A importância de construir Projetos de Vida na Educação
José
Moran
Educador e pesquisador de projetos de inovação
moran10@gmail.com
Num mundo
multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação, faz todo
sentido a educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e
aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida.
O projeto ou
plano de vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em
certos momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Projeto
de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de
aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos
mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício
constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas, valores,
escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa percepção,
aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É
um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção
e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa
vida.
O projeto de
vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas
fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a
avaliar continuamente nosso percurso.
Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de
múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida.
Muitas pessoas
não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se,
transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes,
melhor. Aumentam os cursos, os espaços de intercâmbio, os programas de coaching
sobre orientação professional e de vida, sobre como encontrar algum sentido no
caminho pessoal, como perceber onde cada um se encontra, o que faz mais
sentido, o que evitar, como orientar-se por valores mais significativos,
constatar se somos pessoas mais abertas, realizadas. Como ir avançando no meio
de tantas contradições; encontrar na nossa linha do tempo o que é recorrente e
o que nos desafia; o que nos é fácil e o que é penoso; perceber melhor os
avanços e os retrocessos. O que faz sentido em cada etapa da vida, como
preparar os próximos passos de forma mais consciente. Quem consegue desenvolver
esta percepção sobre si com mais frequência enxerga melhor onde se encontra,
ilumina melhor seus caminhos, consegue desenhar com maior clareza as próximas
etapas. Há muitas abordagens filosóficas e religiosas sobre estas questões; o
importante é conseguir perceber-se como pessoas que estamos progredindo,
evoluindo mais, tomando decisões mais coerentes, integrando mais o conhecimento
intelectual, as emoções, os valores. Interessa a todos, em qualquer fase em que
se encontrem das suas vidas, tornar mais consciente esse processo de reflexão
sobre sua própria experiência, trajetória, projetos.
Numa sociedade
pluralista, o projeto de vida se traduz em propostas diferentes, fruto de
filosofias distintas. O importante é que trabalhe com valores fundamentais, de
amplo consenso e que não se feche em nichos ideológicos restritivos,
preconceituosos, limitadores. O projeto de vida precisa estar num contexto de
valorização pessoal, integração social, compreensão das diferenças e promoção da
autonomia, a partir de uma visão científica e filosófica aberta e atualizada.
Muitas pessoas
conseguem hoje desenvolver seu projeto de vida, com apoio de blogs, cursos
online, materiais web disponíveis. Outras participam de oficinas, workshops, sessões
de mentoria ou coaching. Nosso foco, neste espaço, é com o seu desenvolvimento na
Escola dentro da metodologia de projetos, como um eixo importante, aglutinador,
visando que cada estudante encontre um significado mais perceptível e profundo do
processo de aprendizagem.
A escola e a
família são as instituições mais importantes para o desenvolvimento de valores,
competências, conhecimentos e projetos. Precisamos de políticas e ações
concretas para ajudar os jovens casais e pais a tornar mais consciências dos
seus valores, emoções e projetos, para que eles consigam resolver melhor suas
questões existenciais e, assim, educar melhor seus filhos. Há, ao mesmo tempo,
um movimento em muitas escolas de tornar mais visível a metodologia de projetos
em torno do projeto de vida, discutindo as questões mais existenciais de forma
mais sistemática e aberta.
O projeto de
vida na escola faz parte da metodologia de projetos, de aprendizagem ativa de
valores, competências para que cada estudante encontre relevância, sentido e
propósito no seu processo de aprender, e o integre dentro das suas vivências,
reflexões, consciência, visão de mundo. É formado por um conjunto de atividades
didáticas intencionais que orientam o estudante a se conhecer melhor, descobrir
seu potencial e dificuldades e também os caminhos mais promissores para seu
desenvolvimento e realização integral.
Passos para
desenvolver o projeto de vida dos alunos na escola
A forma mais rápida de implementação é realizando
ações pontuais: palestras, cursos de curta duração, oficinas para professores (e,
se possível, também para os pais) sobre questões relacionadas ao projeto de
vida. Depois módulos para os alunos em forma de oficinas, como atividades
complementares sobre diversos temas como autoconhecimento,
criatividade, resolução de problemas, comunicação, empreendedorismo, gestão do
tempo, orientação de estudos. Esses módulos podem estar mais integrados
dentro do currículo de forma sequencial, constituindo um eixo importante e
podem ser oferecidos de forma híbrida (blended)
parte online e parte presencialmente.
Uma ação paralela pode ser criar um tutor de
projeto de vida por classe, que discute algumas destas questões com todos os
alunos e os acompanha ao longo de um percurso formativo.
Uma forma mais avançada é a criação de um
mentor por aluno, que o acompanha permanentemente durante um ciclo específico.
Do ponto de vista curricular, inserir o projeto como eixo integrador dos
valores, competências socioemocionais, cognitivas, de forma personalizada. O
aluno percebe assim que o currículo fala o que lhe interessa, responde aos seus
anseios e questionamentos e o ajuda a ampliar a visão de mundo. É um outro modo de ver a organização escolar
mais centrada no aluno, que torna a aprendizagem muito mais relevante e
significativa para ele.
O projeto deve acompanhar – de várias formas
e com diferentes graus de intensidade - cada etapa da evolução da criança para
a adolescência e juventude, seus novos questionamentos, descobertas,
dificuldades. O projeto precisa ser assumido por gestores e docentes como um
todo e, ao mesmo tempo, desenhar como se tornará mais tangível,
progressivamente, através de tutoria, oficinas presenciais/online, projetos específicos. Se é um
eixo fundamental deve aparecer continuamente como centro do currículo e não só
como atividade complementar. Cada escola precisa ver sua realidade, seu momento
e desenhar ações viáveis para personalizar o processo de aprendizagem nesta
dimensão mais ampla de valores numa visão de curto e médio prazo.
Desafios ao
trabalhar o projeto de vida
O grande desafio é como desenvolver uma visão integral de mundo, competências cognitivas e socioemocionais como pensamento
crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração, comunicação, autocontrole,
a partir dos quatro pilares da Unesco - aprender a ser, a fazer, a conhecer e a
conviver -, que podem agrupar-se em três dimensões:
1)
Dimensão da Identidade (Eu comigo, aprender a
ser): Compreender-se, aceitar-se e saber usar suas habilidades para crescer,
realizar-se e buscar o seu bem-estar
2) Dimensão da
Cidadania (Eu com o mundo, aprender a conviver): Relacionar-se de forma
harmoniosa e produtiva com as outras pessoas na família, na escola e na
comunidade.
3) Dimensão
Produtiva (Aprender a fazer): Desenvolver as competências profissionais para
empreender e contribuir para uma vida profissional realizadora.
Outro desafio é
desenhar o Projeto de Vida dentro do modelo curricular e da cultura de cada
escola, integrando-o de uma forma peculiar e adaptando-o ao seu momento e
possibilidades. O mais importante é a mudança de mentalidade de todos e a
percepção da sua relevância. Algumas ações:
- Conhecer
os modelos de integração do Projeto de Vida no currículo feito por outras
instituições educacionais.
- Desenhar
uma proposta viável no curto prazo e outra de implementação no médio
prazo. Para isso é importante envolver as famílias, trazê-las para esta
discussão e também os alunos para que opinem, entendam o processo e ajudem
no seu desenho. Pode ser experimentado o modelo de Design, baseado na
empatia, na chuva de ideias e no desenho de uma solução viável no curto e
no médio prazo (o que dá para implementar agora e daqui a alguns anos).
O
projeto ideal deveria ser construído em estreita colaboração com as famílias,
para aproximar visões de mundo, expectativas, procedimentos, respeitando os
papeis de cada qual. É importante que comece já desde criança, de forma simples
e lúdica, com atividades de autoconhecimento, de elaboração de narrativas de
origem (conhecendo nossas famílias), e iniciando-os na explicitação de sonhos,
desejos e possibilidades. Quanto mais se exercita o autoconhecimento e o conhecimento
dos outros, mais rico é o processo de percepção e integração dos saberes.
No projeto de médio prazo o projeto de vida
está no centro de um currículo personalizado; cada aluno tem seu mentor; o
currículo é por competências e projetos, híbrido, com metodologias ativas e
tecnologias digitais. É complexo, difícil, mas faz sentido no mundo de hoje
Principais práticas
pedagógicas
As práticas
dependem de onde a escola se encontra: tutoria por turma, mentoria individual,
módulos, oficinas ou atividades complementares híbridas (com atividades
presenciais e online) sobre autoconhecimento,
criatividade, resolução de problemas, comunicação, empreendedorismo, gestão do
tempo, orientação de estudos.
Faz parte da metodologia de projetos, uma das
metodologias ativas: projetos que desenvolvam a autonomia e a colaboração,
construção de histórias, diversos tipos de jogos e dramatizações, investigação
cartográfica (acompanhar a vida nos seus movimentos e onde ela está
acontecendo, onde circulamos, vivemos, aprendemos, produzimos e nos
relacionamos). Os modelos que fazem mais sentido hoje são os híbridos, onde o
aluno aprende com materiais gamificados com desafios, missões, estações,
vídeos, e com momentos de encontros com um Tutor ou Mentor.
É preciso tornar os alunos mais protagonistas
nas decisões, na gestão do curso, na avaliação (portfólio digital, avaliação
por pares, autoavaliação) e também formar de forma imersiva e contínua os
professores para projetos, entre eles o de vida, formações presenciais e
online; o ideal é em modelos híbridos, combinando momentos presenciais e outros
online. Se o professor entende que o projeto de vida lhe interessa,
também o trabalhará depois com seus alunos de forma direta ou indireta. Mais
especificamente vale a pena investir nos professores que tenham um perfil de
tutores ou mentores para atuarem no coaching grupal e individual dos
estudantes.
Outra ação necessária
é chamar os pais e esclarecê-los sobre o momento no curto e no médio prazo e
convoca-los para a parceria nas ações próximas e no desenho do currículo de
médio prazo. A colaboração dos pais é fundamental para o sucesso da escola
nesta visão de um currículo personalizado, baseado em projetos, com o eixo no
Projeto de Vida.
Algumas iniciativas
Há escolas com
propostas muito interessantes e diversificadas. É difícil escolher, mas destaco
algumas que acompanho mais de perto. Gosto muito do grupo de escolas Summit, da
Califórnia, que combinam projeto de vida, projetos de aprendizagem pessoais,
grupais e forte inserção nos espaços da cidade.
No Brasil podemos destacar escolas de educação integral como o Colégio
Estadual Chico Anysio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), possui uma proposta
curricular inovadora para o ensino médio, em tempo integral, feita em parceria
com o Instituto Ayrton Senna. Algumas das escolas de Ensino Integral da Rede
Estadual de São Paulo e diversos estados e munícípios, apesar das dificuldades, estão desenvolvendo o Projeto
de Vida através de Projetos Mutidisciplinares e disciplinas eletivas. Esse
modelo está sendo replicado em outros estados. Muito importante também os
projetos da rede de 280 Escolas Transformadoras (rede Global e Nacional da
Ashoka. http://escolastransformadoras.com.br/).
Os colégios Maristas apresentam um material online com vídeos, textos e
atividades, chamado Circuito Projeto de Vida para os estudantes. Empresas como
a Tamboro oferecem material gamificado e roteiros personalizados com os
principais temas desenvolvidos no projeto de vida. No Ensino Superior conheço
os projetos da Uniamérica de Foz de Iguaçu, da PUC-PR e do Grupo Ânima (Unibh,
UNA, em Belo Horizonte; Universidade São Judas - SP e Unimonte - Santos).
Muitas escolas chamadas democráticas, de diversas formas, desenvolvem a
personalização e colaboração como projetos fundamentais para a avida do aluno. O que está claro é que, apesar de todos os
problemas estruturais, há muitas iniciativas que trabalham com projetos e que apontam
para uma outra escola mais próxima dos alunos que nasceram no século XXI.
Conclusão
Projetos de vida
são orientações para que cada pessoa se conheça melhor, descubra seus potenciais
e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.
Em qualquer
etapa em que nos encontremos, podemos ampliar a consciência da vida como um
projeto que se redefine continuamente com novos conhecimentos, experiências, vivências.
Esse processo pode tornar-se muito mais enriquecedor, quando estamos atentos e
o desenvolvemos intencionalmente em nós mesmos e nos demais. Por isso é urgente
começar essas ações na família e na escola, com crianças e jovens e de forma
cada vez mais central no processo de ensino e aprendizagem por projetos, com metodologias ativas e modelos híbridos.
É preciso viver
a vida que se pretende mudar. Quanto mais avançarmos em conhecimento, valores,
competências e práticas de vida libertadores, mais ajudaremos nossos alunos e a
todos que convivem conosco a perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de aprendizagem
realizadora ao longo das suas vidas.
Para saber mais:
D´Angelo, Ovidio. Proyecto de vida y
desarrollo integral humano. Disponível em http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/cuba/cips/caudales05/Caudales/ARTICULOS/ArticulosPDF/07D050.pdf
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como professor: um estudo fenomenológico. Disponívelo em www.mestradoeducacao.unir.br/downloads/2382_dissertacao___aloir_marcos_dietz.pdf
Diretrizes
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FODRA,
Sandra. O Projeto de vida: Escola do
Programa Ensino Integral. Disponível em www.fecilcam.br/revista/index.php/anaisame/article/viewFile/1348/835
FUNDAÇÃO
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vida. Projeto de Vida. Disponível em
http://fundacaotelefonica.org.br/inovaescola/projeto-de-vida.html
KLEIN,
Ana. Projetos de vida e Escola: A
percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências
escolares aos seus projetos de vida Disponível
em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10082011-141814/pt-br.php
MASCARENHAS,
Milena. Aula de projeto de vida prepara
jovem para desafios. Disponível em http://porvir.org/porpensar/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/20150609
MORAN, Jose. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. Disponível em
www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf
MORAN, Jose. Construindo novas narrativas significativas na vida e na educação. Disponível
em www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2016/04/construindo.pdf
ROGERS, Carl. Libertad y creatividad
en la educación. Barcelona: Paidós, 1982.
Trajetórias criativas Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental:
Uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e
autonomia. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-seb-traj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192
10 maneiras de preparar novas gerações
para a vida. Disponível em: http://porvir.org/10-maneiras-de-preparar-novas-geracoes-para-vida/
Comentários
que blog legal, vou aplicar essa dicas no colegio zona norte SP, excelente abordagem do tema que abordaram, me ajudou muito a criar um projeto social aqui no colegio, obrigaaaada
Muito positivo o texto.
educação e direcionar o jovem para reais situações do dia a dia.
É preciso viver a vida que se pretende mudar. Quanto mais avançarmos em conhecimento, valores, competências e práticas de vida libertadores, mais ajudaremos nossos alunos e a todos que convivem conosco a perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de aprendizagem realizadora ao longo das suas vidas.
Este final conclusivo do texto, realmente diz tudo e um pouco mais. É muito interessante adquirirmos conhecimentos, valores e tudo que a experiência de vida nos contempla, porém sem a sensibilidade oportuna que nos favoreça sempre enxergar o outro em nossa caminhada de vida, passaremos por todos os ensinamentos que a vida nos dá e a experiência sem sentir no coração a profundeza dos acontecimentos.
Excelente orientaçao para nos interar de assuntos importantes que devemos sempre lembrar e adquirir.
Ótimo professor
Pensar sobre quem se quer ser é fundamental. Vejo muitos alunos desmotivados e sem perspectivas sobre si mesmo, precisamos voltar esse olhar de cuidado não só para as questões cognitivas, mas emocionais. Sendo bem direcionada, Projeto de Vida colabora muiyo para isso.
Penso que primeiro precisaria fazer um curso com vários professores pelo Brasil afora, em especial com os professores que estão na frente destes projetos. Depois apresentar para os alunos de uma forma bem sucinta. No começo, tive grandes dificuldades em trabalhar com Projetos. Hoje depois de fazer vários cursos online tenho mais facilidades, mais vejo colegas que não sabe por onde começar?
Permitiu-me fazer boas reflexões.
Muito obrigado pelos comentários e apoio.
Abraço
Moran
Com efeito, a implementação do projeto de vida na trajetória formativa dos nossos jovens podem
oportunizar o "[...] desenvolvimento na Escola dentro da metodologia de projetos, como um eixo importante, aglutinador, visando que cada estudante encontre um significado mais perceptível e profundo do processo de aprendizagem". Dessa forma, essa perspectiva personaliza a aprendizagem significativa que ultrapassa os muros institucionais.
Abraço
Moran