A educação que desejamos
A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.
Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas.
Veja o texto completo em: www.eca.usp.br/prof/moran/desejamos.htm
Você concorda comigo?
Comentários
Anda ajudando muito na produção do meu TCC.
Grande abraço,
Andréia
É muito bom que haja conteúdo desta qualidade sobre a questão da educação e as novas tecnologias.
Obrigada.
Após ter lido "Avaliação de Curto e Longo Prazo", um texto que achei fundamental, li "a Educação que desejamos" (completo) e também o resumo do bate-papo do dia 06/11.
Só posso te dar parabéns!
Sou apenas um poeta, autor do poema Mude, aquele muitas vezes atribuído a Clarice Lispector:
Mude,
mas comece devagar
porque a direção é mais importante que a velocidade.
(...)
E que agora foi publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.
Gostaria que você lesse a versão completa. Tem link no blog.
Também escrevi um poema para os professores do ensino fundamental/médio, que pode ser lido aqui:
http://www.edmalux.blogspot.com/2005_09_21_archive.html
Enfim, gostei muito de te ler.
abraços, flores, estrelas..
Antes de emitir meu comentário quero dizer que sou sua fã profissional. Sou Pedagoga, especialista em Informática Educacional e leciono no nível superior algumas disciplinas ligadas à tecnologia educacional. Tem sido bárbaro, a cada dia descubro o quanto devemos humanizar as relações e qualificar nosso trabalho para que a aprendizagem seja prazerosa, pois aprendemos quando temos prazer, interesse, motivos para tal feito.
Nestes 10 anos de trabalho, desde a educação infantil até o ensino superior, sempre com tecnologias, seus textos, livros e artigos têm me acompanhado. Falo para meus alunos o quanto sua linguagem é clara e incisiva. E para emitir um comentário específico, até como já frisei acima, sem dúvida que concordo com a relação inversamente proporcional que vc coloca no final de seu texto: quanto mais tecnologia em sala de aula, mais doçura nas relações precisamos cultivar.
Um abraço grande
Rosiris
Grande abraço para cada um de vocês.
Moran
Acabo de ler com muito entusiasmo o seu livro "A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá". Que maravilha!!! Parabéns.
Eu gostaria de citar uma parte que você falar relacionada com a integração humana com as tecnologias. Como sempre estou atuando na área educacional a distância isto é muito propício nestes dias. Você disse: " Um dos grandes pontos de estragulamento da educação on-lie é a tensão entre os educadores huamnistas e os tecnológicos: * Os humanistas focam na comunicação, a interação, a construção do conhecimento, a criação de comunidades de aprendizagem. Os tecnológicos ressaltam o avanço dos softwares, a velocidade de transmissão, as soluções telemáticas." Temos presenciado atualmente muitos projetos de ead que querem se firmar somente com o despertar pelas tecnologias e vimos que isto não vai permanecer por muito tempo.
Grande abraço e sucesso sempre.
Werciley Silva
http://www.eadvirtual.com.br
Elenice Vitor