O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos
Aqui está um trecho do diário de um professor universitário dentro de alguns anos numa sociedade conectada:
"A primeira aula é presencial: o professor faz a sua apresentação e o mesmo é feito por cada aluno, com detalhes, dos hobbys, das atividades, das perspectivas.
O professor mostra para os alunos a importância do curso, a forma de trabalhar a distância, mas conectados audiovisualmente. Apresenta o plano do curso, explica as atividades principais, organiza atividades de pesquisa. Abre a discussão para dúvidas e sugestões. Os alunos fazem algumas simulações do ambiente virtual, para nivelar o conhecimento tecnológico de todos, para facilitar o uso das ferramentas a distância que acontecerão daquele momento em diante.
Uma câmara está gravando o que acontece na sala de aula e fica automaticamente disponibilizada, para quem queira acessá-la depois ou para quem não pode comparecer ou ficar até o final.
A primeira atividade a distância é cada aluno gravar um pequeno vídeo de apresentação e o coloca na rede, no tópico perfil do aluno. Assim cada colega pode checar quem é aquele que fez um comentário interessante ou estranho.
Os alunos têm o planejamento do curso na Internet por escrito, com um pequeno vídeo explicativo do professor sobre as primeiras atividades da semana. Nessa primeira semana, além do preenchimento do perfil, cada aluno faz um levantamento dos vídeos, reportagens, textos sobre o primeiro tema do curso: experiências inovadoras no ensino superior. Depois de pesquisar bastante, Pedro vê que sua colega Cristina está conectada e lhe pergunta se podem se encontrar já. Cristina lhe pede para ir para a sala 1 do vídeo-chat e comentam os filmes encontrados com experiências pedagógicas. Assistem os vídeos, comentam os pontos interessantes de cada um e escolhem um para comentar e mostrá-lo para a classe. Gravam uma introdução ao vídeo selecionado e escrevem um texto destacando os pontos inovadores da experiência que o vídeo mostra. Disponibilizam a atividade no lugar da Internet reservado para a atividade 1 e guardam uma cópia no portfólio ou da biblioteca pessoal de cada um dos dois.
No dia seguinte, Pedro viaja de carro para o interior a serviço e somente acha tempo para conectar-se ao curso no fim da manhã. Liga o i-phone e se conecta sem fio com o ambiente virtual do curso. Vê que tem vários vídeos de colegas com projetos que podem ser assistidos quando quiser. Como está com pressa, só dá uma olhada rápida e percebe que aparece uma mensagem gravada do professor: “Leiam, por gentileza, o texto 1 que está na módulo 1, no tópico materiais do curso. O tema é sobre as mudanças que as tecnologias trouxeram para o ensino superior. Comentem – continua o professor – no fórum quais foram essas mudanças”. Pedro envia, do celular, com imagem uma rápida mensagem para Cristina: “Cris, estou viajando. Dê uma olhada nos vídeos e no texto que o professor indicou. Hoje estou sem tempo. Amanhã, de manhã, conversamos sobre o assunto”.
O professor marca alguns horários de atendimento, para grupos e para a classe como um todo. Encontram-se, a distância, num ambiente bem fácil de conversar. Cada aluno liga sua câmera, no lugar onde se encontra, aparece sua imagem na tela de forma reduzida. O professor saúda os alunos, ele faz breves comentários. A síntese aparece numa tela. Pergunta quem tem alguma dúvida. Várias pessoas se inscrevem. Ele vai dando vez a cada um. Alguns colocam as questões de viva voz; outros o fazem por escrito. O chat vai sendo gravado, com imagem, som e texto e fica disponibilizado depois para quem quiser.
A primeira atividade é a leitura de um texto sobre “As mudanças que a Internet trouxe para o ensino superior nos últimos quinze anos”. O texto tem uma introdução em vídeo gravada pelo professor e umas atividades no final com comentários explicativos gravados também pelo professor. O texto e os dois trechos de vídeo estão disponibilizados no tópico 1 do módulo 1 dos materiais do curso na página WEB do ambiente virtual interativo de aprendizagem. O texto remete a uma pergunta colocada pelo professor no fórum e que os alunos irão respondendo no prazo máximo de quatro dias".
(o texto completo está em www.eca.usp.br/prof/moran/agitado.htm)
Você acha que é muito utópica esta visão de futuro?
"A primeira aula é presencial: o professor faz a sua apresentação e o mesmo é feito por cada aluno, com detalhes, dos hobbys, das atividades, das perspectivas.
O professor mostra para os alunos a importância do curso, a forma de trabalhar a distância, mas conectados audiovisualmente. Apresenta o plano do curso, explica as atividades principais, organiza atividades de pesquisa. Abre a discussão para dúvidas e sugestões. Os alunos fazem algumas simulações do ambiente virtual, para nivelar o conhecimento tecnológico de todos, para facilitar o uso das ferramentas a distância que acontecerão daquele momento em diante.
Uma câmara está gravando o que acontece na sala de aula e fica automaticamente disponibilizada, para quem queira acessá-la depois ou para quem não pode comparecer ou ficar até o final.
A primeira atividade a distância é cada aluno gravar um pequeno vídeo de apresentação e o coloca na rede, no tópico perfil do aluno. Assim cada colega pode checar quem é aquele que fez um comentário interessante ou estranho.
Os alunos têm o planejamento do curso na Internet por escrito, com um pequeno vídeo explicativo do professor sobre as primeiras atividades da semana. Nessa primeira semana, além do preenchimento do perfil, cada aluno faz um levantamento dos vídeos, reportagens, textos sobre o primeiro tema do curso: experiências inovadoras no ensino superior. Depois de pesquisar bastante, Pedro vê que sua colega Cristina está conectada e lhe pergunta se podem se encontrar já. Cristina lhe pede para ir para a sala 1 do vídeo-chat e comentam os filmes encontrados com experiências pedagógicas. Assistem os vídeos, comentam os pontos interessantes de cada um e escolhem um para comentar e mostrá-lo para a classe. Gravam uma introdução ao vídeo selecionado e escrevem um texto destacando os pontos inovadores da experiência que o vídeo mostra. Disponibilizam a atividade no lugar da Internet reservado para a atividade 1 e guardam uma cópia no portfólio ou da biblioteca pessoal de cada um dos dois.
No dia seguinte, Pedro viaja de carro para o interior a serviço e somente acha tempo para conectar-se ao curso no fim da manhã. Liga o i-phone e se conecta sem fio com o ambiente virtual do curso. Vê que tem vários vídeos de colegas com projetos que podem ser assistidos quando quiser. Como está com pressa, só dá uma olhada rápida e percebe que aparece uma mensagem gravada do professor: “Leiam, por gentileza, o texto 1 que está na módulo 1, no tópico materiais do curso. O tema é sobre as mudanças que as tecnologias trouxeram para o ensino superior. Comentem – continua o professor – no fórum quais foram essas mudanças”. Pedro envia, do celular, com imagem uma rápida mensagem para Cristina: “Cris, estou viajando. Dê uma olhada nos vídeos e no texto que o professor indicou. Hoje estou sem tempo. Amanhã, de manhã, conversamos sobre o assunto”.
O professor marca alguns horários de atendimento, para grupos e para a classe como um todo. Encontram-se, a distância, num ambiente bem fácil de conversar. Cada aluno liga sua câmera, no lugar onde se encontra, aparece sua imagem na tela de forma reduzida. O professor saúda os alunos, ele faz breves comentários. A síntese aparece numa tela. Pergunta quem tem alguma dúvida. Várias pessoas se inscrevem. Ele vai dando vez a cada um. Alguns colocam as questões de viva voz; outros o fazem por escrito. O chat vai sendo gravado, com imagem, som e texto e fica disponibilizado depois para quem quiser.
A primeira atividade é a leitura de um texto sobre “As mudanças que a Internet trouxe para o ensino superior nos últimos quinze anos”. O texto tem uma introdução em vídeo gravada pelo professor e umas atividades no final com comentários explicativos gravados também pelo professor. O texto e os dois trechos de vídeo estão disponibilizados no tópico 1 do módulo 1 dos materiais do curso na página WEB do ambiente virtual interativo de aprendizagem. O texto remete a uma pergunta colocada pelo professor no fórum e que os alunos irão respondendo no prazo máximo de quatro dias".
(o texto completo está em www.eca.usp.br/prof/moran/agitado.htm)
Você acha que é muito utópica esta visão de futuro?
Comentários
Não penso que a proposta seja utópica, uma vez que o fundamental em uma relação de aprendizagem está assegurado: a interação entre os sujeitos envolvidos no processo.
abraço
Ligiane
Essa proposta "parcialmente" utópica, exige uma nova cultura.
Mas que tipo de ser humano estamos formando? Será que hoje a escola prepara os alunos para trabalhar dessa maneira?
E aquele aluno com necessidades especiais? Aquele aluno que não consegue se expor?
Essas questões me fazem pensar que para chegar mos a essa hipertextualidade, precisamos primeiro de uma cultura hipertextual. Pois ainda estamos muito alienados.
Dentro dessa perspectiva faço a seguinte reflexão:
Entramos nesse novo milênio, com esperança de um mundo melhor, ansiedade e medo do desconhecido. Descobrimos que muitas certezas se foram, aprendemos que vivemos em um mundo multidimensional, reconhecemos as diferentes realidades culturais e seus valores. E conseqüentemente começamos a nos questionar como fazemos as coisas.
Atualmente passamos por um mundo de re-estruturação, onde se busca um discurso para esse novo “mundo estranho” em que vivemos, cheios de perspectivas.
A velocidade, a acessibilidade e a interatividade mudaram e criaram novas formas de nos relacionarmos com o mundo, dessa maneira caminhando para uma nova estrutura social.
Atualmente estamos trazendo cada vez mais as mídias para a educação. Sabemos que o novo sempre causa um desequilíbrio. Porém precisamos estar atentos, pois a escola precisa de um projeto e de uma reflexão a fundo sobre como essas tecnologias irão participar dos processos pedagógicos, nesse ponto podemos concluir que a escola de vê educar e não treinar, assim a implantação de novas tecnologias é muito mais demorada.
Novas Tecnologias na educação quem faz é o professor e não o computador.
até mais Tchê
Abração Moran
O texto mostra um professor universitário em uma universidade conectada daqui a alguns anos. Concordo em que muitos professores não chegarão a este grau alto de interação com os alunos, mas uma parte importante, acredito que sim.
Grande abraço
Moran
Eu sou a Carmelita da Faculdade Cidade de João Pinheiro/MG.
Fiquei fascinada com essa publicação porque mostra que o professor conseguirá mediar os conhecimentos de milhares de alunos ao mesmo tempo. E todos terão chances iguais de aprendizado porque terão as mesmas oportunidades de acesso.
Aquele aluno que não tiver tempo para participar da aula no exato momento em que ela ocorre, poderá fazê-lo posteriormente e dessa forma conseguirá obter sucesso tanto quanto os outros.
É isso mesmo professor, com tanta tecnologia teremos que nos adaptar, caso contrário, ficaremos fora do planeta.
Parabéns pelo seu trabalho.
Sou Marly, acadêmica do 5ºP. Do curso de Pedagogia da
Faculdade Cidade De João Pinheiro-MG.
Neste texto é ressaltada a agitação do meio educacional,
Como a tecnologia faz parte da vida do aluno como do professor, ensino à distância é uma modalidade prática, no agitado mundo globalizado e passa a ser uma forma flexível de obter conhecimento e formação profissional. Suas colocações são ótimas e contribui para uma visão alargada a respeito do meio educacional daqui alguns anos.
Abraços.
Quero muito fazer parte dessa evolução.
Forte abraço, Angélica Pereira, acadêmica do 5º período do curso de Pedagogia da FCJP / MG
O texto abordado relata que no futuro será necessário que todos saibam manusear o computador e outros equipamentos tecnológicos para aprimorar os seus conhecimentos. As escolas não mais trabalharão como atualmente, pois, as pessoas optarão por uma educação a distância, devido a falta de tempo e a comodidade de poder estar em casa estudando.
Sou acadêmica do V Período de Pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG, e quero parabenizá-lo pelo sucesso do seu blog.
Vejo que neste texto foi apresentado um enorme desafio para os professores:
O mesmo deve se atualizar sempre, de modo a facilitar seu trabalho diante a correria que hoje já nos encontramos, e para isto devemos estar apaixonados com o ser professores, e transmitir isto aos nossos alunos como se estivéssemos presentes, olho no olho em sala de aula, partindo do pressuposto de que esse futuro está mais próximo do que nós imaginamos, e que devemos estar preparados para isso. A inovação é imprescindível, e as facilidades da EAD jamais deverão nos acomodar, tendo sempre como foco o conhecimento inacabado, tendo-nos como mediadores para a chegada da mesma aos alunos.
É inevitável que daqui alguns anos cursos presenciais deixem de ter a ênfase que hoje se tem. É notório que a flexibilidade da Educação à distância daqui alguns anos fará com que sua demanda aumente, tornando-a parte ativa e indispensável na vida de um educador. Acredito que a EAD é fundamental, tendo como ponto positivo a autonomia do aluno, visando também à inteiração não somente em uma sala fechada, mas sim, um grupo de estudos dentro de todo o Brasil. Mas a socialização e a interação em sala de aula de corpo presente, no meu ver, será uma grande perca.
Acredito que este agitado dia a dia do professor, esta bem mais próximo do que imaginamos. Confesso que isto me assusta, o fato de ficarmos o tempo todo conectados às máquinas, sendo monitorados, observados e avaliados.
As transformações acontecem e o homem em parceria com a máquina cria possibilidades para que todos de qualquer lugar em qualquer hora tenham o privilégio de se instruir, inovar, realizar o sonho de uma graduação e pós-graduação.
Caminhamos para uma época que, com o auxílio das tecnologias o conhecimento será acessível a todos, podendo conciliar trabalho, recreação e tempo para dedicar-se à família e amigos.
Elane Eterna – Faculdade Cidade de João Pinheiro.
cursos para ele acompanhar o mercado de trabalho, por que cada dia que passa
esta surgindo novas tecnologias, se ele não estiver capacitado ele não vai dar
conta de trabalhar ou acompanhar, porém com esse avanço ira facilitar mais para
o professor na sala de aula.
FCJP/João Pinheiro MG Pedagogia
Sou Cássia, aluna da FCJP-MG,creio que já estamos vivendo nesse agitado dia a dia do professor. No entanto, o fato de ficarmos o tempo todo conectados a um computador,avaliando e sendo avaliado, é meio estranho e frio a princípio.Mas quando colocamos em foco, as várias transformações que ocorre no mundo, todo o tempo, vemos a tamanho da importância dessa ferramenta para nós.
Nós alunos e professores, ganhamos a oportunidade de acrescentar sabedoria à todos os momentos, visto que a informação nos chegará mais rápida.
Também é notavel que com a EAD, o sonho de realizar um curso superior, se tornou um sonho mais próximo de todos.
Abraços
Cássia Jesus de Oliveira
Acadêmica da Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Pedagogia, 5º período.
Eu sou Ermina Lucena do v período de pedagogia da Faculdade Cidade de João Pinheiro/MG.
Confesso que fico um pouco assustada com a velocidade que as coisas se transformam no setor tecnológico. Mas apesar deste receio reconheço que esta rapidez de acesso a interação com mundo provocou um grande impulso em relação ao ensino, como a EAD, por exemplo, que dá oportunidades para as pessoas que por vários motivos não pode freqüentar um curso presencial a fazerem uma faculdade. Agora só cabe ao professor ser flexível e adaptar as mudanças, e estar sempre preparado para lidar com mundo das tecnologias ou então ficará fora da realidade.
Um grande abraço
A visão que temos não é utópica a meu ver, pois são tecnologia que já se encontram ao nosso meio, e por sua vez temos que acompanhá-la, visamos u pouco da EAD neste texto nos passa que a modalidade EAD e tudo o que está acontecendo e tudo que virá acontecer no futuro, e temos que acompanhar tal tecnologia.
Geisiane FCJP-MG
Em questão dos fóruns disponibilizados é a melhor maneira dos alunos se manifestarem dando suas opiniões sendo reflexivos nessa nova didática de ensinar, onde eles descobrem de forma prazerosa o aprender, interagindo com seus colegas, debatendo e criando novas situações, nunca deixando o tema proposto inacabado, pois, ao mesmo tempo em que aprendem mediam também o conhecimento.
Atenciosamente,
Itatiana Ribeiro Camelo, V Período de Pedagogia da FCJP-MG.
“Aprender a aprender e a desenvolver a criatividade são habilidades críticas na sociedade onde o conhecimento se renova com velocidades inesperadas”.
Ildeane aluna do 5º período Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG FCJP
Sou Vanessa Rosa, acadêmica do 5° Período da Faculdade Cidade de João Pinheiro- MG
Seu texto foi muito gratificante, com ele pude fazer uma análise das mudança ocorridas na educação. Não acho nada utópico essa visão do futuro, ao contrário, penso que já estamos vivenciando esse futuro.
Algumas vezes enxergo a EAD como um curso morto, sem calor humano, más, lendo e pesquisando sobre o assunto e até estudando tal matéria no meu curso, vejo que fora grandes as mudanças nesse aspecto. As aulas estão mais interativas, mesmo sendo lecionadas via internet.
Como exemplo disso,um texto postado pelo Senhor professor em seu Blog, o senhor dividia com a gente a experiência que tinha vivenciado, participando de uma bancada de apresentação de monografia via internet, fiquei maravilhada com a facilidade e comodidade que a internet pode nos proporcionar, e acho que dessa forma o acadêmico fica livre daquela pressão de observar se os jurados da banca estão gostando do projeto.
Outro ponto que gostaria de ressaltar é a inclusão que a EAD proporciona, agora o sonho de iniciar um curso superior ficou mais próximo de todos.
Professor Moran, por fim agradeço por todos esses textos que sempre nos acrescentam sabedoria.
Abraços
Camila Ribeiro Camilo Martins,
Acadêmica da FCJP-MG
Pedagogia 5°
ROSANIA RODRIGUES MONTEIRO GOMES
FCJP/PEDAGOGIA MG
Naõ acho que esta visão de futuro seja utópica, mas não gosto da visão do texto, acho que as pessoas poderiam se tornar muito inteligentes, mas não teriam afeto, não teriam amor pelos outros. Talvez a modernidade exagerada faz com que os seres humanos se tornem egoístas demais. O contato diário do convívio, a socialização com outras pessoas, desperta nas pessoas sentimentos, respeito, emoções, sonhos para o futuro.
Tanta tecnologia deixaria as pessoas mais acomodadas ao ponto de tornar sem sentido, quebraria o encanto que a EDUCAÇÃO tem.
Jacqueline Rosa
PEDAGOGIA - FCJP - MG
Acredito que a educação vai mudar e mudar sempre e para melhor, os professores devem sempre está se aprimorando para sempre está se inovando e está trazendo curiosidades para os alunos. O professor deve dar argumentos para os alunos investigarem e procurarem. Os professores devem motivar seus alunos a investigar e estudar eles devem usar a tecnologia a seu favor. A vida do professor é muito agitada então por isso a EAD é uma grande opção dos professores esta se graduando e aperfeiçoando e uma maneira de nunca ficar para trás e está se inovando sempre......
Abraços.
Janaína Rodrigues Pacheco, acadêmica do 5° período de Pedagogia da FCJP- João Pinheiro/MG
O Professor que deseja ingressar na EAD precisa se atualizar para se deparar melhor com a principal ferramenta da EAD: a tecnologia.
Um futuro tecnologicamente acelerado não esta muito longe de nós.
As tecnologias avançam com gradatividade intensa tornando-se cada vez mais procurada e acessível.
Não demora muito e cursos serão ministrados apenas com meios tecnológicos.
Bom lembrar no quanto será mais produtivo e satisfatório, acarretando assim mais união entre os participantes que irão se sentir cada vez mais dependentes uns dos outros nas trocas e construção do saber, criando um vínculo de respeito e amizade muito grande.
Izaura Maria da silva souto
João pinheiro MG pedagogia 5°periodo
Com o avanço da tecnologia daqui a alguns anos a maioria das aulas será através da internet, pois a maioria das pessoas está cada vez mais hábil a se comunicar e interagir com os meios tecnológicos. Uma ferramenta que torna o nosso dia a dia mais fácil e menos estressante. O professor diante das transformações poderá mediar conhecimentos em qualquer lugar a qualquer hora.
Rosana Cristina Souto acadêmica 5º período pedagogia Faculdade Cidade de João Pinheiro.
Pressuponho que seja mesmo muito agitado o dia a dia de um professor virtual, e interessante imaginar que tudo aconteça de uma maneira tão simples assim, Porem e de grande responsabilidade.
A tecnologia esta crescendo tanto que as vezes da medo, mas temos que andar lado a lado com ela se quisermos a cada dia adquirir mais conhecimento em todos os aspectos
Eleniz Neiva V Período de pedagogia FCJP_ MG
Elaine Matos Pedagogia V periodo FCJP
O autor faz uma previsão a respeito das aulas nas universidades futuramente. É perceptível que ele se baseia na realidade atual e imagina aparatos tecnológicos altamente avançados e ao alcance de muitas pessoas, o que iria avançar e facilitar o aprendizado dos estudantes, além de auxiliá-los a fazer trabalhos. Essa visão de um futuro modernizado é realista, se levarmos em conta a evolução ocorrida de algumas décadas para cá, entretanto muito otimista para que imagina todos esses aspectos para daqui dez anos.
Adriana Apº 5º Periodo de pedagogia -FCJP-MG
Adriana Apª. 5 ª P. FCJP-MG
Adriana Apª. 5 ª P. FCJP-MG
Creio que essa forma de ensino a distância apresentado pelo texto não é utopia, pois tudo caminha para que o ensino seja cada vez mais virtual sem perder a qualidade e as exigências propostas em cada curso. Mas para que o aluno seja inserido nesse ensino a distância ele precisa esta em contato que a tecnologia porque durante a aula serão utilizadas ferramentas à distância para a realização de seus trabalhos como atividades que precisam se gravadas e colocadas na rede.
Laisa 5ª P. FCJP-MG
Gilmara Rafaela Freitas 5º Período Pedagogia FCJP
E juntamente com esta "previsão" de futuro, vem também um alerta nas entrelinhas... a necessidade do professor manter atualizado com as tecnologias, visto que será tão importante quanto o próprio conhecimento sobre a matéria do qual será orientador!
Abraço