Transformando profundamente a formação dos professores
José Moran
Educador e pesquisador de projetos de inovação
As escolas precisam mudar profundamente; a formação dos professores, também.
Muitos cursos de Pedagogia e Licenciatura –
presenciais e a distância - são burocráticos, conteudistas e pouco inovadores. Nestes
cursos especificamente temos, atualmente no Brasil, mais alunos estudando a
distância (perto dos quinhentos mil) do que presenciais, com modelos ainda muito básicos:
vídeos, textos, quizzes e poucas práticas reais e contato com novas
experiências, metodologias, vivências e projetos reais. O mesmo acontece com a
maioria dos cursos presenciais. Uma questão complexa é que a maior parte dos
alunos vem de uma educação básica deficiente, com deficiências cognitivas importantes
e pouca autonomia intelectual.
Conversei recentemente com os alunos
e a Coordenadora de Pedagogia da Uniamérica, em Foz de Iguaçu. Trabalham desde
o primeiro ano com metodologias ativas, ensino híbrido, aula invertida, projetos
reais, intensa colaboração. Uma síntese da proposta está neste vídeo: www.youtube.com/watch?v=8RH1uC6qN-M&feature=youtu.be
É visível a maturidade que mostram
para enfrentar desafios, desenvolver competências amplas, utilizar tecnologias
digitais. Propostas como esta existem ainda pontualmente no Brasil e nos
mostram caminhos para renovar nossos cursos de formação de professores.
Cursos presenciais e a distância
precisam ser mais ousados, trabalhar com modelos híbridos, metodologias ativas,
focados em projetos, intensa experimentação-reflexão e plataformas digitais adaptativas. Parte das atividades
podem ser feitas online, parte em sala de aula e parte em espaços reais
profissionais, desde o começo, não só no Estágio, ao final. Os futuros
professores aprendem melhor colocando-se no lugar dos seus futuros alunos,
experimentando agora as técnicas que utilizarão como docentes mais tarde.
Os docentes em serviço também
precisam de atualização constante, de oficinas práticas de metodologias ativas,
de domínio das competências digitais. Temos muitas iniciativas de formação
híbrida e online que podem auxiliar nesta transformação.
São muitos os desafios numa época
de intensa crise política, econômica e moral. Desafios são oportunidades de
transformar nossa forma de ensinar, de propor alternativas diferenciadas, de
ousar e fazer melhor com menos recursos. É possível, necessário e vale a pena.
Comentários
O texto mostra como são os cursos hoje. Exceto alguns que já modificaram a maneira de trabalhar.