Focar mais os valores na educação

Avançamos mais lentamente na educação do que em outras áreas da nossa sociedade. A maior parte das instituições na educação presencial e a distância, apesar de algumas melhorias, prefere repetir do que arriscar. Os currículos são excessivamente rígidos e reducionistas, com disciplinas isoladas e baixa interação. O foco ainda se mantém na transmissão de informações, em preparar os alunos para o vestibular ou para uma profissão, sem a preocupação com a formação integral deles como pessoas, com uma discussão ampla sobre valores, atitudes e comportamentos.
Na educação “a” distância este problema é mais gritante. Como a produção costuma ser mais em equipe, o especialista prepara os materiais sobre os temas do curso, e outros profissionais adéquam esses temas a um padrão de leitura e acessibilidade; depois tutores orientam os alunos nas dúvidas e os alunos são avaliados sobre o conteúdo transmitido. Como o processo costuma ser mais impessoal, a avaliação é mais centrada em respostas certas e em conteúdos determinados. Com isso, deixam-se de lado as dimensões mais abrangentes da formação como a investigativa, a afetiva, a ética e a comunicacional.
Predomina ainda a pedagogia baseada em certezas. Quando damos tudo pronto, mostrando a resposta correta, contribuímos para falsear a relação dos alunos com o conhecimento. Quando escrevemos tudo com clareza e objetividade, mascaramos o processo de compreensão do mundo e de nós mesmos, que é penoso, ambíguo e mutável. Por isso, na pedagogia, não podemos destacar só o que é certo, mas criar situações de desafio, que possibilitem  validar mais de um caminho e mais de uma escolha. Quando privilegiamos o conhecimento intelectual e focamos mais a certeza do que a incerteza, não preparamos os alunos para a vida.
A educação "a" distância (prefiro, sem distância) é uma modalidade de educação e tem que assegurar que o aluno receba  uma formação ampla, atual e integral como em qualquer outro tipo de oferta educativa.  Os projetos pedagógicos mais avançados  focam mais a formação ampla do aluno, a relação teoria e prática, o aprender por desafios ou competências e a avaliação formativa.
Existem  cursos presenciais e  a distância em que os alunos trabalham com desafios  de aprendizagem individualmente ou em pequenos grupos. Esses desafios partem de situações reais, de problemas, de projetos e são realizados em etapas, que unem pesquisa e colaboração. Os alunos fazem pesquisas concretas, entrevistas e análises adaptadas à realidade em que vivem e trabalham e propõem soluções ou alternativas possíveis.  A colaboração acontece em alguns momentos de forma presencial, mas a maior parte do tempo se faz na Internet por ferramentas de comunicação como chat, fórum ou webconferência.  Ela é importante para confrontar visões diferentes, aumentar a consciência crítica, equilibrando o percurso individual e o grupal.
A educação (presencial e a distância) pode contribuir para a formação de cidadãos, preparando-os para o mundo do trabalho - que é uma dimensão importante- mas principalmente para uma vida mais plena. Precisamos de educadores humanistas na educação on-line, que vivenciem e expressem práticas  vivas  de interação virtual e presencial, ouvindo, acolhendo, mediando debates, estimulando a participação efetiva e ativa de todos, gerenciando os ritmos diferentes individuais e dos grupos. O educador que mantém uma atitude acolhedora no dia a dia encontra a forma de acolher na comunicação on-line, na mediação de um chat, na gestão de um fórum, nas sessões de apresentação de pesquisas, projetos e atividades por webconferência. Na educação ainda podemos evoluir muito no desenvolvimento de situações ricas de interação, no incentivo à pesquisa individual e em grupo, na avaliação formativa ao longo do curso, no estabelecimento de vínculos, na discussão aberta de valores importantes para a sociedade.
 Ensinamos e aprendemos mais e melhor – em qualquer modalidade-  quando o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, dentro de limites claros e negociados. Para isso precisamos de pessoas curiosas, motivadas, afetivas e éticas,  que gostem de aprender e de praticar o que aprendem, suficientemente evoluídas para transmitir confiança, acolhimento e competência com sua presença, fala, gestos e ações no contato presencial e online.

Comentários

Unknown disse…
Professor, isso é o sonho de qualquer pessoa preocupada com a qualidade de ensino, mas, não esqueça que fazer tudo isso e um pouco mais, requer planejamento, dedicação (exclusiva), apoio dos encarregados de planejar as políticas educacionais no que tange ao principal problema valorização econômica do professor, professor bem pago, pode ser exigido a cumprir esses objetivos; professor que não é bem remunerado não tem "muito" interesse nos objetivos citados...um abraço, gostei de conhecer suas ideais...
Unknown disse…
Professor, ainda estamos bem falhos na questão interatividade,as instituições que oferecem a EaD precisam ser organizar melhor e propor mais atividades que falam os alunos interagirem entre si.

Estudos disse…
Olá professor
Também concordo com a Helaine, ainda temos muito que percorrer na educação presencial que dirá na educação a distância.
Abraços Antonio
verno arabas disse…
Professor, a EAD acredito seja a educação voltada para a geração Y e Z, onde já nasceram vivenciando toda a tecnologia existente, claro que em um minuto o que é novo se torna velho quanto a esta questão. Mas vejo que também podemos abranger de forma qualitativa uma educação tão falha em um Brasil com vários Brasis. Existe também na EAD, a inclusão de pessoas deficientes, proporcionando a elas o ensino, onde muitos não podem ter acesso por exemplo em se locomover com facilidade. Os profissionais desta modalidade estão se empenhando muito, mas nem sempre conseguem que as instituições coloquem tecnologias apropriadas de fácil entendimento, e manuseio para todos os tipos de pessoas. Isto emperra em muito o aprendizado a distância. Mas vamos chegar lá! Eu Acredito!
José Moran disse…
Caros Alfonso, Helaine, Antonio e Verno: Peço-lhes desculpas por não interagir com vocês até agora. Concordo com vocês. Falta muito, mas não podemos desanimar nem desistir, porque a contribuição de cada um é importante para todos os que entram em contato conosco. A questão dos valores é importante para todas as modalidades de ensino, não só para a EAD.
Grande abraço
Moran

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