A afetividade na relação pedagógica
A educação, como as outras instituições, tem se baseado na desconfiança, no medo a sermos enganados pelos alunos, na cultura da defesa, da coerção externa. O desenvolvimento da auto-estima é um grande tema transversal. É um eixo fundamental da proposta pedagógica de qualquer curso. Este é um campo muito pouco explorado, apesar de que todos concordamos que é importante. Aprendemos mais e melhor se o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, de auto-conhecimento. Se estabelecemos relações cordiais, de acolhimento para com os alunos, se nos mostramos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, dentro de padrões e limites conhecidos. “Se as pessoas são aceitas e consideradas, tendem a desenvolver uma atitude de mais consideração em relação a si mesmas”[1].
Temos baseado a educação mais no controle do que no afeto, no autoritarismo do que na colaboração. “Talvez o significado mais marcante de nosso trabalho e de maior alcance futuro seja simplesmente nosso modo de ser e agir enquanto equipe. Criar um ambiente onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde os grupos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas - tudo isto é inaudito na vida comum. Nossas escolas, nosso governo, nossos negócios estão permeados da visão de que nem o indivíduo nem o grupo são dignos de confiança. Deve existir poder sobre eles, poder para controlar. O sistema hierárquico é inerente a toda a nossa cultura”.[2]
A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação, desejo, gosto, paixão, de ternura, da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes, promove a união. O clima afetivo prende totalmente, envolve plenamente, multiplica as potencialidades. O homem contemporâneo, pela relação tão forte com os meios de comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais e afetivos mais do que os racionais.
A educação precisa incorporar mais as dinâmicas participativas como as de auto-conhecimento (trazer assuntos próximos à vida dos alunos), as de cooperação (trabalhos de grupo, de criação grupal) e as de comunicação (como o teatro ou a produção de um vídeo).
Na educação podemos ajudar a desenvolver o potencial que cada aluno tem, dentro das suas possibilidades e limitações. Para isso, precisamos praticar a pedagogia da compreensão contra a pedagogia da intolerância, da rigidez, a do pensamento único, da desvalorização dos menos inteligentes, dos fracos, problemáticos ou “perdedores”.
Praticar a pedagogia da inclusão. A inclusão não se faz somente com os que ficam fora da escola. Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos em detrimento de outros. São excluídos quando exigimos de alunos com dificuldades de aceitação e de relacionamento, resultados imediatos, metas difíceis para eles no campo emocional.
Há uma série de obstáculos no caminho: a formação intelectual valoriza mais o conteúdo oral e textual, separando razão e emoção. O professor não costuma ter uma formação emocional, afetiva. Por isso, tende a enxergar mais os erros que os acertos. A falta de valorização profissional também interfere na auto-estima. Se os professores não desenvolvem sua própria auto-estima, se não se dão valor, se não se sentem bem como pessoas e profissionais, não poderão educar num contexto afetivo. Ninguém dá o que não tem. Por isso, é importante organizar atividades com gestores e professores de sensibilização e técnicas de auto-conhecimento e auto-estima. Ter aulas de psicologia para auto-conhecimento e especialistas em orientação psicológica. Ações para que alunos e professores desenvolvam sua autoconfiança, sua auto-estima; que tenham respeito por si mesmos e acreditem em si; que percebam, sintam e aceitem o valor pessoal e o dos outros . Assim será mais fácil aprender e comunicar-se com os demais. Sem essa base de auto-estima, alunos e professores não estarão inteiros, plenos para interagir e se digladiarão como opostos, quando deveriam ver-se como parceiros.
(Texto mais completo em: www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm )
[1] Carl ROGERS. Um jeito de ser, p. 39.
[2] Ibid, p.65-66.
Comentários
Sempre acreditei que se não houver uma relação real entre professor e aluno não há ensino e aprendizagem... na melhor das hipóteses, apenas tentam se suportar. Então, procuro conhecer alguns aluns, seus interesses, sua situação familiar... Mas é muito difícil... professores não tem tempo para se dedicar aos alunos?!?!?! Não é assustador?
Muito obrigado pela visita no Carbono Catorze.
Prof. Daniel
Acredito que esse seja o cerne da educação: afetividade.
Somente demonstrando interesse pelo aluno, incentivando-o, mostrando-se aberto para discussão e presente, o ensino-aprendizagem será possível e efetivo.
Que esse processo exige de nós, enquanto professores, um tempo maior de dedicação, isso não resta a menor dúvida. No entanto, é um tempo válido e de retorno incomparável.
E é isso que me encanta na EaD: a possibilidade de “driblar” esse tempo de 50 minutos de presença física da sala de aula. A condição de dedicar-me a conhecer meus alunos, suas dificuldades e interesses, de colocar-me a disposição deles, sem preocupar-me com o sinal que encerrará a aula.
Abraço,
Simone Teodoro
Quanto paramos para olhar a sociedade que se construíu, percebemos que essas idéias deveriam estar presentes desde os primórdios, porém sabemos que isso não aconteceu.
Nessa sociedade onde a pessoas estão mais sujeitas a uma solidão, a um egocentrismo, a um stress emocional, pois não tiveram uma educação emocional, se faz cada mais necessário pensar nas dimensões humanas do processo educativo. Pois logo diremos que esse é um dos maiores desafios que a educação tem no séc. XXI, onde cada vez mais é preciso aprender a conviver em conjunto e também aprender a ser.
Abraço Moran
http://luisdhein.blogspot.com
Suas palavras são sempre incentivo a todos que realmente querem fazer da educação mais do que simplesmente ler e escrever. As dificuldades sempre existirão no processo de ensino e aprendizagem, na relação aluno professor e vice versa, por isso é preciso vencer os obstáculos e procurar sempre o melhor caminho para o sucesso na realização dos nossos objetivos.
Aproveito para agradecer pelo aprendizado que vc. me proporcionou a publiocar tanto material bom de educação e novas tecnologias, eles foram essenciais para minha monografia. Muito Obrigada.
Sempre pensei que a educação está mais para os senhores do que para o resto dos mortais e mesmo assumindo a posição de professora, por alguns tempo, não mudei de opinião pq tudo nela, do jeito que está, é muito fora do contexto social, da formação humana..., o homem está só, o aluno está só, os professores estão sós...
Então, pemsei que deveriam ter professores trabalhando na contrapartida dessa idéia que está aí claro que eu já havia deixado a sala de aula), e eis que o encontro por indicação de um professor da disciplina Introdução ao Ensino a Distância.
Assim, devo afirmar, que há sempre esperanças, afinal, é preciso aprender a ser, antes de aprender a ter e, me parece, que esta é a concepção espiritualizada tão necessária aos educadores e à educação de nossos dias, como o foi em todos os tempos.
Penso que a visão espírita(Kardecista)que mostra o homem novo com afetividade pelo próximo e com respeito às diferenças pessoais e sociais, deveriam ser aproveitadas na educação com o propósito de melhorar o homem de agora e do futuro. Parabéns pelo trabalho!
Obrigado pelas contribuições e pelo carinho de vocês.
Há um abismo entre o avanço científico-tecnológico e o emocional. Temos dificuldades em gerenciar os limites e os afetos; a disciplina e o carinho. Educação sem limites é complicado, mas também sem afeto, de que adianta?
Grande abraço para cada um
Moran
sou acadêmica do curso de pedagogia,e acredito que para se ter uma educação inovadora é preciso nos desligarmos do tradicionalismo,não completamente, mais com uma visão inovadora em querer fazer da educação augo prazeroso e dinâmico, que incentive o aluno a buscar uma auto avaliação de si próprio e que o ajude na sua formação de caráter crítico, intelectual e no seu convivio social!
Cleusa -Orientadora Educacional
24/08/08