Anysio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), possui uma proposta curricular inovadora para o ensino médio, em tempo integral, feita em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Algumas das escolas de Ensino Integral da Rede Estadual de São Paulo e diversos estados e munícípios, apesar das dificuldades, estão desenvolvendo o Projeto de Vida através de Projetos Mutidisciplinares e disciplinas eletivas. Esse modelo está sendo replicado em outros estados. Muito importante também os projetos da rede de 280 Escolas Transformadoras (rede Global e Nacional da Ashoka. http://escolastransformadoras.com.br/). Os colégios Maristas apresentam um material online com vídeos, textos e atividades, chamado Circuito Projeto de Vida para os estudantes. Empresas como a Tamboro oferecem material gamificado e roteiros personalizados com os principais temas desenvolvidos no projeto de vida. No Ensino Superior conheço os projetos da Uniamérica de Foz de Iguaçu, da PUC-PR e do Grupo Ânima (Unibh, UNA, em Belo Horizonte; Universidade São Judas - SP e Unimonte - Santos). Muitas escolas chamadas democráticas, de diversas formas, desenvolvem a personalização e colaboração como projetos fundamentais para a avida do aluno.  O que está claro é que, apesar de todos os problemas estruturais, há muitas iniciativas que trabalham com projetos e que apontam para uma outra escola mais próxima dos alunos que nasceram no século XXI.

Conclusão

Projetos de vida são orientações para que cada pessoa se conheça melhor, descubra seus potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.

Em qualquer etapa em que nos encontremos, podemos ampliar a consciência da vida como um projeto que se redefine continuamente com novos conhecimentos, experiências, vivências. Esse processo pode tornar-se muito mais enriquecedor, quando estamos atentos e o desenvolvemos intencionalmente em nós mesmos e nos demais. Por isso é urgente começar essas ações na família e na escola, com crianças e jovens e de forma cada vez mais central no processo de ensino e aprendizagem por projetos, com metodologias ativas e modelos híbridos.

É preciso viver a vida que se pretende mudar. Quanto mais avançarmos em conhecimento, valores, competências e práticas de vida libertadores, mais ajudaremos nossos alunos e a todos que convivem conosco a perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de aprendizagem realizadora ao longo das suas vidas. 


Para saber mais:
D´Angelo, Ovidio. Proyecto de vida y desarrollo integral humano. Disponível em http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/cuba/cips/caudales05/Caudales/ARTICULOS/ArticulosPDF/07D050.pdf
DIETZ, Aloir. A construção do projeto de vida como professor: um estudo fenomenológico. Disponívelo em www.mestradoeducacao.unir.br/downloads/2382_dissertacao___aloir_marcos_dietz.pdf
Diretrizes do Programa Ensino Integral. SP. Disponível em www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf
FODRA, Sandra. O Projeto de vida: Escola do Programa Ensino Integral. Disponível em www.fecilcam.br/revista/index.php/anaisame/article/viewFile/1348/835
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Inova Escola - Projeto de vida. Projeto de Vida.  Disponível em http://fundacaotelefonica.org.br/inovaescola/projeto-de-vida.html
KLEIN, Ana. Projetos de vida e Escola: A percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida  Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10082011-141814/pt-br.php
MASCARENHAS, Milena. Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios. Disponível em http://porvir.org/porpensar/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/20150609
MORAN, Jose. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. Disponível em www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf
MORAN, Jose. Construindo novas narrativas significativas na vida e na educação. Disponível em www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2016/04/construindo.pdf
ROGERS, Carl. Libertad y creatividad en la educación. Barcelona: Paidós, 1982.
Trajetórias criativas Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental: Uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-seb-traj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192
10 maneiras de preparar novas gerações para a vida. Disponível em: http://porvir.org/10-maneiras-de-preparar-novas-geracoes-para-vida/


Comentários

VRTeixeira disse…
Muito obrigado mestre.
Eli disse…
Grande Professor. Competente, Sábio, Humilde e um grande Ser Humano.
Unknown disse…
Excelente trabalho de esclarecimento e de conhecimento para todos.Saí renovado depois da leitura de alguns temas. Muito obrigado.
Helloiza Alonso disse…

que blog legal, vou aplicar essa dicas no colegio zona norte SP, excelente abordagem do tema que abordaram, me ajudou muito a criar um projeto social aqui no colegio, obrigaaaada
Lorena disse…
esse blog me ajudou demais no projeto de educação no escola periodo integral zona norte sp, demais, gostei e recomendo!
Estou adorando esse blog, tem trazido tantas ideias novas. Irei aplicar nas em algumas escolas que trabalho e tb irei recomendar aos outros professores
Ana Paula Ramos disse…
Excelente trabalho muito esclarecedor traz conhecimento para todos, saio motivada a trabalhar com tecnologia e inovação
Marcia Cristiane disse…
Realmente uma realidade que deve ser considerada também, para com o sucesso dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Unknown disse…
na verdade, muitos dos nossos alunos precisam desse apoio para construirem um entido de vida.
Unknown disse…
Muitos de nossos alunos precisam de orientação para entender que,o projeto de vida deve ir além do sonho, deve ser um tempo de procura de construir um futuro, com escolhas que valorizem seu potencial.

Unknown disse…
Texto maravilhoso para nosso conhecimento
Unknown disse…
O projeto de vida é qualidade e aprendizado para os alunos
Excelente texto. Contribuiu muito para as minhas reflexões sobre o projeto de vida e sua importância na aprendizagem dos meus alunos.
Unknown disse…
Maravilhoso! Texto explica com muita claresa e objetividade.
Unknown disse…
Texto reflexivo e esclarecedor.
O projeto de vida é muito mais que os 50min de aulas semanais em nossas escolas.
Sabrina Gomes disse…
"Projetos de vida são orientações para que cada pessoa se conheça melhor, descubra seus potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões." Todos deveriam escrever seus projetos de vida: o quê desejam, o quê sabem, o quê precisam saber/aprofundar, quais os objetivos e, principalmente, quais as mudanças nos percursos devem ser feitas para alcançar os resultados pretendidos. O Projeto de vida é uma maneira dos estudantes se prepararem para viver em sociedade após a conclusão dos estudos. Gratidão pelo texto e esclarecimentos!!
PROJETO DE VIDA É O CORAÇÃO DA ESCOLA. É PRECISO SE DÁ A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA A ESSA NOVA DISCIPLINA, AFINAL PARA QUE SERVE A ESCOLA? DEVEMOS PROJETO DE VIDA DE CADA ESTUDANTE DO PROJETADAS EM PROL DA CONCRETIZAÇÃO DOS SONHOS.
Admilson disse…
TEXTO EXCELENTE!!! Objetivo!!!
Mayre Vigna disse…
É tão importante sonhar. O sonho possibilita a todos projetar, idealizar. Essas ações nos movem e produzem incentivo, iniciativa para mudar a realidade existente.
Muito positivo o texto.
ROSANGELA disse…
o próprio titulo já diz; Projeto de vida considero de suma importância avançar neste conhecimento, ¨concordo com o autor no que se refere"Precisamos de políticas e ações concretas para ajudar os jovens casais e pais a tornar mais consciências dos seus valores, emoções e projetos, para que eles consigam resolver melhor suas questões existenciais e, assim, educar melhor seus filhos.¨
LUCIA disse…
Excelente conteúdo....
Unknown disse…
Muito bom! Obrigada
Exelente!!! Obrigado por contribuir com a minha formação.
Unknown disse…
Este texto chama a minha atenção em vários pontos, mas destaco, principalmente, o “grande desafio” expresso pelo autor, a partir dos pilares da Unesco. Porque vivemos em um momento bastante sofrido, desgastante, desmotivador para muitas pessoas, dentre elas, professores, estudantes, gestores, nós. Após este momento, estaremos destituídos de muitas motivações, pois outros valores serão exaltados, por exemplo: viver em família e com a família. Serão necessárias propostas que nos possam inserir em um contexto, pelo qual valha a pena lutar. Uma tarefa será a de ressignificar tudo o que somos, com o intuito de valorizarmos o que daqui pra frente será importante. No entanto, há um ponto bastante relevante, nós, profissionais da educação, em especial, aqueles que diretamente, estarão no chão da escola, serão mais valorizados, terão mais espaço e a oportunidade de escutar o outro, o estudante, o qual deverá ter espaço para existir e fazer valer a sua existência.
Unknown disse…
Ótimo texto! Esclarecedor... Contribuiu muito nas minhas reflexões sobre Projeto de vida e sua importância para cada um de nós.
ESTE TEXTO TEM VÁRIOS PONTOS DESAFIADOR QUE TENHO AINDA COLOCAR EM PRÁTICA , OBRIGADA PELA INFORMÇÃO.
Unknown disse…
Nesse texto vemos a importância dos sonhos, os jovens precisam ser o protagonista de sua própria história.
Zagma disse…
Quando indivíduos se permitem sonhar, começamos a construir possibilidades nos permitindo apender com os erros e nos projeta para dimensões novas, possibilitando mudanças de valores.
O nome fala por si "Projeto de Vida"... achei o texto "A importância de construir Projetos de Vida na Educação" muito interessante,desafiador... Instigante e ao mesmo tempo reflexivo. Antigamente, os sonhos eram apenas isso "sonhos", podemos ver a grande importância da escola, do educador no processo de autoconhecimento, de valorização de si mesmo, de idealizador e realizador (protagonista) deste seu sonho. Vejo também a dificuldade de alcançarmos as famílias (visto que atualmente as mesmas estão se desfazendo muito cedo) mas é uma questão de persistência, de abraçarmos esse projeto.
Unknown disse…
Texto excelente.
Unknown disse…
posição espetacular, professor.
Unknown disse…
sim se a gente, abraça os projetos pedagógicos iremos alcança as famílias
Unknown disse…
Muito bom o texto e bem sucinto e claro sobre como trabalhar PV na unidade escolar.
Emília disse…
Bom texto! Penso que ele pode ajudar quem está iniciando o trabalho de orientar alunos no componente curricular Projeto de Vida
Unknown disse…
Ótimo texto, relata expectativas e realidades que poderemos encontrar no componente Curricular Projeto de vida.
virtualteacher disse…
Muito bom texto !!! Faz com que reflitamos sobre o Componente Curricular Projeto de Vida, tanto para os educadores quanto para os estudantes, pois dá um norte para a meta que queremos alcançar
Unknown disse…
Muito bom o texto.
Unknown disse…
Muito esclarecedor e pertinente o texto. Ter um projeto de vida é ter uma bússola como direção para saber onde estou e onde quero chegar!
Unknown disse…
Muito esclarecedor a leitura e incluindo o educador como norte para ter uma qualidade de e
educação e direcionar o jovem para reais situações do dia a dia.
Unknown disse…
Texto muito bom e esclarecedor.Fará parte do meu material de estudo para preparar minhas aulas! Muitas coisas que constam neste texto são objetos de minhas aulas,mas, com ele, conseguirei ser mais objetiva e ajudar os meus alunos a construírem seus Projetos de Vida!
Unknown disse…
excelente texto , muito esclarecedor.
Unknown disse…
Boa tarde!
É preciso viver a vida que se pretende mudar. Quanto mais avançarmos em conhecimento, valores, competências e práticas de vida libertadores, mais ajudaremos nossos alunos e a todos que convivem conosco a perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de aprendizagem realizadora ao longo das suas vidas.
Este final conclusivo do texto, realmente diz tudo e um pouco mais. É muito interessante adquirirmos conhecimentos, valores e tudo que a experiência de vida nos contempla, porém sem a sensibilidade oportuna que nos favoreça sempre enxergar o outro em nossa caminhada de vida, passaremos por todos os ensinamentos que a vida nos dá e a experiência sem sentir no coração a profundeza dos acontecimentos.
Unknown disse…
Otimo
Excelente orientaçao para nos interar de assuntos importantes que devemos sempre lembrar e adquirir.
Ótimo professor
Unknown disse…
Muito bom e esclarecedor. Obrigada!
Unknown disse…
Obrigada, professor.
Pensar sobre quem se quer ser é fundamental. Vejo muitos alunos desmotivados e sem perspectivas sobre si mesmo, precisamos voltar esse olhar de cuidado não só para as questões cognitivas, mas emocionais. Sendo bem direcionada, Projeto de Vida colabora muiyo para isso.
Unknown disse…
A aplicação das técnicas moldam seu futuro e o caminhar torna-se mais fácil. Perfeito!
Alvani Santos disse…
Projeto de vida é a forma de organização de conceitos relacionados ao seu autoconhecimento, seja ele cognitivo, emocional ou crítico. Esse processo faz com que o aluno se reconheça como um todo e se permitindo a instrução de sua trajetória de caminhada contínua.
Unknown disse…
Texto excelente!!
Enriquecedor. Autoconhecimento realmente impulsiona ao objetivo de vencer o desafio de se ter uma visão integral do mundo.
Unknown disse…
Esta sendo a minha primeira experiência com Projeto de Vida no Tempo Integral, mas percebo que no decorrer dos anos desde as séries iniciais, nós educadores, já estamos preocupados na formação desses cidadãos, pois desenvolvemos a cada aula um projeto de vida para que estas crianças encontrem o seu lugar na sociedade em que vivemos.
Unknown disse…
Texto começou a clarear para mim o vem a ser o Projeto de Vida e como implementá-lo na minha escola, pois estamos neste mês iniciando este projeto com a EJA e este foi um dos motivos que escolhi este curso; com o intuito de entender o que é? Como é? Parabéns! Obg.
Unknown disse…
Realmente bastante esclarecedor. E motivador, pois trabalhar motivado é contagiante. Imbatível!
Unknown disse…
Excelente texto! Parabéns! Acredito plenamente que cada individuo deva ter um projeto que o oriente a seguir o melhor caminho fazendo uso pleno de suas faculdades, em especial nossos jovens alunos para que desenvolvam todo seu potencial em favor de uma sociedade mais desenvolvida, mais humana, mais justa para todos.
Muito bom e esclarecedor esse texto! Vai muito contribuir com as minhas reflexões sobre o Projeto de Vida e sua importância para todos nós!
Excelente texto. Nos mostra como devemos trabalhar o projeto de vida na escola, com os alunos e o envolvimento dos pais. Mas não fica só nisso, há uma grande parcela da sociedade como um todo.
Excelente texto. Nos mostra como devemos trabalhar o projeto de vida na escola, com os alunos e o envolvimento dos pais. Mas não fica só nisso, há uma grande parcela da sociedade como um todo.
Excelente texto. Nos mostra como devemos trabalhar o projeto de vida na escola, com os alunos e o envolvimento dos pais. Mas não fica só nisso, há uma grande parcela da sociedade como um todo.
- Na vida nunca estamos só, quando mesmo esperamos tem alguém para nos incentivar a não parar, não desistir jamais. Obrigada há Educação transformadora pelo incentivo. É vida que seque. Estamos juntos, por uma Educação de qualidade e melhor sempre.
Unknown disse…
Ótimo texto! Precisamos motivar sempre nossos jovens!
- O trabalho com Projeto de Vida nas escolas para os alunos é excelente. Contudo, percebo que muitos professores não tem nada de conhecimento, como trabalhar Projeto de Vida com os alunos.
Penso que primeiro precisaria fazer um curso com vários professores pelo Brasil afora, em especial com os professores que estão na frente destes projetos. Depois apresentar para os alunos de uma forma bem sucinta. No começo, tive grandes dificuldades em trabalhar com Projetos. Hoje depois de fazer vários cursos online tenho mais facilidades, mais vejo colegas que não sabe por onde começar?
Unknown disse…
UM TEXTO QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE A IMPORTANCIA DE DIALOGAR COM OS NOSSOS ALUNOS SOBRE O PRESENTE E O FUTURO O, NO QUE TANGE O MERCADO DE TRABALHOS E SUAS PERSPECTIVAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO.









