As incríveis contradições na educação atual
Escrevo sob
o impacto de mais um massacre de crianças dentro de uma escola: algo que parecia
distante da nossa realidade até alguns anos atrás. Venho lutando há muitos anos
– junto com muitos profissionais que admiro - para transformar a educação, procurando
que ela seja mais criativa, humanista e inclusiva.
Tenho
participado de eventos em que discutimos o encantamento com as possibilidades
das tecnologias inteligentes, da aprendizagem significativa, participativa, acolhedora
e profunda. Ao mesmo tempo, constatamos que a violência está mais visível, dos
níveis mais extremos (agressões e mortes) aos mais rotineiros, mas com consequências
devastadoras (aumento da ansiedade, depressão, bullying, burnout, desigualdades).
É chocante observar
o descompasso entre tantos avanços científicos e tecnológicos e a lentidão na
evolução na direção de uma sociedade mais justa, com maior inclusão e bem-estar.
Há uma desigualdade estrutural e injusta, que também interfere no acesso à
educação de qualidade. Nunca tivemos tantas oportunidades para aprender, para
interagir, para conviver melhor, para garantir os direitos fundamentais para
todos. E, ao mesmo tempo, têm aumentado as tensões sociais, as divisões, as
dificuldades de diálogo, a intolerância.
Há trinta
anos imaginava a escola do futuro como um ambiente aberto e flexível, em que
cada um aprenderia dentro do seu ritmo, com projetos criativos, desenvolvendo
competências amplas, com tecnologias digitais atraentes, para tornar a vida
interessante, produtiva e com maior engajamento na melhoria como sociedade.
Temos feito
avanços na universalização do acesso, na organização curricular, na avaliação. Mas
ainda falta muito, na gestão continuada e integrada das boas políticas públicas,
na formação e valorização docente, nas metodologias mais criativas, no acesso e
implementação das tecnologias digitais.
As escolas
podem ser ambientes mais acolhedores, interessantes e criativos com gestores e
docentes mais preparados e valorizados. A educação democrática, criativa, crítica,
de valores e competências é o único caminho para o avanço de todos[1].
[1] No meu blog Educação Transformadora (www2.eca.usp.br/moran
) amplio estas questões. Também em palestras e no Seminário O impacto das transformações digitais na educação e na vida (11/04) bit.ly/seminariomoran7
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