Aprendendo a ser um educador

O educador é especialista em conhecimento, em aprendizagem. Como especialista, espera-se que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, experiente, evoluído; que construa sua identidade pacientemente, integrando o intelectual, o emocional, o ético, o pedagógico.

O educador pode ser testemunha viva da aprendizagem contínua. Testemunho impresso nos seus gestos e personalidade de que evolui, aprende, se humaniza, se torna uma pessoa mais aberta, acolhedora, compreensiva. Testemunha viva, também, das dificuldades de aprender, das dificuldades em mudar, das contradições no cotidiano; de aprender a compreender-se e a compreender.

Com o passar do tempo ele vai mostrando uma trajetória coerente, de avanços, de sensatez e firmeza. Passa por etapas em que se sente perdido, angustiado, fora de foco. Retoma o rumo, depois, revigorado, estimulado por novos desafios, pelo contato com seus alunos, pela vontade de continuar vivendo, aprendendo, realizando-se e frustrando-se, às vezes, mas mantendo o impulso de avançar.

Há momentos em que se sente perdido, desmotivado. Educar tem muito de rotina, de repetição, de decepção. É um campo cada vez mais tomado por investidores, por pessoas que buscam lucros fáceis. Ele se sente parte de uma máquina, de uma engrenagem que cresce desproporcionalmente. Sente-se, em alguns momentos, insignificante, impotente, um número que pode ser substituído por muitos colegas ansiosos por encontrar trabalho. Sabe que sua experiência é importante, mas também que a concorrência é grande e que há muita gente disposta a ensinar por salários menores.

Ensinar tem momentos “glamourosos”, em que os alunos participam, se envolvem, trazem contribuições significativas. Mas muitos outros momentos são banais; parece que nada acontece. É um entra e sai de rostos que se revezam no mesmo ritmo semanal de aula, exercícios, mais aulas, provas, correções, notas, novas aulas, novas atividades.... A rotina corrói uma parte do sonho, a engrenagem despersonaliza; a multiplicação de instituições escolares torna previsíveis as atividades profissionais. Há um aumento de oferta profissional (mais vagas para ser professor), junto com uma diminuição das exigências para a profissão (mais fácil ter diploma, muitos estudantes em fase final são contratados, aumenta a concorrência). A tentação da mediocridade é real. Basta ir tocando para ficar anos como docente, ganhar um salário seguro, razoável. Os anos vão passando e quando o professor percebe já está na fase madura e se tornou um docente acomodado.

As etapas de aprendizagem a ser docente
Apesar de que cada docente tem sua trajetória, há pontos da evolução profissional coincidentes. Relato a seguir uma síntese de questões que costumam acontecer – com muitas variáveis - na trajetória de muitos professores, a partir da minha observação e experiência.

Veja o texto completo em http://www.eca.usp.br/prof/moran/aprend.htm

Comentários

Marli Fiorentin disse…
Olá professor Moran!
Desejo um Feliz Natal e um 2008 muito próspero. Que cada dia seja mais uma oportunidade de aprender a sermos melhores como pessoas, como educadores, refletindo, modificando, nos desafiando. Grande abraço!
Daniel Giandoso disse…
Olá professor

Sou prof. de História da rede pública da cidade de São Paulo e leciono História Medieval numa faculdade do Interior.
Tenho procurado blogs de professores para troca de experiência e percebi que aprenderei muito contigo.
Se tiver um tempo, visite o meu blog.

www.carbonocatorze.blogspot.com
prof. Daniel.
Olá
Sou professora de Educação Infantil e gostaria muito que visitasse o meu blog.
www.educrianca.blogspot.com

Boas Festas e um Feliz Ano Novo.

Abraço
Anônimo disse…
Caro professor,
Ainda não tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente, porém suas idéias registradas em obra são parte do fazer e saber educativo. Ao participar de um encontro com de educadores, mediados por Nelson Pretto, Me senti na obrigação de fazer mais uma especialização. Escolhi Tecnologias Educacionais. Desde então tenho tido o prazer em cita-lo em artigos e trabalhos acadêmicos. Realmente acredito na Educação como um processo transformador de todos os sujeitos envolvidos no cotidiano escolar.
Que neste ano de 2008 eu possa, no mínimo, assistir uma palestra sua.
Muita Paz!
José Moran disse…
Caros amigos:
Estive na Espanha desde o natal, visitando minha famíoia e dei um tempo no blog. Voltei e agradeço as manifestações de carinho de vocês (Marly, Daniel, Sandra, Lindomar). Grande abraço
Moran
Geny disse…
Caro professor Moran achei muito interessante o seu blog! Concordo com as suas colocações referente o comportamente de ser educador. As idéias são urgentes, necessárias e inteligentes.

Um grande abraço,

Geny Schwartz

Porto Alegre - RS

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran