A Escola é pouco atraente!
"A escola é pouco atraente. Segundo pesquisa do INEP, o que afasta crianças entre a 5ª e a 8ª série é mais o desinteresse (40%) do que a necessidade de trabalhar (17%)[1]. A escola, principalmente a partir da quinta série, fica fragmentada, compartimentalizada. As disciplinas estão soltas, falam de assuntos sem ligação direta com a vida do aluno. Muitos professores estão desmotivados. A infra-estrutura está bastante comprometida, o acesso real da maior parte dos alunos à Internet é muito insatisfatório. No ensino superior, metade dos alunos não termina seu curso, não se forma. Com uma escola assim e, ao mesmo tempo, com o rápido avanço da sociedade rumo à sociedade do conhecimento, o distanciamento entre a escola necessária e a real vai ficando dramático.
Se tantos jovens desistem do ensino médio e da faculdade, isso comprova que a escola e a universidade precisam de uma forte sacudida, de arejamento, de um choque. Alunos que não gostam de pesquisar, que não aprendem a se expressar coerentemente e que não estão conectados ao mundo virtual não têm a mínima chance profissional e cidadã enquanto esse quadro não mudar.
Saber pesquisar, escolher, comparar e produzir novas sínteses, individualmente e em grupo, é fundamental para poder ter chances na nova sociedade que estamos construindo".
[1] INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Feita em 2005 e publicada em 2007.
Estes são os dois primeiros parágrafos do meu livro "A educação que desejamos". Você concorda com esta visão? A escola é pouco atraente? Por que?
Comentários
Marivaldo Mendonça
Colégio da Polícia Militar -ACM
Itabuna (Ba)
Por que somos de uma época sem Internet e avançamos?
Ainda penso que nada pode substituir o prazer e o hábito da leitura de livros de papel como esse que você está lançando.
Sucesso!
Abraços.
Concordo com a análise das dificuldades. É importante, mesmo assim, encontrar o caminho pessoal da mudança, que não depende só das condições estruturais mas também da atitude pessoal de busca da inovação. E isso depende muito de cada um de nós.
Abraço
Moran
Preocupo-me quando nas escolas os alunos não se sentem motivados a pesquisar. Creio que estamos falhando no essencial. Se os alunos copiam e colam, nosso trabalho educacional não está focando a aprendizagem significativa. As crianças são curiosas, por que na escola muitas perdem essa curiosidade? É um claro sinal de problemas que temos.
Grande abraço
Moran
Sou educadora e muito me preocupo em tentar encontar uma "fórmula mágica" que motive o aluno.
Pensando em quais sejam os interesses dos alunos (crianças, adolescentes e jovens)acredito que mataremos a grande charada.
O que crianças gostam?
Resposta: de brincar, de descobrir,de arriscar, de serem autônomas.
O que adolescentes e jovens gostam?
Resposta: de namorar, de consumir, de fazerem suas próprias escolhas (autonomia).
Veja a crescente atração que jovens e adolescentes têm com a mais recente criação virtual "Second Life". Nestes ambientes, eles se divertem enquanto fantasiam serem pessoas que ainda não são: livres, auto-sustentáveis e distantes das atenções e controles dos pais/professores.
Será que o caminho não é este?
A criação de "fantasias" que levem o aluno a produzir de verdade dentro das escolas e universidades?
O que tornaria o ambiente escolar atraente? O que faria com que alunos não quisessem perder uma aula sequer?
Ainda estou refletindo e continuo em busca de respostas mais claras, mas penso que o caminho seja este.
Um abraço
Simone
Somos seus alunos do curso da SME de Barretos. Concordamos com as mudanças da nova tecnologia em sala de aula, desde que tenhamos ambientes favoráveis para esta implementação de fato. Gostaríamos que nos desse sugestões de como trabalhar com a tecnologia para crianças de 1.ª a 4.ª série?
Um abraço, Debora e Geni.
Sem querer generalizar, mas comentar o que acontece comigo e com muitos colegas de trabalho...o comodismo acaba por nos imobilizar e faz com que busquemos a cada dia mais desculpas para nossa inércia.
Marta e Karla
02/07/07