Novos textos sobre Educação e novo livro sobre Desafios na Comunicação Pessoal

Caros amigos:
Coloquei nestes dias novos textos na minha página: Modelos educacionais na aprendizagem on-line (modelos centrados no conteúdo e outros em colaboração: modelos para poucos e para muitos alunos). Também acrescentei os textos Mudanças contraditórias na comunicação atual, e As mudanças perto de nós, trechos do primeiro capítulo do meu livro Desafios na comunicação pessoal, (Paulinas), terceira edição bastante modificada meu livro Mudanças na comunicação pessoal e que pretendo também comentar neste blog, aos poucos.
Recomendo também o texto que comentei na postagem anterior A avaliação de curto e longo prazo.
Grande abraço
Moran

Comentários

Anônimo disse…
Olá prof. Moran
Estou lendo seu livro "Desafios na Comunicação Pessoal" e concordo plenamente quando vc afirma que "na educação, temos dado muita ênfase à mudança de currículos e a conteúdos programáticos e quase nenhuma a dimensão mais integrada do conhecimento." Acredito que a aprendizagem se da através da interação do sujeito com o objeto do conhecimento. Enquanto professores precisamos rever nossos conceitos e quebrar paradigmas inovando na forma de "fazer educação".
Um Abraço
Ligiane
José Moran disse…
Ligiane:
A educação é fundamentalmente um processo de comunicação e costumamos dar mais ênfase ao conteúdo do que ao acolhimento e a interação.
Grande abraço
Moran
Marli Fiorentin disse…
Olá!

Passando aqui para felicitá-lo pelo dia do professor.

Abração!
Olá Professor,

Ainda estou saboreando seu livro, agora devidamente autografado!Tive que interromper a leitura porque minha mãe, que não é professora, começou a ler e não desgrudou mais, só agora pude retomar. Sempre indico seus textos nos cursos EAD que ministro para os professores,são leves, claros e precisos, como foram suas palavras no evento de premiação do concurso Educarede. Lembrei-me de cada uma, ao retornar, pois estou sofrendo as conseqüências por estar fazendo "coisas demais"....
Mas vou em frente porque acredito no que faço.

Grande abarço
Gládis
José Moran disse…
Cara Gladis:
Fiquei muito feliz de estar com você no evento da Educarede. Gosto da sua coragem e entusiasmo. Você está no caminho certo, desenvolvendo atividades interessantes e que contribuem para a aprendizagem de todos nós. Grande abraço
Moran
Anônimo disse…
Professor Moran,
fiquei muito feliz em conseguir acesar seu blog. Estou cursando Artes Visuais em EaD e estudamos muitas citações sobre suas obras. Até agora tenho concordado plenamente com suas colocações sobre a forma de fazer educação e adquirir conhecimentos. Todos educadores deveríam ler suas obras.Recomendarei, pode acreditar.
Abraços
Cida Lima
Ainda não consegui o seu livro "Desafios na Comunicação Pessoal"...mas pretendo conseguir.
Abs.
Cida Lima
Estou iniciando pós-graduação,doutorado, em educação a distância. Os textos e artigos do autor MORAN são excelente para uma boa reflexão do processo de ensino-aprendizagem que nossa educação caminha no mundo virtual.
solu disse…
Ola professor,
Que pena eu estou precisando tanto ler o seu texto: www.eca.usp.br/desafios mais nem esta pagina abre e nem aqui o link do seu blog. Existe algum outro caminho que eu possa fazer esta leitura via web com urgência?
Desde ja agradeço sua atenção.
Sônia Damasceno/ Três Lagoas,MS.
ilbs disse…
Professor Moran.
Sou acadêmico do curso de Sistemas de Informação da UNIBAVE e participei do 4º Congresso Internacional de Educação realizado em Orleans/SC no 17/10/2009. Gostaria de dizer que fiquei fascinado pela sua palestra e admirado com a forma em apresentar o seu conhecimento e a sua experiencia. Foi uma pena o tempo ter sido tão curto, sei que havia muito a ser mostrado, porém, foi de grande valia e importância para o melhoramento da percepção na educação utilizando os recursos tecnológicos atuais disponíveis, assim como no futuro da educação escolar. Parabéns pelo belo trabalho apresentado no referido congresso.
Agradeço pela oportunidade que tive em absorver alguns de seus conhecimentos e sua experiência.

Obrigado, um forte abraço e sucesso.

Batista, I. Lisboa
Unknown disse…
Ola prof. Moran
Iniciei o PDE no Paraná, o meu foco de pesquisa é sobre COMO UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE FORMA DIDÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, estou lendo os seus textos, poderia indicar algum especial.
Obrigada
Professora Neide de Oliveira

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran