Propostas para melhorar nossa educação a distância
A educação a distância está modificando todas as formas de ensino e aprendizagem, inclusive as presenciais, que utilizarão cada vez mais metodologias semi-presenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos. EAD tem significados muito variados, que respondem a concepções e necessidades distintas.
Podemos avançar muito na personalização das propostas, mais abertas, com forte aprendizagem colaborativa, em redes flexíveis e respeito ao caminho de cada um. Na EAD o aluno poderia ter seu orientador, como acontece na pós-graduação. Esse orientador seria o principal interlocutor responsável pelo percurso do aluno, com ele definiria as disciplinas mais adequadas, as atividades mais pertinentes, os projetos mais relevantes. Teremos cursos mais síncronos e outros mais assíncronos, alguns com muita interação e outros com roteiros predeterminados, uns com mais momentos presenciais enquanto que outros acontecem na WEB. Essa flexibilidade de processos e modelos é fundamental para avançar mais, para adequar-nos às inúmeras possibilidades e necessidades de formação contínua de todos.
Diante da dificuldade muitos alunos em adaptar-se ao processo de aprendizagem a distância, vale a pena pensar em propostas que implantem a metodologia da EAD de forma mais progressiva. Cursos a distância com alunos com maiores dificuldades (em média) de autonomia - ex: EJA, cursos técnicos, tecnológicos, graduação de cursos com alunos com pouca fluência de leitura, escrita e pouca independência pessoal - poderiam ter um processo de entrada mais suave na EAD. Começar com uma ambientação tecno-pedagógica para a EAD mais forte, feita presencialmente em parte, em laboratórios, com bastante mediação tutorial.
O primeiro ano desses cursos teria uma carga horária presencial maior do que a habitual, haveria mais encontros presenciais, mais tutoria local, mais aulas ao vivo junto com as demais atividades online, só que em quantidade menor, nesse primeiro ano.
Com esse ano de transição entre o modelo presencial e o a distância, o aluno estaria melhor preparado para enfrentar os desafios de caminhar para uma maior autonomia, para poder gerenciar melhor o seu tempo, para trabalhar mais virtualmente. Assim, a partir do segundo ano, aumentaria a virtualização do curso, com menos encontros e tutoria presenciais e mais orientação e atividades pela WEB.
No primeiro ano, as aulas seriam mais informativas, ao vivo ou por videoaulas fáceis, com histórias, representações, entrevistas. As atividades poderiam ser feitas em pequenos grupos presencial e virtualmente, para aprender juntos, dar-se apoio, manter vínculos, não desistir. Progressivamente haveria mais leituras, atividades mais complexas individuais e em grupo, pela WEB.
Cursos de formação de professores, que hoje utilizam mais a WEB, poderiam incorporar videoaulas ou teleaulas interessantes e motivadoras, como elementos enriquecedores da experiência de aprender online. Os cursos que se baseiam em textos na web, mesmo que bem produzidos e em tom dialógico, exigem um salto cultural grande demais, num primeiro momento, para alunos vindo de escolas pouco exigentes e que não desenvolveram o hábito da pesquisa contínua e produção autônoma.
É interessante a organização de aulas produzidas de forma mais inteligente e econômica, principalmente na formação de professores. As universidades públicas, através da gestão da UAB – Universidade Aberta do Brasil – poderiam criar materiais, principalmente os audiovisuais, de forma integrada, gastando menos recursos na produção e concentrado-os mais na tutoria e na adaptação à realidade regional. Universidades com mais competência reconhecida em algumas áreas fariam essas produções de videoaulas e do material de apoio básico (livros...) que serviriam de base para os cursos semelhantes de outras instituições e que poderiam ter algumas adaptações regionais, aproveitando a maior parte da produção já feita.
Em EAD não precisamos todos fazer tudo. A especialização pode baratear enormemente os custos, sem diminuir a qualidade. Esses materiais poderiam estar disponíveis no portal do Ministério para todas as instituições públicas e privadas. O dinheiro de educação é pago com os nossos impostos e se um material pode ser útil para muitos, por que não disponibilizá-lo? A educação a distância não é só conteúdo pronto, mas conhecimento construído a partir de leituras, discussões, vivências, práticas, orientações, atividades. Disponibilizaríamos os materiais básicos e cada instituição os adaptaria ao seu projeto pedagógico. Por que todos temos que fazer os mesmos materiais sempre de forma isolada, principalmente na formação de professores?
Nos cursos presenciais poderíamos também flexibilizar a relação presencial-digital de forma progressiva. No primeiro ano, as atividades aconteceriam mais na sala de aula. Haveria uma ênfase maior na aprendizagem do uso das tecnologias digitais feito no laboratório até o aluno ter o domínio do virtual e poder fazê-lo a distância. Algumas disciplinas teriam no máximo, nesse primeiro ano, vinte por cento de atividades a distância. Do segundo ano em diante, a porcentagem de EAD poderia aumentar até chegar a metade em sala de aula e metade a distância (sem ultrapassar a carga total de vinte por cento a distância, enquanto não mudar a legislação vigente).
Nos modelos WEB é importante utilizar mais a videoaula, a teleaula, a web-conferência e o uso também de tecnologias móveis.
Nos modelos teleaula convém ter menos aulas expositivas e melhorar a produção, combinada com atividades significativas em sala e na WEB. Nestes modelos precisamos aproveitar melhor os recursos da WEB e as tecnologias móveis.
Caminhamos rapidamente para poder aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes. Aprender quando for conveniente, com ou sem momentos presenciais, mas sempre com a possibilidade de estarmos juntos, de aprender colaborativamente e de construir roteiros pessoais. Com a riqueza de mídias, tecnologias e linguagens, podemos integrar conteúdo, interação, produção tanto individual como grupal do modo mais conveniente para cada aluno e para todos os participantes.
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O texto completo está disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/propostasead.htm . Está baseado em Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil, da minha autoria, e publicado na Revista ETD – Educação Temática Digital da Unicamp, Vol. 10, Nº 2, 2009
Comentários
Concordo com a colocação de que pagamos por educação e por que não compartilhar o material.
Sou pós graduanda do curso de Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Federal do Rio.
Temos muita coisa boa produzida pelos alunos e isso somente nos fóruns.
Grande abraço.
Grande abraço.
Primeiramente, quero parabenizá-lo pela temática do blog e especialmente pelo post "propostas para melhorar nossa educação a distância". Cuido do blog Design Educacional, e o convido para ler este artigo: http://www.designeducacional.com.br/o-papel-social-do-designer-educacional/
Estou em completa sintonia com a sua colocação e, como Profissional da Educação a Distãncia, reconheço que precisamos criar estratégias para humanizar o processo de ensino e aprendizagem. Afinal, atrás das máquinas, há pessoas com sentimentos, sonhos e necessidades -há corações pulsantes! É necessário humanizarmos a EAD com mais cultura, intercalando elementos de produção exclusivamente humana (pinturas, poesia, teatro). É necessário sim a preocupação sobre ambientar o aluno para esta nova modalidade antes de SUPOR que ele irá se ambientar sozinho. Em uma ocasião, desenvolvi um curso falando sobre os benefícios do e-Learning para alunos que iriam começar a utilizar esta modalidade. Na ocasião, prôpus que assistissem uma apresentação multimidia do poema de Clarice Linspector, chamado "Mude". A quebra de resistência ocasionada por este inspirador poema fez com que a retenção dos benefícios fossem melhoradas, pois tudo aqulo que registramos por meio da emoção ganha um maior "recall". Abraços,
Renato de Amorim Gomes
www.designeducacional.com.br
Parabéns pelas publicações!
Parabéns professor!
