Aproveitar melhor o potencial da Internet

Aproveitaremos melhor o potencial da Internet, se equilibramos a rapidez e multiplicidade da informação com o necessário tempo de análise, de decantação, de reflexão. Se focarmos menos quantidade e mais qualidade da observação, da percepção, da comunicação. Se combinarmos a função de “radar” - que mapeia e descobre - com o de “focar” - que aprofunda e ilumina.

Aproveitaremos melhor o potencial da Internet, se equilibramos a qualidade das interações presenciais - na vida pessoal, profissional, emocional - com as interações digitais correspondentes. Quem tem muitos amigos virtuais, provavelmente, terá poucos amigos de verdade reais.

A Internet é muito útil para aprender mais, para conhecer pessoas interessantes, para escolher novos roteiros de lazer, mas também pode ser muito dispersiva, superficial e banal. É muito fácil perder tempo com bobagens - como o acesso a vídeos e notícias inconseqüentes - ser seduzido por pessoas inescrupulosas, participar em jogos intermináveis, protelar compromissos inadiáveis.

Nossa vida é muito importante para gastar tanto tempo em atividades banais. É fascinante e desafiador o processo de construir-nos como pessoas cada vez mais livres, abertas, humanas e realizadas. Infelizmente muitas pessoas se deixam seduzir por inúmeros programas de TV e redes virtuais que pouco acrescentam para uma evolução real do seu conhecimento, formação e realização, pessoal e profissional.

Comentários

Marli Fiorentin disse…
Professor Moran!
Concordo que o risco de utilizar e internet superficialmente, gastando muito do preciso tempo, sem saber priorizar, é uma realidade que temos de policiar.Como educadores temos o desafio de mostrar aos nossos educandos a importância de refletir as informações mais significativas. Não é fácil dinate de tantas novidades e da curiosidade. Abraço!
Jeronimo Freire disse…
Meu caro amigo Prof. Moram, é com alegria que acesso o seu BLOG, e vejo em seus artigos (as suas reflexões) como uma bússola nesse mar de informações - Internet. Estou em Natal e me coloco a sua disposição no projeto de EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp. Gostaria de manter um contato com o amigo. Meu e-mail jeronimofreire@hotmail.com
Unknown disse…
Olá Professor Moran!
Conheci seus textos quando participei do curso Proinfo e atualmente trabalho com formação de professores que atuam nas salas multimidias. Já utilizei alguns de seus textos nas formações. Hoje, especialmente, venho desabafar, pois se é dificil utilizar a web 2.0 com os alunos, tb não é facil com os professores, que apesar de ter tanto recurso se limita a utilizar os sites de relacionamento, pior, durante as aulas. Bom...vou levar um texto para estudo e refletir com o grupo sobre profissionalismo.
Abraços...
Marcia Mazzola
arkmazzola@gmail.com
Nossa, acho que esse pequeno texto diz tanta coisa. Percebo que a internet facilita demais o dia a dia, mas que também pode ser uma ancora que nos para no tempo e em um lugar e não nos permite ir para "águas mais profundas". É enorme o tempo que se gasta quando não se tem um foco direcionado no momento que se senta na frente do computador...(ou melhor, no momento em que o computador se coloca a sua frente, pois a tecnologia está tão acessível que eu a trago no bolso). Com isso é mais que importante a educação digital e a capacitação para lidar com as novas tecnologias, para que não fiquemos tão deslumbrados e cegos ao mesmo tempo. Como diz a antiga historinha: "quando não se sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve"... O problema é quando se perde pelo caminho.
Abraços
Boa noite. Um texto bastante conciso e objetivo: a internet é um avanço inegável para a Educação, mas quando mal utilizada acaba sendo um 'verdadeiro perigo'. Essa questão se torna óbvia e preocupante quando vemos nossos alunos universitários usando essa ferramenta simplesmente no famoso "Ctrl-C Ctrl-V".Um importante alerta a todos. Beijos
Márcia Pinhata disse…
Professor Moran! Estou fazendo uma pós-graduação em metodologias e gestão para educação a distância, pela Anhanguera Educacional S.A.. Estrou adorando e a cada aula que assisto fico mais encantada com o EAD. Nesse sentido é importante as pessoas saberem aproveitar a internet e realmente se utilizarem dela para seu crescimento e aprendizado. Aproveito para parabenizá-lo por este espaço tão interessante e inovador.
A Internet é uma ferramenta fundamental para a EAD, que é um método enovador de Educação. Que a cada dia ganha mais espaço e credibilidade, através de seus surpreendentes resultados, pois o aluno que escolhe essa opção de curso, são pessoas maduras, criativas, responsáveis e prontas para o novo, adquirindo assim dominio com as novas tecnologias.
Gerty disse…
PROF. Moran,

