Tecnologias na educação a distância

Os cursos por correspondência foram majoritários durante mais de um século. Era a tecnologia mais viável economicamente para atender a alunos isolados e de forma individual. Essa realidade mudou drasticamente nos últimos vinte anos. As redes trazem uma interatividade e aproximação entre professores e alunos na EAD que antes ficava comprometida pelas dificuldades técnicas. O ser humano uma vez acostumado a um patamar de interatividade maior, dificilmente suporta um modelo em que há um distanciamento físico tão forte como ocorre no ensino por correspondência. Toda a educação, não só a específica a distância, caminha para uma utilização intensiva de tecnologias, de atividades a distância, mesmo nos cursos presenciais, com maior interação.

Todas as tecnologias podem ser utilizadas, principalmente de forma combinada. Os modelos que mostram o professor – como os da teleaula – conseguem atrair muitos alunos porque reforçam o papel do professor a que os alunos estão acostumados. Mas nenhum curso de longa duração utiliza uma única tecnologia. Tele ou videoaulas se combinam com atividades em ambientes virtuais, que podem ser acessadas através de qualquer aparelho que se conecte com a Internet. Recursos mais tradicionais como a TV e o Rádio tem um espaço grande para crescer. O público gosta e está acostumado a esses meios. Nos falta hoje uma política de incentivo à TV, com apoio de outras mídias. Passamos muito rapidamente das mídias tradicionais às digitais (Internet), sem fazer uma integração maior. Países como a China e a Índia utilizam de forma intensiva a televisão, com milhões de alunos. O Brasil deu as costas para a TV e o rádio, tão populares no dia a dia.

O avanço impressionante de computadores e tablets está personalizando claramente o processo de aprendizagem. Não podemos dar o mesmo conteúdo e atividades para todos, no mesmo ritmo. Os alunos querem ser tratados de forma mais individualizada. Caminhamos de uma EAD mais industrial, massiva, de produto pronto, igual para todos para modelos bem mais flexíveis, que combinam o melhor do percursos individual com momentos de aprendizagem em grupo, de colaboração intensa.As tecnologias WEB 2.0, gratuitas e colaborativas facilitam a aprendizagem entre colegas, próximos e distantes. Tudo caminha para ser mais aberto, ágil, intuitivo (touchscreen ou telas sensíveis ao toque, como nos tablets). Falta no Brasil melhorar os preços destes equipamentos (essa perspectiva é próxima) e melhorar a banda larga (ainda falta muito).

Comentários

Anônimo disse…
Como é satisfatório ler os seus Posts! Este último post intitulado "Tecnologias na Educação a Distãncia" faz-nos perceber as possibilidades infinitas de utilização das TICs, fortalecendo a interatividade entre aluno e professor; Não só as tecnologias mais recente mas tecnologias tidas como "antigas" como rádio e TV.
marcio.viceli disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
marcio.viceli disse…
É Professor, a tecnologia está de fato ai para aproveitarmos. As fronteiras foram arremessadas para longe.
Eu creio que em pouco tempo, a Educação a distância vai tomar proporções inimagináveis. O mundo é outro. Obrigado
Heila Elisa Gois disse…
Prof. Moron é muito interessante ler as materias publicadas no seu blog. Realmente a tecnologia avança muito rapidamente, mas infelizmente os equipamentos ainda tem seus valores elevados.
Anônimo disse…
Prof. Moran, realmente as tecnologias facilitam muito a educação à distância, mas conforme foi dito em sua publicação, os alunos ainda precisar "ver" a figura do professor, como nas teleaulas. O aluno quer as facilidades e a flexibilidade da EAD, mas ainda precisa muito de uma figura de apoio para auxiliá-los, como os professores palestrantes ou os âncoras.
Pois é, com o expresso avanço do mundo moderno e das tecnologias vigentes quanto a educação, acredito que os profissionais que trabalham na área da educação estão sendo despertados a buscar aperfeiçoamento de suas metodologias em educação, porém o que ainda falta em nosso país é uma maior acessibilidade em termos financeiros.
tereza bruno disse…
Caro professor: Seus artigos sempre vêm ao encontro de nossos questionamentos. Quando digo "nossos", creio que meus e das pessoas que acreditam na EAD e querem seu aperfeiçoamento e sua maior disseminação possível. Creio que muitas pessoas não têm fácil acesso à Internet ou mesmo a computadores em alguns pontos do nosso país. Assisti a uma reportagem, que mostrava alunos se deslocando a grande distância em localidade no Norte do nosso país, para terem acesso a computador, Internet e EAD. O uso de mídias como rádio e TV facilitariam o estudo nestes lugares. Esperemos as novidades. Sempre parabéns por seu trabalho, tão importante.
É sempre gratificante a leitura dos textos do Prof. Moran.

Realmente, o que falta em nosso país para que a Educação de Qualidade se consolide, e de forma acessível, é uma política séria com investimentos na adequação dos recursos existentes às demandas.

Além de Tecnologias, precisamos de políticas que potencializem os recursos humanos, os professores, com dotação de verbas e recursos que realmente possibilitem melhores condições de trabalho e de formação profissional.
Leonardo Betemps disse…
Professor,
Achei muito interessante o que foi postado e a reflexão que isso trouxe. Hoje as tecnologias estão avançando de forma muito rápida e nós professores temos que estar atentos para acompanhar as necessidades de nossos alunos.
Hoje, a tecnologias estão fazendo toda a diferença no aprendizado do aluno. Pena que só alguns conseguem ter acesso a essas tecnologias.
MANUEL disse…
É extremamente gratificante ler os seus posts.
Sou professor do nível médio e atualmente estou desenvolvendo um projeto de uso de blog como recurso no ensino/aprendizagem de Química na escola em que leciono.
Ainda verifico muita restrição de uso de mídias por parte dos professores, enquanto que os alunos tem aceitação total e plena desse tipo de uso.
Acredito que deva se investir na formação continuada dos professores para que as TICS sejam efetivamente incluídas no PPP das mesmas.
Abraços.
Manuel Alves.
Anônimo disse…
Prof. Moran, sempre somo conhecimento e dúvidas quando leio seus posts.

Concordo quando colocam que a Educação de Qualidade necessita de políticas públicas sérias que apoiem seu desenvolvimento, estabelecendo conceitos e viabilizando a utilização das tecnologias.

Porém creio que além do caráter tecnologico, precisamos adequar os profissionais e alunos envolvidos para que os mesmos saibam utilizar as tecnologias quando apresentadas.

Realmente a educação é uma constante em desenvolvimento, mutável e flexível em todos os aspectos.
Lúcia disse…
Olá professor,
É de fundamental importância o crescimento da EaD e suas tecnologias, porém trago para a discussão de que é importante o atendimento individualizado, mesmo que esse ocarra a distância. Acredito que as interações as trocas de experências são elementos substanciais em qualquer modalidade de ensino.

abraços
Porf. Moran, excelente reflexão sobre as tecnologias na educação à distância. As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, o que precisamos é da "cultura do ensino online", de aproveitarmos todos os recursos disponíveis para otimizarmos o tempo e a inovação da educação. Não esquecendo dos meios tecnológicos tradicionais como a TV e o Rádio.
Richard disse…
A cada dia aprendo mais a respeito da EaD. Parabens pelos seus textos , me ajudam a compreender e refletir a respeito da temática.
Jose Richard
Victor Hugo disse…
O homem precisa entender que a principal ferramenta para avançar o seu aprendizado é a capacidade de pensar, analisar e compreender. Após dominar essa faculdade ou ao menos exercitá-la diariamente como forma de entender seu cotidiano, ele passará a buscar ferramentas que lhe ofereçam informações de seu interesse conforme a época e a sociedade em que vive. Instigar este pensamento no aluno é o dever do tutor EAD. As diversas ferramentas tecnológicas que integram os recursos do Moderno EAD são formidáveis, sua evolução é admirável. Podemos oferecer o melhor método ou o melhor recurso eletrônico, mas sem o espírito de co-responsabilidade o aluno não conseguirá peregrinar na jornada que o aguarda e essa será a maior razão das futuras críticas diante o Ensino do Futuro.
Victor Hugo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
O cotidiano nos faz, de uma forma imediatista e necessária, supor que estamos inseridos nos contextos que compõe nossas vidas de trabalho e lazer.
No entanto, quando da necessidade de interação com os meios, damo-nos conta de que temos um fator limitador chamado tempo. Esse "senhor" nos faz perceber que as atuais ferramentas de interação com os ambientes estão "dominadas" por nós mesmos, no entanto, no mundo real do dia a dia, nos deparamos com limites que esse tempo nos impõe.
Concordo com o Professor Moran quando fala sobre o desperdício do tempo. Max Weber no livro Ética Protestante e o Espírito Capitalismo cita Baxter que comenta que o "desperdício do tempo" é o maior dos pecados, que a vida é muito curta para ser desperdiçada com frugalismos. Observando isso, podemos concluir que, mutas das coisas que fizemos, talvez não tenha razão de sê-las. O domínio das ferramentas de T.I., que nos permitem interagir, só podem ser dominadas, mediante o efetivo uso, na interação com os públicos que nos fazem crescer pessoal e profissionalmente.
A dedicação do tempo, foi minha maior dificuldade nesse curso em EAD. A Lição aprendida é nessecidade de hierarquizarmos nossos interesses. Dedicação à interação com as comunidades que nos acrescentam e o descarte daquilo que nos faz desperdiçar o tão precioso tempo.
Este comentário foi removido pelo autor.
Poli disse…
Realmente, o aluno sempre espera ser "visto" pelo professor, seus trabalhos serem comentados. Elogios e críticas construtivas servem para o enriquecimento pessoal e também profissional. A EAD precisa utilizar das boas ferramentas em mãos para conhecer seus alunos, o conhecimento que já trazem e o que esperam. Por isso, o contato as trocas de informações mesmo que não seja pessoalmente, são muito importantes no processo de ensino aprendizagem.
Professor, a cada texto seu vislumbramos novos conhecimentos e direcionamentos acerca da educação a distância. Obrigada!

As tecnologias realmente "chegaram" para mudar os processos os quais estávamos acostumados, na modalidade presencial a figura do professor ainda é vista como algo único e intransferível.

Observemos que durante toda nossa vida escolar fomos acostumados a ter a "tia" sempre por perto. Uma educação a qual não nos preparou para sermos autônomos e pesquisadores.

No meu estado, Amazonas, por exemplo, o acesso a internet é caríssimo, raros são os acadêmicos os quais possuem condições de ter uma conexão de banda larga. Com certeza o uso da tv e do rádio poderiam ser alternativas viáveis.

Concordo com os colegas, nós profissionais da área de educação precisamos entender e acompanhar este processo, porém o alto valor dos equipamentos, falta de capacitações acerca do uso das TICS e principalmente a falta de políticas públicas configuram-se como obstáculos para a tecnologia e suas possibilidades serem usadas plenamente.
A Educação a Distância rompe distância e ao fazer a utilização das TIC's consegue se aproximar do aluno, oferecendo um atendimento individualizado na construção do seu saber e ao mesmo tempo propondo espaços de discussão em grupo.
Fabiana Arakaki disse…
Parabéns prof. Moran pelo post! Sempre aborda os assuntos de maneira simples e bem objetiva! Acho que as tecnologias são as grandes aliadas da EaD, pois as novas ferramentas permitem cativar a atenção dos alunos e consequentemente o aprendizado é mais eficiente! Como aprendemos nas aulas de pós graduação em Metologia e Gestão para Educação a Distância, graças as TICs, é possível diminuir cada vez mais a distância entre prof. e aluno, pois hoje há ferramentas que permitem total interação e em tempo real, onde podemos tirar dúvidas e principalmente trocar idéias como se estivéssemos no mesmo ambiente físico.
Ola!
Professor Moran
Sem dúvida podemos dizer que a tecnologia para vida das pessoas esta sendo essencial, principalmente quando favorece o estudo para alunos que não podem estar em uma faculdade todos os dias. A EAD esta presente cada vez mais, não tenhamos dúvidas desse privilégio.
Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP- MG
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Galvão disse…
É a tecnologia é de grande importância nas nossas vidas hoje,e como ela facilita a vida do professor e do aluno.Com toda certeza a educação á distância já está caminhando para um grande reconhecimento,daqui uns anos será muito mais ampla.Mas para alguns alunos ainda é preciso ver o professor para aprender ,é um tabu que precisa ser quebrado,pois depende só do aluno fazer a diferença seja presencial ou á distância.
Sílvia Apª Galvão Rocha (5° P. Pedagogia FCJP - MG)
Josiele disse…
Olá Professor!
É bem provável professor Moran, que para um melhor aproveitamento dessas tecnologias é necessário que invista- se para facilitar esse processo de interação com as pessoas. Seria também necessário que essas tecnologias estivessem no alcance de todos, pois os preços ainda são elevados e os serviços de banda larga são muito precários.
Atenciosamente: Josiele Leles estudante do 5º período de Pedagogia na Faculdade Cidade de João Pinheiro
Simone Rocha disse…
Hoje a tecnologia é um meio de ajudar a todos, em todas as áreas ,na área da educação , a tecnologia é de muita importância , pois ela permite o acesso a pesquisa ,a busca pelo conhecimento , onde assim ficaremos atualizados sobre o que esta acontecendo no meio educacional.Na EAD , o uso da tecnologia permite que os alunos e professores se interagem e facilita para os alunos adquirir o conhecimento que ele tanto procura através das pesquisas e trabalhos elaborados.
Simone de Fátima Rocha Araujo (5°P.Pedagogia FCJP Minas gerais.)
Elemiria disse…
Prof. Moran
Com certeza as tecnologias vem tomando conta,é provável que a educação a distância também daqui a algum tempo será uma escolha perfeita, pois as novas tecnologias oferecem um meio adequado para esta aprendizagem, apesar de que são poucas as pessoas que adquirem certos equipamentos.
Josiele disse…
Olá Professor!
É bem provável professor Moran, que para um melhor aproveitamento dessas tecnologias é necessário que invista- se para facilitar esse processo de interação com as pessoas. Seria também necessário que essas tecnologias estivessem no alcance de todos, pois os preços ainda são elevados e os serviços de banda larga são muito precários.
Atenciosamente: Josiele Leles estudante do 5º período de Pedagogia na Faculdade Cidade de João Pinheiro
fatima disse…
É muito prazeroso ler seus posts!
A tecnologia esta cada vez mais ,e com isso a EAD esta cada vez melhor,estamos percebendo que as possibilidades de estudar estar fortalecida e com isso mais pessoas a procura de formações e muitos deles formando se em pedagogia.
Mas é importante que o aluno tenha
contato com o professor.
Senhor morom vc esta de parabéns!
Obrigada.
Cleidimar Leles disse…
Realmente a tecnologia aumenta cada dia mais, e através dela tem acontecido uma grande aproximação de professor e aluno. Mas esse avanço impressionante esta modificado o processo de aprendizagem, ele esta proporcionando um melhor aproveitamento na aprendizagem do aluno. Porque a tecnologia esta em nosso cotidiano.
Cleidimar Leles
Pedagogia 5º Período
Faculdade Cidade de João Pinheiro-MG
Erica Mota disse…
Boa noite, Professor !
Meu nome é Érica Mota , e curso o 5° Período de Pedagogia na FCJP na cidade de João Pinheiro Minas Gerais, e concordo com o texto que com o avanço das novas tecnologias devemos estar preparados , pois os alunos querem ser tratados de forma individualizada e estão cada vez mais exigentes. O professor deve procurar novos meios que facilite essa aprendizagem de forma significativa e que utilize também novas mídias como TV e Rádio.
Caro prof. Moran

Uma coisa é certa as variedades de mídias vieram para revolucionar o mundo, e assim está acontecendo. À cada dia o novo se torna velho e elas tem facilitado muito na Educação a Distãncia principalmente para os que por um motivo ou outro não podem realizar um curso prensencial,porém,concordo plenamente quando você diz que os alunos querem ser tratados de forma mais individualizada e que os meios pelos quais os alunos dependem para estudarem devem sim melhorar e muito, mas estamos caminhando para isso e graças as inovações muito rápido,então logo estaremos no patamar almejado.

Leidiane Dornelas
5°Período Pedagogia
João Pinheiro-MG
Erica Mota disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Érica de Souza disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá professor Moran
Caminhamos numa EAD bem humanista, flexível, interativa isso é fato contundente. Cada ano o ensino cresce e melhora e lança no mercado de trabalho profissionais capacitados. Ainda falta muito para muito melhorar . No Brasil precisamos de política de incentivo, porque a tecnologia esta presente em todas as áreas.



Marcia Simão
5º perído de Pedagogia FCJP
Érica de Souza disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Érica de Souza disse…
Érica de Souza Simão: 5° Período de Pedagogia da Faculdade cidade de João Pinheiro
JOÃO PINHEIRO-MG 05/10/11
Professor a educação não precisa ser apenas presencial, ela precisa ser compreendida e interpretada com clareza a tecnologia cada vez aprimora esses conhecimentos e, nós futuros professores, precisamos estar conectados a essas novidades.
Érica de Souza disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ola!

Professor Moran

Sem dúvida podemos dizer que a tecnologia para vida das pessoas esta sendo essencial, principalmente quando favorece o estudo para alunos que não podem estar em uma faculdade todos os dias. A EAD esta presente cada vez mais, não tenhamos dúvidas desse privilégio.

Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP- MG
Angela Farias disse…
Olá!
Professor Moran
Concordo quando diz, que passamos muito rapidamente das mídias tradicionais às digitais, temos que estar atentos para acompanhar essa evolução. E a EAD, está tomando seu espaço nos dias atuais, com muita facilidade e comodidade.

Angela Farias, Pedagogia 5º Período.
FCJP, João Pinheiro,MG
Angela Farias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
lisa disse…
Professor, seu texto falou tudo e mais um pouquinho sobre a EAD, as redes trazem uma interatividade e aproximação entre professores e alunos na EAD que antes ficava comprometida pelas dificuldades técnicas. Hoje a tecnologia usada na EAD que avançou muito, da apoio as pessoas a estarem sempre conectadas com o seu professor desenvolvendo bem seus estudos.
Parabéns pelo texto, Elisângela pedagogia 5° período.
ana paula disse…
olá!
concordo plenamente as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, o que precisamos é da "cultura do ensino online", de aproveitarmos todos os recursos disponíveis para otimizarmos o tempo e a inovação da educação
Atenciosamente:Ana Paula Martins cursando 5º periodo de Pedagogia da FCJP MG
RH em EAD disse…
Excelente a reflexão que nos propõe o Prof. Moran, pois a mesma tecnologia tão presente hoje no cotidiano de nossa vida social, deve também ser utilizada na educação - presencial ou EAD. A necessidade que se impõe é de rompermos alguns paradigmas e mudarmos uma cultura "acostumada" com presença física do professor. Por meio da tecnologia é possível hoje interagir e trocar experiências que contribuem em muito com nosso crecimento e realização pessoal e profissional.
rosalina disse…
olá professor Moran
Realmente na EAD educação mais flexivelcom muita interatividade ,as redes traz uma aproximação entre os professores ,alunos.Toda educação caminha com a tecnologia porque menhum curso de longa duração utiliza uma única tecnlogia.
Eliana disse…
Olá, Professor Moran
Achei ótimo o seu texto, sobre EAD, que toda educação caminha para uma utilização intensiva de tecnologias. Está claro que o avanço da tecnologia veio para melhorar o processo de aprendizagem e dar mais ferramentas para o professor e melhoria ao aluno.
Obrigado
Acadêmica; Eliana Aparecida Pacheco
FCJP: FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO-MINAS GERAIS
Érica de Souza disse…
Olá, professor Moran com os avanços tecnológicos percebemos a importância da internet nas nossas vidas. Através, das novas tecnologias percebemos a importância em todas as áreas profissional, principalmente na área da educação, pois permite o acesso a pesquisa, as tecnologias avança muito, mas infelizmente os equipamentos estão com os preços elevados.
Meu nome é Queliane estou no 5º período de Pedagogia da FCJP.
QUELIANE ANJOS disse…
Olá, professor Moran com os avanços tecnológicos percebemos a importância da internet nas nossas vidas. Através, das novas tecnologias percebemos a importância em todas as áreas profissional, principalmente na área da educação, pois permite o acesso a pesquisa, as tecnologias avança muito, mas infelizmente os equipamentos estão com os preços elevados.
Meu nome é Queliane estou no 5º período de Pedagogia da FCJP.
Diante do texto lido pode-se perceber que os recursos utilizados nos cursos a distancia eram as correspondências que tiveram uma durabilidade por mais de um século, porém houve uma mudança tecnológica significativa uma vez que o ser humano em pleno século XXI está acostumado com uma maior interação com os meios tecnológicos.
É interessante ressaltar também que não é somente a educação a distancia que carece de uma maior interatividade tecnológica, mas sim todo o sistema educacional, sendo que podem ser utilizados os diversos recursos tecnológicos de forma combinada.
Um ponto muito relevante é quando Moran descreve que os alunos querem ser tratados de forma individualizada, pois cada um tem um ritmo.
Edenilsa disse…
Dessa maneira a EAD, torna-se uma grande forma de transmissão de conhecimento. Para mim, EAD tem que ter: um mínimo de encontros presenciais para reconhecimento do grupo, tecnologia de comunicação de áudio e vídeo, comunidades virtuais, ambiente que possibilite a socialização dos sujeitos, a convivência com a possibilidade de debates aluno-aluno, a identidade de grupo, cooperação entre sujeitos, colaboração, co-participação em atividades, reatividade, autonomia proporcionando assim a atualização e a aprendizagem de forma significativa.
Unknown disse…
Realmente ninguém mais segura a evolução tecnológica...e vamos nos aperfeiçoando para acompanhar, apesar de que acho que ficou muito mais acessível e dinâmico, interativo.
Unknown disse…
Como nossa tecnologia evoluiu e vai evoluir ainda mais....acho que tornou-se muito mais acessível aos assuntos, documentos, a interatividade é maior entre as pessoas, as trocas de informações.

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran