A importância dos gestores inovadores
Uma boa escola começa com um bom gestor. Muitos excelentes professores são maus gestores, administradores.
O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.
No meio de tantas escolas públicas com tantos problemas, visitei várias vezes uma escola municipal da periferia de São Paulo. A escola era simples, com um clima cordial entre os professores e funcionários. A maioria está lá há muito tempo. Qual o segredo? O diretor. Um homem dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor.
Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa. Devido às baixas condições de trabalho, o que vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretores e de professores, além de um excesso de faltas; há diretores que não ficam mais do que um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se esforça nem se pune quem demonstra baixo desempenho e, para completar, o envolvimento dos pais é pequeno e o currículo, desinteressante”.[1]
(texto ampliado em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestores.htm)
[1] Gilberto DIMENSTEIN. Pro dia nascer feliz. Folha online, 05-02-07. In http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=92e250c30af47010003c9c3114278eb2
Você tem algum exemplo de como um bom gestor modificou uma escola?
O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.
No meio de tantas escolas públicas com tantos problemas, visitei várias vezes uma escola municipal da periferia de São Paulo. A escola era simples, com um clima cordial entre os professores e funcionários. A maioria está lá há muito tempo. Qual o segredo? O diretor. Um homem dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor.
Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa. Devido às baixas condições de trabalho, o que vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretores e de professores, além de um excesso de faltas; há diretores que não ficam mais do que um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se esforça nem se pune quem demonstra baixo desempenho e, para completar, o envolvimento dos pais é pequeno e o currículo, desinteressante”.[1]
(texto ampliado em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestores.htm)
[1] Gilberto DIMENSTEIN. Pro dia nascer feliz. Folha online, 05-02-07. In http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=92e250c30af47010003c9c3114278eb2
Você tem algum exemplo de como um bom gestor modificou uma escola?
Comentários
É importante mesmo o papel dos gestores na integração de pessoas e projetos. Muitas escolas parecem colchas de retalhos, por essa deficiência na gestão.
Grande abraço
Moran
Real não conheço mas posso dizer que a tv tem mostrado boas alternativas de gestores de escolas.
Destacam-se o do Colégio Múltipla Escolha da novela "Malhação" e o Colégio Público da novela "Sete Pecados", ambas da Globo.
Qualquer gestor escolar que aja como os personagens destas novelas será muito bem sucedido.
Embora não seja um defensor da Globo, neste ponto temos que dar a mão à palmatória. Em tecnologia e inovação em educação, ela tem se superado e dado excelentes exemplos. Não só com as novelas citadas mas, com programas como Globo Ciência, Ação, Ecologia entre outros. Isso sem falar nos Tele-cursos 1º e 2ºgraus.
Grande abraço.
Albero Valença.
Como ouvinte de sua palestra, que por sinal foi de grande proveito no congresso da Aprofem, realizado de 12 a 14 de Setembro, me sinto na obrigação de na qualidade de professor poder corrigir uma afirmação sobre os criadores do "Youtube"...ele não foi criado por adolescentes com relampejos inovadores de uma sociedade "conectada"...Jawed Karim então com 27 anos e aluno de uma conceituada escola americana (com um sólido sistema de ensino)a St. Paul High School, ciou um sistema de e-mail para a faculdade...também é o home que criou a Paypal, comprada pelo E-Bay por 65 milhões de dólares!!!!...lembremos que ele era aluno universitário...longe de ser um adolescente...e criou o "youtube" em 2005 sem lá muita criatividade pois ele simplesmente usou o software Flash Macromedia, que já existia em 1999 (ele apenas foi flexível, em suas próprias palavras...assim como Bill Gates, que vendeu o software da IBM para a própria IBM...nada de inovador) também). Chad Hurley e Steve Chen (também graduados), seus companheiros na criação do you tube, que nada tem de adolescentes também, não o fariam se não tivessem tido o apoio de um grande fundo de investimentos americano, o Sequoia ...todos adultos que não brincam em serviço, todoos graduados, esse não é um mundo efêmero, pelo menos não lá.
Caro professor todas essas informações estão na rede...mentes brilhantes não nascem fora de um sistema de ensino sério...peço ao senhor que visite o "site" da SME/SP onde já pode ser encontrada a prova que os alunos farão (a prova Brasil) já RESPONDIDA numa clara demonstração da seriedade educacional da Cidade de São Paulo.
Como professor não me sinto atrasado, sem inovação, faço minha segunda pós (uma em Gestão Escolar), me sinto afrontado ao ver aquilo que faz uma escola funcionar (o professor)ser massacrado por todos os lados por razões econômicas.
Agradeço a palestra enriquecedora, creio ser esse o caminho para a educação, contanto que todos cumpram com seu dever constitucional...formar cidadãos livres e críticos, muitas de suas idéias eu procuro usar desde 1995, quando começei a trabalhar.
Obrigado pela atenção.
Professor Márcio.
Interessantes suas observações sobre alguns programas da TV Globo que mostram exemplos ge gestores inovadores. Atualmente não estou acompanhando muito esses programas e tentarei fazê-lo, na medida do possível.
Márcio:
Obrigado pelas suas observações sobre os criadores do YouTube. Os criadores são jovens universitários (um conceito amplo de adolescente, que criaram meio sem querer em 2005 algo muito sério, uma empresa de divulgação de vídeos que foi comprada pelo Google por bilhão e meio de dólares!. Parabéns por fazer a segunda pós e por buscar a mudança. Se todos estivessem motivados como você, seria muito mais fácil mudar nossa precária educação.
Grande abraço
Moran
O mau exemplo também pode ser educativo. Se quiser explicar melhor o que aconteceu, somos todo ouvidos!
Grande abraço
Moran
em algumas localidade como na região de Beberibe (localidade praiana de Fortaleza), o aluno tem que viajar 20km para ter acesso a sala de aula improvisada ,isso é matéria de hoje em um dos grandes jornais da cidade,espero mudanças na politica educacional pricipalmente em nosso estado ce,só assim teremos bons gestores futuramente.
Estou fazando curso de tutor da UNOPAR. Ontem tivemos palestra com o Sr. Gostei muito.sou professora há 38 anos. Sempre acomanhei a tecnologia nas minhas aulas de História. Hoje sou diretora de uma escola num Distrito. A escola está recebendo todos equipamentos de informática e internet. Os professores receberam pendrive. Espero que saibam usar a tecnologia.
Por falar em gestor, tenho uma observação. Em Ibaiti, a Escola mais humilde, que funciona num acampamento da Igreja Presbiterina no Bairro Oscar Arieta Nagrão, teve maior aproveitamento no IDEB, do Município.Acretito na gestora.
Boa Noite,Abraço