Como aluna recente em curso de pós-graduação em Metodologias e Gestão para Educação a distância - EaD na Anhanguera Educacional,interior de SP, venho parabenizar este novo método de ensino que vem consquistando vários alunos em virtude de sua facilidade de acesso para estudos proporcionando uma capacidade intelectual , acredito que maior, para os alunos por diferenciar seus métodos de estudos. A formação de um aluno mais responsável e direto na construção de seus conhecimentos .
Convido-o também para parcipar de meu blog e deixar comentários.
Um grande abraço.
Gerty.
Mauricio Pugas disse…
Prof Moran

Como aluno do curso de Metodologia e Gestão para a Educação à Distância, não poderia deixar sem comentário o paroveitamento do potencial da Internet, muito bem dito em sua materia. Este é o caminho do futuro.
Parabéns!
Prof Mauricio Pugas
Fabio Venegas disse…
Prof Moran,
Excelente o texto “aproveitar melhor o potencial da internet”, é exatamente nesta direção que temos orientado nossos alunos de graduação, a internet é uma ferramenta sem precedentes para o desenvolvimento intelectual que é usada na grande maioria das vezes apenas para atividades banais, consumindo cada vez mais tempo da vida dos jovens.

Fabio Venegas - Rondonópolis - MT
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Moran
Sou novata em EaD e não domino as novas ferramentas, porém é com muita alegria que afirmo que consegui vencer as etapas das primeiras aulas e a construção de meu blog. Pedi ajuda, interagi, errei muito... e estou acompanhando os novos desafios que já estão em minha tela. Postei um texto a respeito da procrastinação e acertadamente como foi falado nas aulas anteriores: o aluno em Ead realmente não é o mesmo que o presencial. Muito mais do que interessar-se pelo conteúdo, ele necessita ser um gerenciador do próprio tempo!
Ficaria honrada com sua visita: eadferramenta.blogspot.com
Até lá.
Professor Moran,

Gostei do seu texto, acredito que é muito fácil se dispersar frente as inúmeras possibilidades oferecidas na internet. Estou fazendo o pós em metodologias e gestão para educação a distância e aprendendo muito com as informações compartilhadas. Abraço.
Felipe Mendonça disse…
Parabéns pelo conteúdo do texto. Realmente a internet na grande maioria das vezes é usada de forma impotente podemos chamar, já que temos uma infinita capacidade de informação.
Pensando nisso estou criando uma página para questionar esse e outros assuntos, segue o link:
http://www.facebook.com/pages/REDES-SOCIAS-INTERNET-UM-MUNDO-PARA-QUEM-SABE-US%C3%81-LOS/241397342589995?sk=wall

Desde de já obrigado pela oportunidade de expressar meus pensamentos.
Felipe Mendonça
Felipe Mendonça disse…
Parabéns pelo conteúdo do texto. Realmente concordo que a internet na grande maioria das vezes é usada de forma "impotente" podemos chamar, já que temos acesso a infinita informação e muitas vezes isso não é aproveitado.
Pensando nisso estou criando uma página que discute esse e outros assuntos, abaixo segue o link:
http://www.facebook.com/pages/REDES-SOCIAS-INTERNET-UM-MUNDO-PARA-QUEM-SABE-US%C3%81-LOS/241397342589995?sk=wall

Desde de já agradeço a oportunidade de expor meus pensamentos.
Felipe Mendonça

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran