As incríveis contradições na educação atual

 

Escrevo sob o impacto de mais um massacre de crianças dentro de uma escola: algo que parecia distante da nossa realidade até alguns anos atrás. Venho lutando há muitos anos – junto com muitos profissionais que admiro - para transformar a educação, procurando que ela seja mais criativa, humanista e inclusiva.

Tenho participado de eventos em que discutimos o encantamento com as possibilidades das tecnologias inteligentes, da aprendizagem significativa, participativa, acolhedora e profunda. Ao mesmo tempo, constatamos que a violência está mais visível, dos níveis mais extremos (agressões e mortes) aos mais rotineiros, mas com consequências devastadoras (aumento da ansiedade, depressão, bullying, burnout, desigualdades).

É chocante observar o descompasso entre tantos avanços científicos e tecnológicos e a lentidão na evolução na direção de uma sociedade mais justa, com maior inclusão e bem-estar. Há uma desigualdade estrutural e injusta, que também interfere no acesso à educação de qualidade. Nunca tivemos tantas oportunidades para aprender, para interagir, para conviver melhor, para garantir os direitos fundamentais para todos. E, ao mesmo tempo, têm aumentado as tensões sociais, as divisões, as dificuldades de diálogo, a intolerância.  

Há trinta anos imaginava a escola do futuro como um ambiente aberto e flexível, em que cada um aprenderia dentro do seu ritmo, com projetos criativos, desenvolvendo competências amplas, com tecnologias digitais atraentes, para tornar a vida interessante, produtiva e com maior engajamento na melhoria como sociedade.

Temos feito avanços na universalização do acesso, na organização curricular, na avaliação. Mas ainda falta muito, na gestão continuada e integrada das boas políticas públicas, na formação e valorização docente, nas metodologias mais criativas, no acesso e implementação das tecnologias digitais.

As escolas podem ser ambientes mais acolhedores, interessantes e criativos com gestores e docentes mais preparados e valorizados. A educação democrática, criativa, crítica, de valores e competências é o único caminho para o avanço de todos[1].



[1] No meu blog Educação Transformadora (www2.eca.usp.br/moran ) amplio estas questões. Também em palestras e no Seminário O impacto das transformações digitais na educação e na vida (11/04) bit.ly/seminariomoran7

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran