Tecnologias na educação a distância
Os cursos por correspondência foram majoritários durante mais de um século. Era a tecnologia mais viável economicamente para atender a alunos isolados e de forma individual. Essa realidade mudou drasticamente nos últimos vinte anos. As redes trazem uma interatividade e aproximação entre professores e alunos na EAD que antes ficava comprometida pelas dificuldades técnicas. O ser humano uma vez acostumado a um patamar de interatividade maior, dificilmente suporta um modelo em que há um distanciamento físico tão forte como ocorre no ensino por correspondência. Toda a educação, não só a específica a distância, caminha para uma utilização intensiva de tecnologias, de atividades a distância, mesmo nos cursos presenciais, com maior interação.
Todas as tecnologias podem ser utilizadas, principalmente de forma combinada. Os modelos que mostram o professor – como os da teleaula – conseguem atrair muitos alunos porque reforçam o papel do professor a que os alunos estão acostumados. Mas nenhum curso de longa duração utiliza uma única tecnologia. Tele ou videoaulas se combinam com atividades em ambientes virtuais, que podem ser acessadas através de qualquer aparelho que se conecte com a Internet. Recursos mais tradicionais como a TV e o Rádio tem um espaço grande para crescer. O público gosta e está acostumado a esses meios. Nos falta hoje uma política de incentivo à TV, com apoio de outras mídias. Passamos muito rapidamente das mídias tradicionais às digitais (Internet), sem fazer uma integração maior. Países como a China e a Índia utilizam de forma intensiva a televisão, com milhões de alunos. O Brasil deu as costas para a TV e o rádio, tão populares no dia a dia.
O avanço impressionante de computadores e tablets está personalizando claramente o processo de aprendizagem. Não podemos dar o mesmo conteúdo e atividades para todos, no mesmo ritmo. Os alunos querem ser tratados de forma mais individualizada. Caminhamos de uma EAD mais industrial, massiva, de produto pronto, igual para todos para modelos bem mais flexíveis, que combinam o melhor do percursos individual com momentos de aprendizagem em grupo, de colaboração intensa.As tecnologias WEB 2.0, gratuitas e colaborativas facilitam a aprendizagem entre colegas, próximos e distantes. Tudo caminha para ser mais aberto, ágil, intuitivo (touchscreen ou telas sensíveis ao toque, como nos tablets). Falta no Brasil melhorar os preços destes equipamentos (essa perspectiva é próxima) e melhorar a banda larga (ainda falta muito).
Comentários
Eu creio que em pouco tempo, a Educação a distância vai tomar proporções inimagináveis. O mundo é outro. Obrigado
Realmente, o que falta em nosso país para que a Educação de Qualidade se consolide, e de forma acessível, é uma política séria com investimentos na adequação dos recursos existentes às demandas.
Além de Tecnologias, precisamos de políticas que potencializem os recursos humanos, os professores, com dotação de verbas e recursos que realmente possibilitem melhores condições de trabalho e de formação profissional.
Achei muito interessante o que foi postado e a reflexão que isso trouxe. Hoje as tecnologias estão avançando de forma muito rápida e nós professores temos que estar atentos para acompanhar as necessidades de nossos alunos.
Hoje, a tecnologias estão fazendo toda a diferença no aprendizado do aluno. Pena que só alguns conseguem ter acesso a essas tecnologias.
Sou professor do nível médio e atualmente estou desenvolvendo um projeto de uso de blog como recurso no ensino/aprendizagem de Química na escola em que leciono.
Ainda verifico muita restrição de uso de mídias por parte dos professores, enquanto que os alunos tem aceitação total e plena desse tipo de uso.
Acredito que deva se investir na formação continuada dos professores para que as TICS sejam efetivamente incluídas no PPP das mesmas.
Abraços.
Manuel Alves.
Concordo quando colocam que a Educação de Qualidade necessita de políticas públicas sérias que apoiem seu desenvolvimento, estabelecendo conceitos e viabilizando a utilização das tecnologias.
Porém creio que além do caráter tecnologico, precisamos adequar os profissionais e alunos envolvidos para que os mesmos saibam utilizar as tecnologias quando apresentadas.
Realmente a educação é uma constante em desenvolvimento, mutável e flexível em todos os aspectos.
É de fundamental importância o crescimento da EaD e suas tecnologias, porém trago para a discussão de que é importante o atendimento individualizado, mesmo que esse ocarra a distância. Acredito que as interações as trocas de experências são elementos substanciais em qualquer modalidade de ensino.
abraços
Jose Richard
No entanto, quando da necessidade de interação com os meios, damo-nos conta de que temos um fator limitador chamado tempo. Esse "senhor" nos faz perceber que as atuais ferramentas de interação com os ambientes estão "dominadas" por nós mesmos, no entanto, no mundo real do dia a dia, nos deparamos com limites que esse tempo nos impõe.
Concordo com o Professor Moran quando fala sobre o desperdício do tempo. Max Weber no livro Ética Protestante e o Espírito Capitalismo cita Baxter que comenta que o "desperdício do tempo" é o maior dos pecados, que a vida é muito curta para ser desperdiçada com frugalismos. Observando isso, podemos concluir que, mutas das coisas que fizemos, talvez não tenha razão de sê-las. O domínio das ferramentas de T.I., que nos permitem interagir, só podem ser dominadas, mediante o efetivo uso, na interação com os públicos que nos fazem crescer pessoal e profissionalmente.
A dedicação do tempo, foi minha maior dificuldade nesse curso em EAD. A Lição aprendida é nessecidade de hierarquizarmos nossos interesses. Dedicação à interação com as comunidades que nos acrescentam e o descarte daquilo que nos faz desperdiçar o tão precioso tempo.
As tecnologias realmente "chegaram" para mudar os processos os quais estávamos acostumados, na modalidade presencial a figura do professor ainda é vista como algo único e intransferível.
Observemos que durante toda nossa vida escolar fomos acostumados a ter a "tia" sempre por perto. Uma educação a qual não nos preparou para sermos autônomos e pesquisadores.
No meu estado, Amazonas, por exemplo, o acesso a internet é caríssimo, raros são os acadêmicos os quais possuem condições de ter uma conexão de banda larga. Com certeza o uso da tv e do rádio poderiam ser alternativas viáveis.
Concordo com os colegas, nós profissionais da área de educação precisamos entender e acompanhar este processo, porém o alto valor dos equipamentos, falta de capacitações acerca do uso das TICS e principalmente a falta de políticas públicas configuram-se como obstáculos para a tecnologia e suas possibilidades serem usadas plenamente.
Professor Moran
Sem dúvida podemos dizer que a tecnologia para vida das pessoas esta sendo essencial, principalmente quando favorece o estudo para alunos que não podem estar em uma faculdade todos os dias. A EAD esta presente cada vez mais, não tenhamos dúvidas desse privilégio.
Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP- MG
Sílvia Apª Galvão Rocha (5° P. Pedagogia FCJP - MG)
É bem provável professor Moran, que para um melhor aproveitamento dessas tecnologias é necessário que invista- se para facilitar esse processo de interação com as pessoas. Seria também necessário que essas tecnologias estivessem no alcance de todos, pois os preços ainda são elevados e os serviços de banda larga são muito precários.
Atenciosamente: Josiele Leles estudante do 5º período de Pedagogia na Faculdade Cidade de João Pinheiro
Simone de Fátima Rocha Araujo (5°P.Pedagogia FCJP Minas gerais.)
Com certeza as tecnologias vem tomando conta,é provável que a educação a distância também daqui a algum tempo será uma escolha perfeita, pois as novas tecnologias oferecem um meio adequado para esta aprendizagem, apesar de que são poucas as pessoas que adquirem certos equipamentos.
É bem provável professor Moran, que para um melhor aproveitamento dessas tecnologias é necessário que invista- se para facilitar esse processo de interação com as pessoas. Seria também necessário que essas tecnologias estivessem no alcance de todos, pois os preços ainda são elevados e os serviços de banda larga são muito precários.
Atenciosamente: Josiele Leles estudante do 5º período de Pedagogia na Faculdade Cidade de João Pinheiro
A tecnologia esta cada vez mais ,e com isso a EAD esta cada vez melhor,estamos percebendo que as possibilidades de estudar estar fortalecida e com isso mais pessoas a procura de formações e muitos deles formando se em pedagogia.
