Transformando profundamente a formação dos professores

José Moran
Educador e pesquisador de projetos de inovação

As escolas precisam mudar profundamente; a formação dos professores, também.
Muitos cursos de Pedagogia e Licenciatura – presenciais e a distância - são burocráticos, conteudistas e pouco inovadores. Nestes cursos especificamente temos, atualmente no Brasil, mais alunos estudando a distância (perto dos quinhentos mil) do que presenciais, com modelos ainda muito básicos: vídeos, textos, quizzes e poucas práticas reais e contato com novas experiências, metodologias, vivências e projetos reais. O mesmo acontece com a maioria dos cursos presenciais. Uma questão complexa é que a maior parte dos alunos vem de uma educação básica deficiente, com deficiências cognitivas importantes e pouca autonomia intelectual.

Conversei recentemente com os alunos e a Coordenadora de Pedagogia da Uniamérica, em Foz de Iguaçu. Trabalham desde o primeiro ano com metodologias ativas, ensino híbrido, aula invertida, projetos reais, intensa colaboração. Uma síntese da proposta está neste vídeo: www.youtube.com/watch?v=8RH1uC6qN-M&feature=youtu.be
É visível a maturidade que mostram para enfrentar desafios, desenvolver competências amplas, utilizar tecnologias digitais. Propostas como esta existem ainda pontualmente no Brasil e nos mostram caminhos para renovar nossos cursos de formação de professores.

Cursos presenciais e a distância precisam ser mais ousados, trabalhar com modelos híbridos, metodologias ativas, focados em projetos, intensa experimentação-reflexão e plataformas digitais adaptativas. Parte das atividades podem ser feitas online, parte em sala de aula e parte em espaços reais profissionais, desde o começo, não só no Estágio, ao final. Os futuros professores aprendem melhor colocando-se no lugar dos seus futuros alunos, experimentando agora as técnicas que utilizarão como docentes mais tarde.

Os docentes em serviço também precisam de atualização constante, de oficinas práticas de metodologias ativas, de domínio das competências digitais. Temos muitas iniciativas de formação híbrida e online que podem auxiliar nesta transformação.


São muitos os desafios numa época de intensa crise política, econômica e moral. Desafios são oportunidades de transformar nossa forma de ensinar, de propor alternativas diferenciadas, de ousar e fazer melhor com menos recursos. É possível, necessário e vale a pena.

Comentários

Unknown disse…
Texto ótimo para ser lido pelo coordenadores de curso. principalmente os de pedagogia.
O texto mostra como são os cursos hoje. Exceto alguns que já modificaram a maneira de trabalhar.
123XXX disse…
Sou um professor "convertido" para as Metodologias Ativas de Ensino. Além de usá-las intensamente em minhas aulas, tenho procurado multiplicar isso para muitos professores em nosso país. Os retornos são excelentes. Agradeço ao Prof. Moran por evidenciar que elas fazem parte do "pacote básico" para as demandas da verdadeira Educação para o Século XXI. Vamos em Frente \o/
MICHELE disse…
Muito bom o texto e suas colocações. Sou professora na EaD e do presencial também no curso superior, precisamos rever nossas metodologias urgentemente, pois, somos formados no seculo XX, nosso currículo e nossa escola existe nos moldes do século XIX e nossos alunos são do século XXI. E como e qual é o nosso papel de professor neste contexto de constantes transformações ??
Valkiria disse…
Olá Professor, realmente as escolas estão ultrapassadas diante dos avanços das TDIC, consequentemente suas metodologias e didáticas não desenvolvem as habilidades necessárias diante da atual sociedade. Questiono então por que nós, formadores de professores, tentamos por vezes trabalhar com novos olhares para as TDIC em sala de aula e nos deparamos posteriormente com as mesmas ações anteriores? Como esses professores compreendem as formações continuadas ditas ativas? E por que não as aplicam? Isso são dúvidas que me acompanham há tempos e por mais que reflitamos parece que corremos atrás do próprio rabo. Não saímos do lugar.
Unknown disse…
Olá professor!! Ótima reflexão...realmente quando nos colocamos no lugar do aluno o processo de ensino-aprendizagem é significativo para ambas as partes. Enfrentamos desafios constantes na educação, mas isso é bom, pois eles não nos deixam acomodados. A busca pelo conhecimento e a adaptação ao novo deve ser um processo contínuo em nosso dia a dia.
Unknown disse…
e significativo o processo de nós colocamos na frente das. ideias legais.

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