Carmelita, 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro/MG
Na EAD o aluno poderia ter seu orientador, como acontece na pós-graduação, diante essa expressão percebo a necessidade de métodos para tornar a EAD uma modalidade mais afetiva, dessa forma a interação acontece e o orientador seria um aparato para aluno, um feedback de ambas as partes. Outro ponto que chamou minha atenção é a importância de aulas preparadas para adaptação ao processo de aprendizagem à distância, pois sempre que deparamos com algo novo todos temos dificuldade.
Marly, acadêmica do 5º-P. do curso de Pedagogia
Faculdade Cidade De João Pinheiro-MG
FCJP /João Pinheiro MG Pedagogia 5° periodo.
Concordo com as suas argumentações e também acredito que este método de ensino poderia ser mais utilizado de uma maneira simples e freqüente nas escolas regulares. O que vemos é que a maioria das escolas tem os meios tecnológicos, mas não dispõe de pessoas capacitadas para repassar aos alunos, pois aqueles educandos que não tiveram este acesso encontram hoje sérias dificuldades neste modelo de educação a distância.
Ola professor...
Concordo com você quando diz que a educação a distância está modificando as formas de ensino e aprendizagem. Acredito que essa mudança é muito válida, pois a EAD vem crescendo a cada dia, e disponibilizando oportunidades de estudo a todos.
Gostei muito da idéia de compartilhar o material, pois assim diminuem gastos, e todos podem ter acesso às mesmas ideias e fundamentos. Excelente essa forma de preparação para os alunos da EAD dividida em etapas, pois assim alunos que possuem maiores dificuldades com as tecnologias vão ter um tempo maior para se adaptarem a modalidade.
Muito bom o texto, parabéns professor!
evoluída, por que com o avanço da tecnologia ficou mais fácil para que os alunos
tenham mais facilidade para estudar, pesquisando, lendo livros.
Pois ela dará a oportunidade para aquelas pessoas que não tem tempo de estar nas
aulas diariamente.
FCJP/João Pinheiro MG Pedagogia 5°
período
Grande abraço;
Angélica Pereira, acadêmica do 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro/ MG
Ildeane, 5º período Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Em laboratórios e com presença e mediação tutorial, para os mesmos irem se ambientando gradativamente com a forma de trabalho, até sentirem preparados e com autonomia para trilharem seus próprios caminhos.FCJP MG
Sou acadêmica do V Período de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG, e primeiramente quero dizer a você o quanto me sinto honrada por participar do seu blog, este tão acessado e comentado.
Diante á propostas tão válidas como estas ditas no texto, digo que agora sim estamos caminhando para uma educação para todos. Uma educação pertinente, que faz jus ao objetivo da mesma, feita para todos aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos, se especializar e assim conseguir uma vaga no mercado de trabalho, que por sinal hoje está cada vez mais criterioso e exigente.
Essa flexibilidade no ensino a distância dará aos seus usuários a oportunidade de crescer intelectualmente e mais, de serem cidadãos autônomos, responsáveis, e preparados para enfrentar os desafios que o mundo de hoje nos proporciona, e implantar essa educação também nos ensinos iniciais, fundamental e médio também seria algo interessante, apesar do grande investimento que teria que acontecer nas escolas, uma vez que a criança tendo o primeiro contato com a máquina (computador) já seria uma base ideal para auxiliá-lo futuramente como um acadêmico pesquisador e interessado, visando que faz parte da realidade do nosso Brasil o não acesso dessa tecnologia para todos.
Sendo assim, podemos dizer que a EAD é mais que uma simples forma de levar o conhecimento, mas sim uma grande ferramenta para a construção de cidadãos.
Compartilhar seus artigos enriquece e amplia ainda mais meus conhecimentos com relação Educação a Distância. Concordo que é uma modalidade de ensino que veio para ficar e expande a cada dia.
Estamos inseridos numa sociedade em constantes transformações, que exige cada vez mais profissionais dinâmicos, inovadores e flexíveis, a busca por curso de graduação e pós-graduação tem aumentado consideravelmente, passa a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas e os meios tecnológicos são ferramentas importantes e coadjuvante no processo ensino aprendizagem quer seja presencial ou à distância.
Suas propostas certamente vão enriquecer e aperfeiçoar ainda mais os cursos de Educação a Distância.
Elane Eterna - Faculdade Cidade de João Pinheiro.
Gostei muito do texto o que mais me chamou atenção foram as sugestões de implantação da EAD de maneira mais suave e gradativa, com mais encontros presenciais, tendo um orientador para auxiliar o aluno no início. A preparação para EAD é muito importante, desta forma o aluno aluno não se sente tão perdido e sem rumo.Pois acredito que o que mais assusta as pessoas em relação à EAD, é o medo de pensar que não vai ter niguém para orientá-las.
Jacqueline, aluna do curso de pedagogia da FCJP-MG
Sou Vanessa Rosa, acadêmica do 5° Período da FCJP- Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Sou Vanessa Rosa, acadêmica do 5° Período da FCJP- Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Vejo a EAD como a EDUCAÇÃO DO FUTURO, onde o ensino estará sempre interligado a novas tecnologias e seu conhecimento incessante.
Itatiana Ribeiro Camelo, V Período de Pedagogia da FCJP-MG
Meu nome é Cássia, sou aluna da Faculdade Cidade de João Pinheiro-Mg.Compartilho da mesma colocação e, como aluna do curso de pedagogia, reconheço que precisamos criar estratégias para humanizar o processo de ensino e aprendizagem. Afinal,mesmo sendo um curso dado fora de sala de aula padrão, atrás das máquinas, há pessoas com sentimentos,concordo com a parte de humanizarmos a EAD com mais cultura. É necessário sim a preocupação sobre ambientar o aluno para esta nova modalidade, pois a educação deve ser sempre uma base e suporte para o educando, e deve sempre trabalhar na tentativa de eliminar os obstaculos da aprendizagem. Abraços,
Cássia Jesus de Oliveira
Aluna da FCJP-MG
Pedagogia V período.
Meu nome é Cássia, sou aluna da Faculdade Cidade de João Pinheiro-Mg.Compartilho da mesma colocação e, como aluna do curso de pedagogia, reconheço que precisamos criar estratégias para humanizar o processo de ensino e aprendizagem. Afinal,mesmo sendo um curso dado fora de sala de aula padrão, atrás das máquinas, há pessoas com sentimentos,concordo com a parte de humanizarmos a EAD com mais cultura. É necessário sim a preocupação sobre ambientar o aluno para esta nova modalidade, pois a educação deve ser sempre uma base e suporte para o educando, e deve sempre trabalhar na tentativa de eliminar os obstaculos da aprendizagem. Abraços,
Cássia Jesus de Oliveira
Aluna da FCJP-MG
Pedagogia V período.
A EAD é um curso muito bom que vem crescendo cada dia mais ela veio como uma oportunidade para aquelas pessoas que não tem um tempo para fazer um curso presencial e a EAD está no nível bem legal, pois ela te dar varias oportunidades de está sendo inserida na educação. Para se fazer um curso pela EAD tem que ter um grande esforço, pois pelo motivo de você não ter o professor sempre com você faz com que você se sinta com vontade de investigar e refletir o que esta sendo debatido, dando oportunidades para quem realmente quer estudar e aprender de diferentes formas.
A EAD é um curso muito bom que vem crescendo cada dia mais ela veio como uma oportunidade para aquelas pessoas que não tem um tempo para fazer um curso presencial e a EAD está no nível bem legal, pois ela te dar varias oportunidades de está sendo inserida na educação. Para se fazer um curso pela EAD tem que ter um grande esforço, pois pelo motivo de você não ter o professor sempre com você faz com que você se sinta com vontade de investigar e refletir o que esta sendo debatido, dando oportunidades para quem realmente quer estudar e aprender de diferentes formas.
Daiane Paiva, aluna do 5º período de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro - MG
É notório que vivemos na era das novas tecnologias, percebo que ainda há pessoas com resistência diante dessas novas ferramentas, é de grande relevância que façam a inserção das tecnologias desde as séries iniciais, pois assim quando os indivíduos optarem por esta modalidade não vão ter tantas dificuldades.
Janaína Rodrigues Pacheco, acadêmica do 5° período de Pedagogia da FCJP- João Pinheiro/MG
Priscila Vasconcelos, aluna do 5º perído de Pedagogia FCJP
Um aluno que opta em participar de um curso a distância certamente possui bons motivos para fazer esta escolha, sendo uma das mais comuns a falta de tempo.
Sendo assim é importante que sejam criadas propostas que facilite o desenvolvimento e conclusão deste aluno no curso.
Primeiramente é importante a integração do aluno na EAD, como uma fase de adaptação, um momento mais suave, onde ele pudesse se sentir mais a vontade, se familiarizando tanto com o curso como com os colegas que estão caminhando junto a ele rumo ao mesmo objetivo , a graduação.
Através de tecnologias como vídeo-aula, tele-aula, slides, documentários e muitas outras torna-se a aula mais satisfatória e produtiva podendo assim o aluno desenvolver com mais facilidade e se preparar para enfrentar os desafios com mais segurança e autonomia.
No entanto conclui-se que é de grande importância o apoio de órgãos do governo para que se cumpra as propostas expostas.
Izaura Maria da silva Souto pedagogia periodo5ª
João pinheiro MG
No meu ponto de vista esta faltando ainda um professor presencial para poder ajudar alguns alunos que não tem conhecimento tecnológico por isso eles encontram mais dificuldades em fazer os cursos a distancia, em função do despreparo no manuseio das tecnologias.
Em função deste despreparo acontecem as desistências.
Um professor presencial ainda faz a diferença na sala de aula.
Eleniz Neiva V periodo de Pedagogia FCJP
No meu ponto de vista esta faltando ainda um professor presencial para poder ajudar alguns alunos que não tem conhecimento tecnológico por isso eles encontram mais dificuldades em fazer os cursos a distancia, em função do despreparo no manuseio das tecnologias.
Em função deste despreparo acontecem as desistências.
Um professor presencial ainda faz a diferença na sala de aula.
Eleniz Neiva 5ª período Pedagogia FCJP-MG
É de grande relevância que estas propostas sejam realmente aceitas e solidificadas, pois ajudaram muito na caminhada dessas pessoas que buscam uma formação superior, ampliarem seus conhecimentos e tornar profissionais de sucesso. A EAD é sem dúvida um ótimo curso para aqueles que não têm condições de freqüentar uma faculdade presencial eles precisam de mais apoio principalmente para alunos com maiores dificuldades para que eles não desistam de seguir em frente e alcançar seus objetivos.
Rosana Cristina Souto acadêmica da Faculdade Cidade de João Pinheiro.
É de grande relevância que estas propostas sejam realmente aceitas e solidificadas, pois ajudaram muito na caminhada dessas pessoas que buscam uma formação superior, ampliarem seus conhecimentos e tornar profissionais de sucesso. A EAD é sem dúvida um ótimo curso para aqueles que não têm condições de freqüentar uma faculdade presencial eles precisam de mais apoio principalmente para alunos com maiores dificuldades para que eles não desistam de seguir em frente e alcançar seus objetivos.
Rosana Cristina Souto acadêmica da Faculdade Cidade de João Pinheiro.
Pois não poderá ter aquele contato com o professor que existe nas aulas presenciais.
Com isso muitos não conseguem atingir o nível de atenção necessária e acabam disistindo.
Geisiane FCJP-MG
Adriana Apª. 5 ª P. FCJP-MG
Muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EAD para se adaptar a esse modelo de ensino e neste contexto de metodologias de forma mais progressiva. Existem alguns casos de alunos que tem mais dificuldades em se adaptar na EAD essa dificuldade é encontrada por esses alunos não ter o habito de pesquisar.
Laisa 5ª P. FCJP-MG
Muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EAD para se adaptar a esse modelo de ensino e neste contexto de metodologias de forma mais progressiva. Existem alguns casos de alunos que tem mais dificuldades em se adaptar na EAD essa dificuldade é encontrada por esses alunos não ter o habito de pesquisar.
Laisa 5ª P. FCJP-MG
Os vários comentários aqui postados acrescentaram muito em meu modo de ver . Acredito que um dia poderemos ter aulas tão boas e interativas pela internet como as suas propostas , mas por enquanto ainda estamos numa fase em que a maioria das escolas no Brasil não tem estrutura para a educação a distância com qualidade pois não temos ainda o básico computadores, internet de qualidade e professores capacitados. Apesar dos muitos programas que são aprovados pelas assembléias dos políticos do nosso país ainda não há efetivamente o funcionamento destes como bem sabemos.
Elen Machado, 5º período do curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro/MG
IVANETE, PAULO JACINTO AL
Com o avanço do mundo, hoje somos movidos e alimentados pelos sistemas tecnológicos de varias formas e maneiras, é claro que facilita muito o ensino da EAD para aqueles que de uma forma ou de outra não podem estar presentes na sala de aula e no dia a dia, e para isso os professores precisam estar preparados e qualificados para a adaptação dos novos métodos que com certeza ainda estão por vir, somente com as informaçoês dadas ou seja cruzadas pelas tecnólogias a nossa realidade podem ser mudada para melhor e que facilitará para ambas as partes.
Meu nome é Ana Cristina sou do curso de pedagogia V período da Faculdade Cidade João Pinheiro.
Moran o seu texto nos leva a pensar nas mudanças que vem ocorrendo na educação. Pesquisando percebi que a EAD dá oportunidades para muitos, de realizarem o seu sonho, de ter uma graduação ou especialização, com aulas interativas, transformando o ensino em experiências inovadoras do conhecimento. Contudo tanto o aluno quanto o professor, nota a importância de aprender e fazer a diferença, para seu relacionamento sociocultural, em um mundo competitivo, que exige cada vez mais. Em relação aos fóruns disponibilizados é uma maneira eficaz onde os alunos dão suas opiniões nessa didática de ensino, descobrindo de maneira descontraída, onde alunos e professores fazem uma troca de conhecimento, interagindo e criando novas situações. Enfim a nossa vida está cada vez mais corrida, os exercícios se multiplicam, os encontros são na maioria virtuais, por isso devemos balancear estes encontros, com o presencial ao vivo, e acima de tudo o professor necessita de atualizações, novos cursos, reciclagem, especializações em busca de novos conhecimentos e técnicas inovadoras.
Através da EAD todas as formas de ensino e aprendizagem está sendo transformadas, inclusive as presenciais, cada vez mais, tendo a necessidade de inovar, utilizando técnicas semipresenciais, flexibilizando a necessidade da presença física, modificando os espaços e tempos, as linguagens, os processos entre outros. Para melhorar a EAD Moran nos mostra algumas propostas, tais como: o aluno poderia ter um orientador como acontece na pós-graduação, cursos à distância com alunos com maiores dificuldades de autonomia como o EJA, cursos técnicos, tecnológicos, portanto essa flexibilidade de processos e modelos é essencial para avançar mais, para adequar-nos a várias possibilidades e necessidades de formação contínua de todos.
Acredito que o grande obstáculo a ser enfrentado pelo curso em EaD, ainda está em nossos sistemas presenciais públicos, colegial, por exemplo, onde pouco exige a leitura básica e fundamental do aluno, onde pouco o instiga a desenvolver trabalhos, buscar conhecimentos além do que é dado em sala de aula. Se a cultura fosse mudada desde o princípio, não haveria tanta desconfiança em iniciar um curso em EaD.
Antonio
Mas estas pessoas devem ter uma autodisciplina para acompnhar as aulas.
Contudo, é necessário conquistar inclusão digital, professor preparado qualificado e assim educação de qualidade.
Abraços,
Júlio Bitencourt
Esta colocação do profº evidência a tendência da Educação EAD
Nós que convivemos com a Educação a Distância, sabemos dos seus benefícios! Acredito em uma Educação a Distância de qualidade pois vivo o dia a dia desta tendência mundial!
Acredito na EAD e estou investindo nesse "novo" jeito de fazer educação.
Refletindo as leituras de Niskier e Pretti com seu texto:
São múltiplas as possibilidades de se fazer EaD, e as vantagens são inequívocas. Como enfatiza a UNESCO, a educação a distância pode ser um mecanismo de extrema valia no oferecimento de oportunidade de acesso a uma formação acadêmica e profissional de qualidade para a vida e de modo permanente, ou seja, por toda a vida (NISKIER, 1999).
Como prática educativa, a Educação a Distância (EaD) se constitui em alternativa eficiente às amplas e diversificadas necessidades de qualificação de pessoas adultas. Assim, contando com o apoio dos avanços das tecnologias da informação e comunicação, é capaz de minimizar essa discrepância atendendo as demandas atuais de formação e de qualificação (PRETI, 1996).
Abs.
Creio que o caminho a ser seguido e melhorado em seu percurso seria a proposta apresentada neste material.
Convivo diariamente com a Educação a Distância, sei dos seus benefícios e do que devemos fazer e melhorar a cada dia, mas, introduzindo e acrescentando novos conhecimentos e técnicas, creio que a Educação a Distância aumentará cada vez mais sua qualidade para atender as pessoas que se beneficiarão através deste método, afinal é uma tendência mundial!
Sou tutora a distância do curso de Pedagogia do polo Leme - Anhanguera/Uniderp e posso dizer que sou a prova viva de que a educação a distância não deixa nada a desejar em relação à qualidade do profissional e do ensino, comparado ao presencial.
Tive excelentes mestres, conteúdo de primeira, por isso, quando fui convidada a trabalhar como tutora a distância não exitei, aceitei e vesti a camisa. Sou fã, seguidora e acredito que a EAD derrubará tabus e fará a diferença na Educação. Mesmo porque além de mestres, temos, por trás das cortinas, seres apaixonados por educar, com sede de mudança! Quero aprender muito mais com essas feras, chamadas Moran, Litto, Mattar....
Desde já agradeço.
Daniela S. Arrais
Uniderp-Anhanguera
Penso que para se conquistar e manter um nível de qualidade na EaD, seria necessário criar políticas públicas de divulgação de cursos e universidades que mantém o ensino a distância, sejam eles de qualquer nível (superior, básico, tecnologia, etc..) para que os futuros universitários tenham opções de escolha. Por outro lado, mostrar ao aluno EaD, que sua responsabilidade passa a ser maior a medida que seu conhecimento avança. Sua autonomia na aprendizagem é que será o termômetro de seu nível de conhecimento.
Para refletir...
Profº. Valdir Zanella
Isso porque estas ferramentas garantem maior atravidade ao estudo bem como promover a autonomia do estudante, numa era em que a tecnologia é parte integrante da vida de parcela da população com acesso à educação.
Isso porque estas ferramentas são necessárias para garantir a interatividade do aluno e auxiliá-lo na construção do conhecimento.
Por isso mesmo, reforça a necessidade de postura ativa do aluno.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho, acompanho sempre suas publicações que sempre me são muito úteis.
Att,
Daniela
Quem estiver interessados em dicas de cursos gratuitos com certificado, para aproveitas esses tempos de isolamento ocupando a mente e se qualificando, melhorando e valorizando assim o seu currículo, tenho algumas dicas no meu blog e vou trazer muito mais dicas para ajudar! Acessa lá quando tiver um tempinho => cursos online gratuitos com certificado