Ana Maria disse…
Trabalho maravilhoso!!!
Unknown disse…
O projeto de vida é um caminho ao longo da nossa vida, o saber,o aprender,faz parte do nosso caminha
Unknown disse…
muito interessante
Unknown disse…
Otimo material, nos remete a uma reflexao.
Unknown disse…
Muito bom, agrega bastante.
Unknown disse…
Projeto de Vida, ajuda os estudantes a ser protagonistas de suas descobertas e conquista dos seus objetivos incluindo habilidades e competências.
Texto de excelente qualidade e de extrema importância para apreendermos mais sobre os projetos de vida.

Permitiu-me fazer boas reflexões.
Unknown disse…
Obrigada pela contribuição!!
Unknown disse…
Excelente texto copiei vários trechos aleatórios para uso posterior.
Portfólio disse…
Excelente texto, bastante esclarecedor!
Unknown disse…
Excelente conteúdo.
José Moran disse…
Obrigado a todos que postaram comentários sobre o tópico Projeto de Vida. Eu não consegui perceber que estavam postados até hoje. Desculpem-me. Abraços. Moran.
Unknown disse…
Excelente conteúdo nos faz parar e refletir !!
Muito pertinente o texto, um norte para o trabalho com os estudantes!
Unknown disse…
Ótimo texto, muito reflexivo e interessante.
José Moran disse…
Kátia e colegas:
Muito obrigado pelos comentários e apoio.
Abraço
Moran
Unknown disse…
PARABÊNS! ACHEI O CONTEÚDO EXCELENTE.
Unknown disse…
Um aprendizado para mim
Unknown disse…
Passei a monitorar o meu filho com este aplicativo https://brunoespiao.com.br/espiao-de-line e vi tudo o que ele faz no celular e até mesmo o seu tempo de uso, assim posso ter maior controle sobre o que ele faz na internet é muito bom e dá um pouco de tranquilidade saber com quem ele se comunica e onde esta o tempo todo.
Ivonete Amorim disse…
O autor José Moran no texto intitulado "A importância de construir Projetos de Vida na Educação" nos permite com este texto pensarmos diferentes possibilidades diante do "mundo multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação", fazendo "[...]todo sentido a educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida"
Com efeito, a implementação do projeto de vida na trajetória formativa dos nossos jovens podem
oportunizar o "[...] desenvolvimento na Escola dentro da metodologia de projetos, como um eixo importante, aglutinador, visando que cada estudante encontre um significado mais perceptível e profundo do processo de aprendizagem". Dessa forma, essa perspectiva personaliza a aprendizagem significativa que ultrapassa os muros institucionais.
Nelba_torres disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelba_torres disse…
Amei o texto. Objetivo e esclarecedor.
Unknown disse…
MUITO BOM O TEXTO. SERVE COMO SUBSIDIO PARA UM PROJETO DE EMPREENDEDORISMO QUE ESTOU DESENVOLVENDO COM MEUS ALUNOS NA ESCOLA ONDE A PRIMEIRA PERGUNTA QUE FIZ A ELES FOI: QUAL O SEU SONHO EMPREENDEDOR? CADA UM COLOCOU NUM PAPEL E ME ENTREGOU. DESSA FORMA CONSEGUIREI FAZER UMA ESCUTA INDIVIDUAL DELES PARA ORIENTÁ-LOS, O CONTEUDO DESSE TEXTO AJUDOU BASTANTE
José Moran disse…
Fico contente porque o texto lhe foi útil para o seu projeto de empreendeedorismo.
Abraço
Moran
Maria disse…
Muito reflexivo! Parabéns!
Maria disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
PROJETO DE VIDA É UMA INICIATIVA DE CONSTRUIR A PONTE ENTRE O UNIVERSO DE PERCPECTIVAS DO ESTUDANTE E DE TODO OBJETIVO DA ESCOLA NOS TEMPOS ATUAIS. O TEXTO ELUCIDA ESTAS IDEIAS SOBRE PROJETO DE VIDA E SUGERE ALGUMAS REFLEXÕES CERTAMENTE NECESSÁRIAS PARA O CONTEXTO DESTA DISCUSSÃO.
Unknown disse…
Muito enriquecedor esse texto. Serviu muito para refletir sobre nova disciplina " Projeto de vida"

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran