Aprendendo na crise


José Moran
Educador e pesquisador de processos de transformação
das Pessoas, das Escolas e Universidades

Já há mais de vinte anos venho experimentando a validade de formas de aprender digitalmente de forma personalizada, colaborativa, totalmente online ou de forma híbrida. Esta crise de confinamento presencial é um a oportunidade que temos de avançar no desenvolvimento das habilidades e competências digitais para continuar aprendendo em qualquer lugar, a todo momento e da forma mais conveniente possível.

Há uma janela de aprendizagem para as escolas que estão muito mais focadas na aprendizagem em sala de aula física. No mundo de hoje podemos combinar aprendizagens juntos fisicamente e juntos digitalmente. Vejo muitos professores tentando transpor as aulas para vídeos (vídeo mais curtos). É um passo. Elaborar alguns projetos individuais e em grupo e principalmente manter contatos online com seus alunos para continuar a interação socioemocional, a manutenção de vínculos. Todos docentes, gestores, estudantes e famílias estão envolvidos neste processo de aprender em casa mais do que na escola. Se essa crise de confinamento em casa durar bastante teremos tempo de validar esses novos modelos e incorporá-los depois de forma mais sistemática quando tudo “voltar ao normal”.

No Ensino Superior os modelos híbridos fazem cada vez mais sentido tanto do ponto de vista pedagógico, de conveniência e de custos. Agora é o momento de avançar no domínio das competências digitais do híbrido, de experimentar sem medo de errar, de trabalhar com metodologias ativas, de sair de uma EAD só de vídeo, fórum, exercícios e prova. A crise nos ajudará a entrar definitivamente no século XXI e a criar propostas mais flexíveis, personalizadas de ensinar e aprender para todos.


Há oportunidades fantásticas também para que cada um aprenda no seu ritmo o que lhe for mais conveniente, de expandir nossas habilidades, competências através de redes de especialistas, de redes de práticas, de comunidades de aprendizagem. Muitas instituições estão abrindo seus cursos online. Ao mesmo tempo podemos desenvolver nossas competências de aprender a conviver de várias formas, de ser solidários, de dar apoio aos que necessitam. Esta crise inesperada, ao lado de inúmeros prejuízos econômicos, também nos oferece grandes oportunidade de avançar no conhecimento, no desenvolvimento das competências, nas formas de aprender e ensinar e na solidariedade.

Comentários

Anônimo disse…
as oportunidades no ensino hibrido são possiveis, mas o professor tera que se preparar
José Moran disse…
O professor pode aproveitar este período para avançar na sua forma de comunicar-se com os alunos online e de criar estratégias para a aprendizagem deles neste período. Há muitas redes que orientam como gravar aulas, comunicar-se e avaliar online. Abraço. Moran.
Regiane_maestra disse…
É momento de reinventar-se. Para tanto, o professor precisa ter "humildade pedagógica" e estar aberto a novos conhecimentos que proporcionem inovações na sua prática pedagógica.
A situação atual nos desafia a buscar estratégias que orientem nossos alunos a continuar a rotina de estudos em casa e que permitam que essa aprendizagem seja adequada e efetiva. Faz-se necessário orientar os alunos para o estudo online de forma ativa, realizando anotações acerca das informações contidas nos vídeos e nas leituras indicadas. As atividades e formas de avaliar também precisam ser adaptadas a essa nova modalidade.
Unknown disse…
O desenvolvimento humano será inevitável para o Ensino híbrido. Essencial para o crescimento pedagógico.
Unknown disse…
Será um período constante de desafios e aprendizagem humana é pedagógica.

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