Convergências na Educação: Desafios e Oportunidades
–Matéria feita pela Jornalista Sandra Medeiros, a partir de um webinar sobre o tema das diferentes convergências na Educação, 13/06/2020.
Expediente #3 – Convergências na Educação
Convergências, no plural mesmo, porque são várias
integrações que a tecnologia e a conectividade proporcionam à educação, não se
limitando, apenas, ao que é presencial e on-line. Está relacionada com as
nossas relações sociais em rede, com as reformulações paradigmáticas
necessárias, especialmente no atual contexto, em que espaços, materiais
didáticos, conhecimentos, comunicação e recursos se convergem para entendermos
a educação como um projeto integrado e repleto de possibilidades (e desafios!).
Foi sobre isso que os convidados do terceiro Expediente
discutiram no último dia 11 de junho, às 17h, no Youtube.
O tema foi inspirado na tese de doutorado de Fernanda
Campos, que contribuiu para a pauta do programa. Junto com ela
estavam Taila Becker e o professor José Moran.
De acordo com Fernanda, as convergências na educação têm uma
perspectiva ampla e alguns estudiosos denominam esse movimento como educação
digital em rede, que se caracteriza, por exemplo, pela comunicação flexível,
atividades síncronas e assíncronas, novos espaços criados para pensar,
refletir, produzir, distribuir, criar, recriar, enfim!
Diante de tantas possibilidades, Moran destacou o que para
ele é uma das grandes convergências que precisamos trilhar, especialmente daqui
para frente: ver a escola como uma comunidade de aprendizagem na qual todos os
participantes – professores, gestores, estudantes, famílias, sociedade
envolvida, “cidade educadora” – possam ser protagonistas e aprenderem juntos.
Taila reforçou o argumento de Moran quando disse que escola
vem aprendendo a incluir quem está a margem dela. “O que se aprende
fora da escola também é válido e, aos poucos, as instituições estão
reconhecendo isso, dando voz e espaço para que essa troca aconteça entre
professor e aluno”.
Essa inclusão, somada à equidade, que é atender e respeitar
o ritmo de cada um, constituem alguns dos desafios da educação atualmente,
segundo os participantes.
Como bem destacou Moran:
Estamos num momento convergências, de infinitas
possibilidades, mas não podemos nos esquecer que estamos vivendo grandes
divergências e precisamos trabalhar essas duas dimensões para entender os
desafios que temos na educação.
Segundo Moran, a escola não é um prédio, são pessoas! E o
encontro dessas pessoas precisa ser interessante, relevante, adequado,
independentemente se acontece na educação remota ou presencial. E mesmo na
educação a distância, o foco precisa estar nas pessoas e não no conteúdo. O
professor espera que isso tudo que estamos vivendo, hoje, com a pandemia, sirva
para derrubar os “muros” da escola, tornando-a uma comunidade aberta a projetos
relevantes e que tenham significado para todos os envolvidos no processo de
ensino e aprendizagem.
A conversa rendeu excelentes insights, trazendo
questões que nos fazem refletir sobre o nosso papel enquanto formador de
opinião, detentor de conhecimento e agentes de transformação. Tanto que foi até
difícil selecionar as partes mais interessantes para resumir aqui neste post. Por
isso, convido você a assistir este episódio na íntegra – ou rever para
obter mais aprendizados…
O vídeo da conversa está disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=PIrWGHypU5E
A conversa rendeu excelentes insights, trazendo
questões que nos fazem refletir sobre o nosso papel enquanto formador de
opinião, detentor de conhecimento e agentes de transformação. Tanto que foi até
difícil selecionar as partes mais interessantes para resumir aqui neste post. Por
isso, convido você a assistir este episódio na íntegra – ou rever para
obter mais aprendizados…
O vídeo da conversa está disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=PIrWGHypU5E
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