Como a Internet muda nossa vida

A Internet amplia nossa inserção no mundo, nosso contato com as informações, com outras pessoas, nos dá uma visibilidade além do nosso espaço geográfico, nos insere em redes sociais com muitas possibilidades de interação, trocas, aprendizagem, networking, relacionamento. Exige a aprendizagem de novas competências digitais, integradas com saber conviver com as pessoas e espaços presenciais (familiares, profissionais, sociais).

Todos percebemos como é difícil hoje manter esse equilíbrio. Muitos passam mais tempo em comunicações digitais do que físicas, presenciais. Há uma febre por aumentar o número de amigos virtuais, que dificilmente conhecemos e com a maioria dos quais não interagimos de verdade. Há também um certo narcisismo em querer aparecer demais, em postar seguidas mensagens no Twitter ou Facebook, em querer acompanhar de perto o fluxo incessante de textos, vídeos e áudios, que se multiplicam sem parar numa corrente infindável.

Nossa vida muda para sempre quando nos conectamos. Entramos em um universo fascinante de descobertas, pessoas, acontecimentos; mas também nos sentimos confusos diante de tantas informações, páginas, grupos, mensagens. Temos pouco tempo para analisar, comparar, perceber de uma forma mais profunda. Navegamos superficialmente por muitas páginas, telas, solicitações. É difícil desligar, porque tememos perder algo importante; mas também, se não ficarmos atentos, podemos tornar-nos escravos do mundo virtual, reféns do fluir superficial, com mais espuma do que densidade.

Comentários

Fernanda Tardin disse…
Olá, Moran!
Excelente sua reflexão.
Realmente cada dia fica mais difícil nos desligarmos da internet. Entretanto, como tudo na vida, precisamos manter o controle da situação.
São muitas redes sociais, muitos grupos de estudos, muitas possibilidades de aprendizado.
Eu particularmente procuro tomar o cuidado de fazer postagens qualitativas e não quantitativas.
Fiz meu Twitter no segundo semestre do ano passado e ainda não fiz meu Facebook, no entanto já recebi vários convites, e estou louca para fazer. Mas estou me segurando. rsrsrs
Um grande abraço
Unknown disse…
Muito bom esse site, me ajudou muito com um trabalho de português.
Fico muito feliz de saber que exista sites desse tipo. Que possam ajudar muitos alunos !
Unknown disse…
C ú b o c e t a p e n i s
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Isso é verdade fica difícil ficar sem ela kkkk

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran