Metodologias ativas em sala de aula (Revista Pátio)



Publiquei este texto sobre Metodologias ativas em sala de aula, na Revista Pátio, em fevereiro de 2019  e esqueci de divulgá-lo. É uma síntese do que penso sobre o tema.


As metodologias ativas contribuem para redesenhar as formas de ensinar e de aprender, a organização da escola, dos espaços, da avaliação, do currículo, da certificação. Muitas escolas se encontram em um estágio inicial: utilizam as metodologias ativas de forma pontual, dependendo da iniciativa de alguns docentes e gestores, sem um projeto institucional. Muitas outras já tem boas práticas desenvolvidas: trabalham de forma mais sistemática e integrada com projetos, investigação, resoluções de problemas, produções de narrativas digitais e desenvolvimento de atividades maker. E um terceiro grupo redesenha a escola de forma inovadora, onde o currículo é organizado por projetos e competências, os espaços são flexíveis e as metodologias são componentes essenciais.


O acesso ao artigo completo é este: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/Metodologias_Ativas_Sala_Aula.pdf

A referência é esta: Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, ano X, n. 39, p. 10-13, dez. 18/fev. 19.

Comentários

Unknown disse…
Material de excelente qualidade..
Unknown disse…
Conteúdo riquíssimo! Acende uma chama de novos conhecimentos.
Unknown disse…
Muito enriquecedor!

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran