O grande projeto da nossa vida
O grande projeto da nossa vida é construir-nos como pessoas realizadas, interessantes, produtivas, afetivas. Uma construção contínua, com contradições, mas constante nesse objetivo maior que é humanizar-nos, evoluir sempre mais, fazer melhores escolhas, viver uma vida mais livre e realizadora.
É fascinante aprender os caminhos para a realização afetiva e profissional, para o equilíbrio entre o pessoal e o social, para fazer escolhas mais significativas em cada etapa das nossas vidas.
Observo que muitos procuram objetivos bem diferentes. Cada um deles pode ser interessante. Mas se falta essa dimensão integradora, poderemos crescer de forma desequilibrada, torta. É fascinante encontrar pessoas que transmitem paz, alegria ao seu redor, cujo contato inspira, estimula, ensina. Entristece, por outro lado, conviver com tantas pessoas desbalanceadas, que cresceram muito em algumas dimensões e tão pouco em outras.
É utopia ser feliz, viver em paz? Não é utopia, é um processo de construção constante, de avaliação permanente, de aprendizagem constante, de evolução integradora, com idas e vindas e contradições, mas com direção firme, segura e suave no rumo de níveis crescentes de liberdade e de realização.
Num mundo tão complexo, com mensagens tão contraditórias que valorizam o ter sobre o ser, a aparência sobre a realidade, fingir mais do que se expor, vale a pena trilhar o percurso aparentemente mais difícil da busca da paz, do equilíbrio interior, da vida eivada de afeto, da convivência carinhosa com as pessoas mais próximas.
Pode ser um discurso menos impactante do que o de receitas milagrosas, mas é o maior dos nossos desafios e que vale a pena encará-lo sem parar: construir-nos como pessoas abertas, mais livres e realizadas em cada etapa da nossa vida.
Comentários
Como sempre, seus textos me encantam...
Um abraço, bem forte!
Cecília
Ler você através das palavras nos remete a um encontro mágico com emoções, sentimentos, percepções, que não deveriam, mas que muitas vezes ficam submersas no cotidiano avassalador...rápido, urgente, fulgás...vc nos trás de volta a esta consciência emocional necessária para sermos um pouco melhores,para sermos felizes! Um forte abraço!
Lucimara
estou chegando agora...me adaptando às decisões tomadas recentemente:
- início do curso de pós-graduação (marketing) através da EAD;
- compreensão das mudanças que envolvem uma educação humanista, tão bem tratadas nos seus textos.
Parabéns por suas palavras que contribuem para sermos melhores a cada dia.
Um abraço.
Parabéns!
Temos um blog das nossas turmas.
Os textos de Moran nos atraiu até aqui.Que maravilha!
O grande projeto de nossa vida se baseia basicamente em uma boa educação, como diz Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”, portanto se busca incenssamente uma sociedade humanista que valorize a educação e que através dessa educação, se possa transformar o mundo atual em algo que seja inovador, criativo, onde as pessoas busquem cada vez mais informações para que se possam viver com novas perspectivas de mudanças.
Uma educação que apresente uma nova forma de viver, que possa apresentar crianças , jovens, adultos com auto estima, que acreditem que sejam eles os próprios protagonistas de suas histórias, com uma nova visão de mundo e um futuro certo de uma vida melhor com melhores oportunidades.