Todos somos educadores
Num sentido amplo, todos somos educadores.
Somos "educadores",
porque ensinamos
- consciente ou inconscientemente -
formas mais ou menos interessantes de viver,
que podem servir de estímulo para evoluir
ou de pretexto para manter-se na mediocridade.
Somos educadores,
quando vamos nos construindo
como pessoas melhores, mais equilibradas,
mais competentes
profissionalmente,
emocionalmente,
socialmente.
Somos educadores de nós mesmos,
se vivemos cada etapa da vida com coerência,
aprendendo a lidar com nossas dificuldades,
contradições, defeitos,
e avançamos, no ritmo possível,
tornando-nos pessoas mais afetivas, engajadas, realizadas.
Somos educadores,
quando contribuímos para motivar as pessoas
que estão perto de nós,
quando transmitimos esperança,
quando ensinamos valores humanizadores,
principalmente pelas nossas ações.
Somos educadores,
quando construímos uma trajetória pessoal,
familiar, profissional e social digna,
crescente e rica em todas as dimensões.
Muitos não acreditam no seu potencial de crescimento
e, infelizmente, se perdem ou se contentam
com uma vida superficial,
consumista, autocentrada e insignificante.
Vale a pena - ao olhar para nossa vida, tão rápida e insegura –
constatar que está valendo a pena,
que nosso saldo é positivo,
que não nos contentamos simplesmente em sobreviver,
que nos realizamos cada vez mais
- com problemas e contradições -
como pessoas mais abertas, humanas e atuantes socialmente.
Comentários
Obrigada pelas palavras que acabei de ler! Esta sua postagem veio em uma hora perfeita para a indignação que estou sentindo. Ontem presenciei um ato cruel de um técnico de vôlei mirim contra uma menina de 11 ou 12 anos. Postei em meu blog de tão angustiada que estava.
Vou transcrever, com as devidas referências, esse seu poema lá em meu blog, ok?
Obrigado pelo compartilhamento da sua indignação. Fiz algumas pequenas alterações há pouco no texto, na parte final.
Grande abraço
Moran
Já fui sua aluna (faz tempo) na FAE em Curitiba, quando eu fazia administração escolar. Fiquei super feliz quando hoje vi que vc fez um comentário em meu blog!!!Atualmente sou professora do curso de pedagogia e desenvolvo alguns trabalhos junto a Prefeitura de Curitiba. Em minhas aulas vc sempre é citado, suas obras são lidas por meus alunos e sua página é bastante explorada!!! Acredito na sua maenira de interpretar e fazer educação. Um grande abraço!!!!! Ana Paula Xisto
Participei de uma assessoria sua em São Bernardo do Campo. Sempre leio seus textos acadêmicos que tanto auxiliam em nossa prática e agora também adorei essa forma poética de falar sobre nós educadores. Parabéns e obrigada por sua habilidade em lidar com as palavras!!!
É gratificante para nós educadores ler um poema com tanta essência. Fiz alguns recortes, que em ordem ascendente, nos mostra o valor de sermos, verdadeiramente, educadores. Vale a pena, sim, sermos educadores, principalmente, quando "nos realizamos como pessoas mais abertas, humanas e atuantes socialmente." Parabéns!
É um grande prazer conversar com vocës. Com Ana Paula, pelo contato após a FAE e por saber que continua na SME de Curitiba. Devo estar aí na Secretaria Municipal no dia 29 deste mes.
Rúbia, lembro bem de você, de São
Bernardo. O que está fazendo atualmente lá?
Divanira: Muito obrigado pelo seu apoio. Vale a pena sim, ser educador, mesmo com tantas contradições.
Grande abraço para cada uma de vocês,
Moran
Eu tenho lido os seus artigos sobre as novas tecnologias na Educação. Eles tem me ajudado bastante na maneira de ver uma diferente educação; o uso das novas tecnologias nas práticas educativas.
Eu acabei de ler o poema e achei muito interessante. Parabéns e obrigada. Um grande abraço.
Carla
Suas palavras me tocaram com uma profundidade que não dá para explicar.
Basta dizer que agora aos 47 anos,estou fazendo minha primeira pós-graduação(Docência no Ensino Superior). E se em mim havia algum receio, sua palavras afastaram.
Muito Obrigada,de todo coração.
Fico feliz ao saber que compartilham dos mesmos sentimentos e visões que manifestei no texto. Felicidades no seu trabalho profissional como professoras e na vida.
Grande abraço
Moran
Estava procurando algum texto seu para estudo e encontrei esse poema,todo meu cansaço foi embora.
Obrigada por esse momento ....
Gostei de encontrar suas ideias em forma de poema. Como educadores estamos diante da necessidade urgente de oportunizar a construção de conhecimento com intenções humanizadoras, porque as pessoas estão perdendo o sentido da própria vida, correndo atrás de não sei que, cada um olhando numa direção diferente e quando vemos a vida passou e aí? Será que podemos dizer ao morrer que vivemos intensamente? Grande abraço, professor!
Não tive a honra de tê-lo como professor, mas a vida me deu a oportunidade de conhecer um pouco do que o senhor escreve: palavras verdadeiras, simples e belas como esse poema. LINDÍSSIMO!
Estou fazendo um curso de pos-graduação em design instrucional na NEaD UNIFEI e li alguns textos seus sobre EaD, até que descobri seu blog. Ficou melhor ainda. Tem muita coisa boa pra ler aqui.
Grande abraço.
Telma
É minha primeira visita aqui no seu blog. Assinei seu feed no Google Reader para acompanhar os posts mais frequentemente.
Aproveito para deixar um convite para me visitar em http://conhecimentoeti.blogspot.com
Um abraço!
Obrigada!
Abraços virtuais!
Estou trabalhando bastante com blogs.
Gostaria de deixar o da minha escola:
http://www.nairrebelo.blogspot.com/
COMPORTAMENTO
Um novo tempo
Especialista mostra os desafios para a geração que chega à meia-idade ).
*Já te sigo !!!
*Ótimo domingo !!!
*Um abraço.
trabalho e ela é da *Simone
Muniz !!!
Obrigada por nos proporcionar excelentes produções.
Um grande abraço Dalva profª de Lab. de Informática
Belo poema também!!
Foi com muita alegria que descobri seus textos através da minha professora de Tecnologia da Informação e Comunicação.Estou no primeiro período de pedagogia.E muito feliz!Entrei tarde pra faculdade,pois sofri um acidente que me deixou paraplégica.Agora é a hora.O que mais me encantou foi descobrir que já praticava a educação humanista sem saber (pelo menos acho que pratico).Pois dou aulas em minha casa,desde que me recuperei e tive condições para poder sentar.De início precisava fazer algo que me trouxesse a vida,que me motivasse e foram as crianças com dificuldades em acompanhar seus professores que me trouxe essa motivação de querer mais.Claro,que elas não deveriam estar comigo e sim aprendendo como todos em sala de aula.Mas não é isso que acontece,e os pais ficam apavorados e recorre ao ensino particular.Nossa educação ainda exclui os que não consegue acompanhar a turma.Educação formada de profissionais sem interesse em incluir.Confesso que de primeira mão, queria ganhar uma forma de ter meu dinheiro.O ensinar e escultar cada criança e adolescente que atendi durante 20 anos me fez diferente.Trabalhei o ouvir,quis que eles tivessem auto-estima,acreditasse neles. Crianças,jovens precisam falar,e têm muita necessidade disso.Nunca visei somente a grana até porque muitos nem me pagavam e nunca deixei de atendê-los não como professora somente,mas como amiga dispostas a ouvi-los ai consiguia chegar onde queria pra ensina-los o que a professora da escola não atingia.Espero muito que como hoje ao descobrir a pedagogia humanista outros professores também o faz.Tenho um blog e lá coloco pra fora minhas idéias e situações vividas como deficiente.E coisas que estão me incomodando ou estão ao meio redor.Chamo de terapia da escrita do qual escrevo para mim mesmo.Quero pedir permissão pra postar esse texto lá pra quem por lá passar possa entender que somos todos educadores...Que alma maravilhosa que possui...feliz somos todos nós por tê-lo no mundo.
Parabéns!estarei aqui seguindo seus post.E quero distribuir para minha sala esse texto, colocar no mural da faculdade.
beijos
Rita
Sou sua fà e seguidora no blog e twitter.
Parabéns por ajudar a construir um mundo melhor!
Estou elaborando um projeto que envolvera leitura e produção artistica e pretendo fazer isso em prol da comunidade onde vivo. Não leciono nenhum curso superior, mas tenho parentes na area da educação que me fizeram pensar neste projeto que estou desenvolvendo. Pretendo pedir ajuda e melhor ainda, comentarios sobre o projeto.
Se o Sr. poder me aconselhar em algo neste momento em que o projeto está ainda no esboço, na realidade está ainda em mente.
Obrigado,
Anderson Fontes
Abraços,
Prof. Zilanda - Governador Valadares
Sou Rodrigo e quando lhe falei me posicionei enfocando o que, para mim, significa posicionar-se, nesse momento, a favor da educação pública a distância.
Como o debate que estava interessante não pode continuar em razão do tempo, quero aqui manifestar que minha resistência se refere ao aspecto político e econômico. Reconheço a existência da forte tendência da consolidação de cursos através do EaD, assim como entendo que se alterou o modo como nos relacionarmos com o mundo e com nós mesmos, a partir das novas tecnologias de comunicação. Concordo com a necessidade de entendermos como acontecem tanto as relações entre os educandos e todas as tecnologias,como de que maneira podemos delas nos apropriar de modo a conduzir o trabalho pedagógico em sintonia com as expectativas daqueles a quem nos dirigimos, pois, tendo eles acesso ou não a essas tecnologias, são por elas influênciados.
Então, concordo com sua proposta de não nos amarramos ao modelo presencial e nos abrirmos a discutir as possibilidades do uso das tecnologias de comunicão. Porém, como procurei ressaltar, o modelo a distância, atualmente, legitima uma educação que forma os profissionais de que o mercado necessita com um custo muito mais baixo em relação ao presencial, por isso é bem vista pelo estado que coaduna com a idéia neoliberal da eficiência na administração de recursos; aceitar a sua consolidação, significa concordar que a educação que siga no sentido da formação do homem para si, que lhe permita pensar outras possibilidades que não o modo de organização social, político e econômico atual, não é prioridade, pois essa educação necessita, não "dos grandes professores da Unesp" dando aula para todos os brasileiros de Norte a Sul, mas de professores bem igualmente bem formados na intenção humanista acima aludida e reconhecidos como educadores capazes em tão bom nível como qualquer outro.
Acho que é importante a discussão da idéia do modelo híbrido, se não, por exemplo, entenderia que não estou apredendo com esse pedido que lhe faço de continução da discussão; todavia, entendo que a resistência ao modelo de educação a distância se faz necessária para que não se caia numa falsa idéia de democratização de acesso quando esse só é permitido em razão de uma conjuntura econômica e de mercado que, ao mesmo tempo que pede um profissional com competências multidisciplinares e adaptáveis, oferece tecnologias que permitem o uso de um modelo mais de custo mais barato em relação ao produto tradicional e presencial que a até então havia disponível. Ou seja, o enfoque de quem aprova o financiamento do projeto não é o educando, mas o profissional que será formado.
Um abraço,
Rodrigo Mazzo
É recompensador saber que muitos pensam como a gente... contudo, é angustiante saber que nossa força ainda atinge poucos... Tenho certeza que somos como aquele beija-flor, que com seu pequeno tamanho faz a diferença, afinal...
Somos Educadores!!!
Grande e carinhoso abraço.
Eliane (Fraiburgo - SC)
Meu novo Blog:
mathematicandoblogspot.com
Agradeço de coração todas as contribuições. Vocês me estimulam a avançar sempre, a tornar-me mais humano e atuante. Espero trazer novas contribuições no blog com mais frequência.
Grande abraço para cada um de vocês.
Moran
Esbarrar propositalmente nos seus textos me fez querer ir além e mais: querer ser uma pessoa melhor, querer ser melhor com o mundo, acreditar nele e nas pessoas, nas mudanças... Vamos lá.. vamos ver no que dá...
Abraço,
Cecília
Esbarrar nos seus textos me fez querer ir além e mais: querer ser uma pessoa melhor, querer ser melhor com o mundo, acreditar nele e nas pessoas, nas mudanças... Vamos lá.. vamos ver no que dá..
Abraço,
Cecília
Estou impressionado com a clareza de raciocínio que voce conduz os textos com suas mensagens simples mas de um enorme conteúdo. Não sei se pela minha idade já um pouco avançada que sinto uma maturidade incontestável nas suas palavras. Só espero que muitos jovens leiam e deixem que essas reflexões façam parte do seu cotidiano.
Parabéns
Jurandir Carvalho
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Estou impressionado com a clareza de raciocínio que voce conduz os textos com suas mensagens simples mas de um enorme conteúdo. Não sei se pela minha idade já um pouco avançada que sinto uma maturidade incontestável nas suas palavras. Só espero que muitos jovens leiam e deixem que essas reflexões façam parte do seu cotidiano.
Parabéns
Jurandir Carvalho
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Estou impressionado com a clareza de raciocínio que voce conduz os textos com suas mensagens simples mas de um enorme conteúdo. Não sei se pela minha idade já um pouco avançada que sinto uma maturidade incontestável nas suas palavras. Só espero que muitos jovens leiam e deixem que essas reflexões façam parte do seu cotidiano.
Parabéns
Jurandir Carvalho
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Sou professora da Rede Estadual da Bahia e aluna do curso de Pós Graduação Tecnologia em Educação(EAD - PUC-RIO).
Primeiramente gostaria de parabenizar pelas sábias palavras com que traçam cada frase, texto, livro e artigos. Sou uma admiradora e seguidora da sua maneira de pensar e fazer educação!
Um forte abraço,
Maria Cristina Rodrigues
Estou escrevendo o meu projeto sobre a TV e o Vídeo .Quero provar que para a leitura de imagens também realizamos as mesmas estratégias de leitura a saber: inferências, checagem de hipóteses ,preditibilidade dentre outras. Preciso de referências.
Ivanete