Metodologias ativas em sala de aula (Revista Pátio)
Publiquei este texto sobre Metodologias ativas em sala de aula, na Revista Pátio, em fevereiro de 2019 e esqueci de divulgá-lo. É uma síntese do que penso sobre o tema.
As metodologias
ativas contribuem para redesenhar as formas de ensinar e de aprender, a
organização da escola, dos espaços, da avaliação, do currículo, da certificação.
Muitas escolas se encontram em
um estágio inicial: utilizam as
metodologias ativas de forma pontual, dependendo da iniciativa de alguns
docentes e gestores, sem um projeto institucional. Muitas outras já tem boas práticas desenvolvidas: trabalham de
forma mais sistemática e integrada com projetos, investigação, resoluções de
problemas, produções de narrativas digitais e desenvolvimento de atividades maker. E um terceiro grupo redesenha a
escola de forma inovadora, onde o
currículo é organizado por projetos e competências, os espaços são
flexíveis e as metodologias são componentes essenciais.
O acesso ao artigo completo é este: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/Metodologias_Ativas_Sala_Aula.pdf
A referência é esta: Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, ano X, n. 39, p. 10-13, dez. 18/fev. 19.
Comentários