Mas é importante que o aluno tenha
contato com o professor.
Senhor morom vc esta de parabéns!
Obrigada.
Cleidimar Leles
Pedagogia 5º Período
Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Meu nome é Érica Mota , e curso o 5° Período de Pedagogia na FCJP na cidade de João Pinheiro Minas Gerais, e concordo com o texto que com o avanço das novas tecnologias devemos estar preparados , pois os alunos querem ser tratados de forma individualizada e estão cada vez mais exigentes. O professor deve procurar novos meios que facilite essa aprendizagem de forma significativa e que utilize também novas mídias como TV e Rádio.
Uma coisa é certa as variedades de mídias vieram para revolucionar o mundo, e assim está acontecendo. À cada dia o novo se torna velho e elas tem facilitado muito na Educação a Distãncia principalmente para os que por um motivo ou outro não podem realizar um curso prensencial,porém,concordo plenamente quando você diz que os alunos querem ser tratados de forma mais individualizada e que os meios pelos quais os alunos dependem para estudarem devem sim melhorar e muito, mas estamos caminhando para isso e graças as inovações muito rápido,então logo estaremos no patamar almejado.
Leidiane Dornelas
5°Período Pedagogia
João Pinheiro-MG
Caminhamos numa EAD bem humanista, flexível, interativa isso é fato contundente. Cada ano o ensino cresce e melhora e lança no mercado de trabalho profissionais capacitados. Ainda falta muito para muito melhorar . No Brasil precisamos de política de incentivo, porque a tecnologia esta presente em todas as áreas.
Marcia Simão
5º perído de Pedagogia FCJP
JOÃO PINHEIRO-MG 05/10/11
Professor a educação não precisa ser apenas presencial, ela precisa ser compreendida e interpretada com clareza a tecnologia cada vez aprimora esses conhecimentos e, nós futuros professores, precisamos estar conectados a essas novidades.
Professor Moran
Sem dúvida podemos dizer que a tecnologia para vida das pessoas esta sendo essencial, principalmente quando favorece o estudo para alunos que não podem estar em uma faculdade todos os dias. A EAD esta presente cada vez mais, não tenhamos dúvidas desse privilégio.
Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP- MG
Professor Moran
Concordo quando diz, que passamos muito rapidamente das mídias tradicionais às digitais, temos que estar atentos para acompanhar essa evolução. E a EAD, está tomando seu espaço nos dias atuais, com muita facilidade e comodidade.
Angela Farias, Pedagogia 5º Período.
FCJP, João Pinheiro,MG
Parabéns pelo texto, Elisângela pedagogia 5° período.
concordo plenamente as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, o que precisamos é da "cultura do ensino online", de aproveitarmos todos os recursos disponíveis para otimizarmos o tempo e a inovação da educação
Atenciosamente:Ana Paula Martins cursando 5º periodo de Pedagogia da FCJP MG
Realmente na EAD educação mais flexivelcom muita interatividade ,as redes traz uma aproximação entre os professores ,alunos.Toda educação caminha com a tecnologia porque menhum curso de longa duração utiliza uma única tecnlogia.
Achei ótimo o seu texto, sobre EAD, que toda educação caminha para uma utilização intensiva de tecnologias. Está claro que o avanço da tecnologia veio para melhorar o processo de aprendizagem e dar mais ferramentas para o professor e melhoria ao aluno.
Obrigado
Acadêmica; Eliana Aparecida Pacheco
FCJP: FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO-MINAS GERAIS
Meu nome é Queliane estou no 5º período de Pedagogia da FCJP.
Meu nome é Queliane estou no 5º período de Pedagogia da FCJP.
É interessante ressaltar também que não é somente a educação a distancia que carece de uma maior interatividade tecnológica, mas sim todo o sistema educacional, sendo que podem ser utilizados os diversos recursos tecnológicos de forma combinada.
Um ponto muito relevante é quando Moran descreve que os alunos querem ser tratados de forma individualizada, pois cada um tem um ritmo.