Mudanças nos próximos anos com a Internet

Cada vez tudo está mais a mão, mais fácil, mais impactante (3-D), mais flexível, mais “clouding” (na nuvem). A distinção entre mundo físico e digital, entre o mundo do trabalho e o do lazer será cada vez mais difícil. Estaremos cada vez mais conectados, com mais recursos, mais facilidade, mais possibilidades. As soluções serão mais inteligentes, diversificadas, adaptadas para cada situação, para cada pessoa, para cada necessidade. Teremos inúmeros robots e programas de apoio para as tarefas mais previsíveis, inclusive na educação.

Caminhamos para a consolidação das cidades digitais, que integram todos os serviços, informações, acesso, que facilitarão a educação continuada ao longo da vida, a atualização ou requalificação profissional, a democracia política (discutir e votar diretamente o que é do interesse dos cidadãos). Poder estar conectado é um direito social novo que cada vez se tornará mais perceptível e consolidado.

No essencial procuraremos as mesmas coisas - ser felizes, encontrar alguém para conviver mais intimamente, fazer amigos, aprender... Faremos as mesmas coisas, só que de um jeito diferente, com muitas mais oportunidades e também mais desafios, pelo aumento de densidade e complexidade da textura das relações sociais que as tecnologias mais avançadas em redes estão propiciando de forma cada vez mais acelerada.

Comentários

Olá Professor, sou aluno de EaD na UFSC em Adm, empresário na área de TI e venho me descobrindo apaixonado pelo marketing digital. Seu post apresenta com muita propriedade a Web 2.0, com toda a ênfase nos relacionamentos e no compartilhamento do conhecimento humano.
O que vemos hoje na internet vem da necessidade humana de estarmos conectados, de sermos vistos e ouvidos. Passamos da posição passiva de meros ouvintes e leitores a autores de blogs, de podcast e webcasts que ganham o mundo literalmente em segundos. Nossos laços de amizade nas comunidades que participamos nas mídias sociais estendem além mar as boas relações como também nos distanciam do calor dos contatos físicos. Sem sombra de dúvida um novo mundo explode a nossa volta e ainda falaremos muitos estas mudanças.
Nathália disse…
Olá Professor!Em minhas pesquisas encontrei alguns de seus artigos e o link para o seu blog!Estou seguindo seu trabalho e aprendendo mais com sua experiência e conteúdos!Obrigada!
Unknown disse…
Inteiramente de acordo, professor. Eu só acrescentaria que essa nova realidade atenua ainda mais a linha fronteiriça entre capacidade de emancipação e de submissão de cada cultura. A oferta de informação aberta nos obriga a que sejamos capazes de manter e até de incrementar o sentido crítico para que as novos recursos possam ser utilizados em benefício da sociedade em que vivemos, esteja na latitude que for. Para que dessa forma, a experiência dos povos considerados desenvolvidos que possam servir aos ainda em desenvolvimento possam estar condicionados por eles e não sejam seus condicionantes.
prof.Tadeu disse…
Caro professor Moran, a sua colocação da valorização das relações humanas em meio a evolução tecnológica para mim pareceu muito relevante para os nossos tempos de comunicadores instantâneos e celulares. Abraços.
Delcilene disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Delcilene disse…
Olá Professor, sou estudante de Pedagogia da UFPE, estou cursando a disciplina de TICs e me encontro cada vez mais apaixonada por esse casamento da Educação com as TICs. Seus textos estão me auxiliando muito na construção de novos saberes, o que acabou me levando a perceber o quanto o educador esta carente de novos conhecimentos nessa área, pois para acompanhar essas mudanças, com a internet em nossas vidas, precisamos esta melhor preparados para usar essa ferramenta a nosso favor.
Caro professor Moran,
Estou muito feliz por ter encontrado seu blog.
Suas palavras sõ realmente muito inspiradoras na minha vida. Muito obrigada por dividir seu conhecimento. Meu nome é Sílvia Juliani e sou estudade de Pedagogia da PUCRS e gostaria de dizer que suas palavras me ajudam muito!!!!!
Daniel Domingos disse…
Prezado Moran,

Parabéns pelo post, que apresenta as mudanças que a tecnologia da informação e, em específico, a Internet tem proporcionado em nossa sociedade.
Concordo com suas palavras: "Cada vez tudo está mais a mão, mais fácil, mais impactante (3-D), mais flexível, mais “clouding” (na nuvem)." No entanto, acredito que o grande desafio é fazer com que todos, inclusive as pessoas com necessidades especiais, idosos e excluídos digitais possam participar ativamente destas mudanças e inovações em nossa sociedade.
Na sociedade atual as tecnologias da informação e comunicação são ferramentas chave para integração e comunicação das pessoas, porém estas mesmas tecnologias, em grande parte, não estão sendo desenvolvidas de forma a incluir as pessoas com necessidades especiais e idosos, tornando uma nova barreira para estas pesssoas e impossibilitando o uso.
Olá professor, realmente tem que haver mudanças principalmente em nós como pessoas e profissionais nessa geração em que a internet toma conta. Temos que desenvolver habilidades em dominar essa tecnologia, onde nossos alunos e filhos navegam e dominam com facilidade. Tendo acesso a todos conteúdos, entretenimentos, vídeos, músicas com rapidez. E informações em tempo real. Temos que estar preparados para enfrentar esse mundo tecológico.
Anônimo disse…
É por esses motivos todos citados pelo professor que podemos enxergar como a educação a distância vem pra sacudir esse universo, a sociedade está totalmente ligada ao mundo novo, a era digital, não poderia ser melhor o fato de podermos ganhar cada vez mais conhecimentos dentro do mundo mágico que é a Tecnologia!
Bom dia, Professor Moran. Iniciei, recentemente, um curso de Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Anhanguera Educacional (Campinas - Unidade 4) e tive uma grata surpresa ao me inteirar sobre a qualidade do material que nos é fornecido, bem como sobre o crescimento da modalidade no Brasil.
Além disso, parece-me adequado afirmar que a EAD, ao mesmo tempo em que nos oferece a possibilidade de consolidar o nosso próprio conhecimento, obriga-nos a analisar criticamente tudo que nos é apresentado.
Tenho certeza de que a sua experiência com o tema vai me ajudar a me apropriar, cada vez mais, dos conhecimentos relativos à essa modalidade. Meu nome é Valéria Regina Prado.
Boa tarde prof Moran,
Meu nome é Alexandre, sou de Valinhos/SP e iniciei, recentemente, minha pós graduação em EAD e, pesquisando sobre blogs que dscurssavam sobre o assunto, me deparei com este.
A EAD me parece, ainda, um mistério mas, com muitas leituras e visitas constante à seu blog, tentarei desmistificá-la e trazê-la ao meu alcance e ao dia a dia dos alunos que dela se apoiam tanto.
Creio que em futuro bem próximo estaremos completamente envolvidos com as redes sociais e com a internet, chegando a um estado de plena dependência, como já ocorre na atualidade, até que ponto podemos contar 100% com estas facilidades?

Veja bem, hoje quando queremos comprar algo numa simples loja ou até mesmo ver uma notícia se não tivermos uma rede funcionando não conseguimos realizar nada.

Temos que pensar nestes assuntos também, não acha?

Att,

Prof. TTEAD Rodrigo Alves Rizzo.
Nota-se que a internet vem aumentando cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, devido a evolução constante em que esse mundo globalizado se encontra. A internet é algo tão comum até mesmo entre os pequenos (crianças), as quais as usam para trabalhos escolares, enfim, a idéia de que em futuro próximos teremos cidades digitas é fantástico e desafiador.

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran