Caminhos para uma realização mais plena

Nossa vida pode ser um processo de evolução crescente, no meio de contradições, alguns recuos, sempre focando a coerência, a motivação, a aprendizagem em contexto, o caminho da aceitação crescente do que vamos construindo, do diálogo profundo consigo mesmo e com o entorno, da maior simplicidade, humildade - no sentido de perceber que interdependemos cada vez mais uns dos outros, mas que ao mesmo tempo podemos avançar em solitário, que por mais que amemos os que estão conosco muitas decisões são pessoais, diferentes, personalizadas.

É muito importante não focar tanto a felicidade e mais a realização pessoal. Aceitar de verdade o que construímos até hoje –com inúmeras deficiências – e permanecer no propósito de evoluir sempre mais, dentro do nosso potencial, do nosso ritmo, da nossa percepção. Não comparar-se, olhar para os demais para inspirar-se, mas não para copiar. Construir nosso caminho com coerência, abertura, transparência, simplicidade e muita reflexão. Vale a pena viver, com as qualidades que temos, aceitando tudo o que vivenciamos até hoje, mesmo aquilo de que não nos orgulhamos, aceitando as inúmeras bobagens que realizamos.

Alguns caminhos nos ajudam mais na realização pessoal, embora de forma diferente para cada um. Motivação profunda para querer viver, realizando alguns projetos, expandindo e desenvolvendo cada vez mais nosso potencial, evoluindo mais na nossa percepção, conhecimento, afetividade, comunicação com os que convivem conosco, em diferentes níveis de profundidade e abrangências, mas que nos permitam uma interação coerente, crescente e significativa nos múltiplos intercâmbios presenciais e virtuais que a vida nos propicia.

1) Aprender a aceitar-se profundamente, a compreender-se cada vez mais. Focar menos a felicidade e mais o desabrochar do potencial de cada um. Olhar menos para o que os outros propõem e evoluir, ampliar em cada etapa da nossa vida nosso potencial em todas as dimensões: pessoais, profissionais, sociais. Estar motivado para desafios, os desafios que nos preenchem, que não nos são impostos de fora, que nos realizam.

2) A motivação profunda para aprender e para realizar alguns objetivos que nos atraiam, que façam sentido: uns querem ser campeões, outros bem sucedidos, outros ganhar muito dinheiro, outros ter filhos. A motivação para realizar algumas coisas é um estímulo importante para viver, mas não pode ser absolutizado nem desbalanceado, isto é, não pode ser tão obsessivo que nos impeça de realizar outras dimensões também importantes para viver.

3) Aprender a conviver, a estar junto com as pessoas em níveis diferenciados, mas com contatos ricos, presenciais e digitais. Isto varia de pessoa para pessoa. Uns precisam de muitas pessoas para sentir-se realizados, outros são mais seletivos e reservados, mas para todos é importante saber conviver, interagir, ter amigos, desenvolver laços afetivos e de confiança com algumas pessoas, que se tornam com o passar dos anos mais importantes. A forma de fazer isso muda dependendo da etapa de vida em que um se encontra: Quando somos muitos jovens a quantidade de relacionamentos, de amigos é fundamenta. Tudo se quantifica mais. Em etapas mais avançadas da vida a qualidade das amizades é mais importante.

Num mundo de facebook e de twitter é fundamental aprender a relacionar-se, a interagir e ao mesmo tempo a individualizar-se, a depender menos das opiniões alheias, a personalizar o caminho. Vejo muita necessidade de ser valorizado, de ser aceito socialmente, de ser reconhecido. A busca desse reconhecimento diretamente pode ser uma fonte de angústia e de desilusão. É bom ser reconhecido, mas não precisa ser uma meta, mas uma conseqüência de uma atitude de crescimento com coerência e abertura. A necessidade de ser visto pelos demais, de que nos enxerguem, de que nos sigam é um perigo pra a nossa realização. Colocar nossa realização na dependência dos outros é um perigo, é um atalho para a frustração e a angústia crescentes.

4) Aprender a fazer escolhas e a não frustrar-se pelo que deixamos atrás é cada vez mais necessário. Quantas mais opções, mais equilíbrio precisamos para aceitar nossa incerteza das escolhas e a extrair todo o potencial do que temos em mãos, sem ficar olhando o tempo todo o que poderíamos ter escolhido também. Na vida fazemos escolhas contínuas; muitas pequenas escolhas e algumas grandes. O importante é vivenciá-las com plenitude e encontrar momentos em que consigamos mediar, refletir sobre o caminho, para aí sim revê-las, avaliá-las e reconfirmá-las ou modificá-las, mas olhando o conjunto, o processo e não meramente cada uma isoladamente.

Nossa vida é muito importante e passa rápido demais para desperdiçá-la com muitas banalidades e desvios. Podemos passar, por exemplo, dia e noite na televisão e aprender muitas coisas, mas se olhamos para tantas outras muitas possibilidades que o mundo nos oferece, percebemos que podemos experimentar muitas outras alternativas à televisão e evoluir muito mais rapidamente: podemos ler mais, conversar mais com pessoas interessantes, desenvolver projetos estimulantes, viajar de olhos bem abertos presencial e virtualmente. Podemos equilibrar olhar, sentir, agir, em contato físico e contatos digitais, em olhar histórias alheias e próprias. Tem pessoas que passam muitas horas vendo esporte – jogos, comentários. Em si são uma forma de distração satisfatória, mas quando tomam muito tempo nos mostram que estão desbalanceados em relação a outras possibilidades de entretenimento, de realização muito mais ricas e promissoras.

5) Aprender a enfrentar situações inesperadas, a extrair de momentos profissionais mais delicados o potencial inspirador, isto é, mesmo em situações não ideais profissionais, não olhar só para os problemas, as dificuldades, mas para o que trazem de desafios e não fixar o negativo, o que nos complica, sabendo esperar o momento de avaliar os prós e contras da permanência ou da necessidade de mudança.

Comentários

Caroline Orsi disse…
Olá professor!

Instigantes palavras! Agardeço por compartilhá-las.

Estou "engatinhando" no estudo da EaD, penso em realizar minha tese de doutorado na área e tenho buscado textos seus como referência. Agora percebo que o sr. tem muito mais a acrescentar nos meus trabalhos do que conhecimento.

Grande abraço,

Caroline Orsi
Boa tarde Profº Moran.
Sábias palavras as suas, com certeza as novas tecnologias nos fazem refletir, uma vez que somos seres sociais precisamos nos comunicar constantemente, contudo precisamos também filtrar alguns contatos, pois nem tudo o que está acessível pela tecnologia nos é benéfico.
Quanto a educação a distância estou começando a me interar mais com as novas tecnologias, ou seja, estar mais conectada, pois percebo tal necessidade em sala de aula, tanto como discente, como profª tutora.
Obrigada pela contribuição.

Alcimara
ElisandraGJ. disse…
Saudações Professor Moran.

Adorei suas palavras. Palavras sábias, cheias de coerência e bom senso. Me emocionei com alguns conselhos e pude senti-lo tão próximo como se estivesse aqui,do meu lado! O que prova que, Educação a Distância não tem nada haver com distância física, basta estarmos conectados não somente pela net mas tão somente pela mesma frequência, mesmo canal.

Muito Obrigado, professor.

Um Grande abraço,

ElisandraGJ.
Suas palavras são esclarecedoras.É importante que se pense a educação e se procure encontrar respostas para o fato de ainda se ter muitas pessoas totalmente privadas de uma educação de qualidade.
Edines Sormani disse…
Professor Moran,

Tenho lido os seus escritos e com certeza aprendido muito a respeito do Ensino a Distância. Creio que o desafio é harmonizar a nova realidade que se impõe, as tecnologias e o ensino de qualidade que tanto buscamos.
Muito obrigada por ser esclarecedor e contribuir tanto para nossa formação.

Atenciosamente.
Professor, é sábio de sua parte quando apresenta mais um de seus importantes textos e em especial este que fala da vida, que ocupa toda uma sabedoria para vivermos plenamente, seja acima de todos os erros e acertos de maneira consciênte e inteligente.
Lúcia disse…
Olá professor,

Viver é uma dádiva é somos nós, por meio do conhecimento e das oportunidades que a vida nos dá, é que estabelecemos o fluxo que queremos. Em seu texto falou de viver a vida assumindo os erros e os acertos, mas acima de tudo vivendo plenamente cada momento.
Refletir sobre a vida também é preciso!!!
Ana Cris disse…
Bom dia Prof Moran!!! São 05 da matina e confesso: além do aprendizado tocou minha alma.

Gracias.
Ana Cris disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá professor Moran!

Concordo com suas palavras e acredito também que para se obter realizações mais plenas é nessario saber fazer escolhas na hora certa e não se prender ao passado ou ao cotidiano. Sempre estar preparado para mundanças e não se intimidar pelo novo.

Atenciosamente!
É bem verdade professor que devemos traçar caminhos para construírmos o crescimento sempre. São caminhos que merecem serem refletidos diariamente, como foi citado "olhar para os demais inspirar-se, mas não para copiar", pois a aceitação é um aprendizado que produz efeito no crescimento como indivíduos plenos.
Prezado Prof. Moran
Realmente a compreensão dos fatos apresentados e a veracidade que temos encontrados em nosso dia a dia, sendo apenas falar que a Educação a Distância será apenas para pessoas que estão bem fora do alcance de seu pólo, se torna a meu ver, muito pequena mediante a grandeza que é esta modalidade. Fatos concretos hoje, nossos alunos esperam um pouco mais de nós, e a apresentação desta nova visão em educação, nos remete a necessidade de buscar-mos novos conhecimentos e atitudes mediante a apresentação dos relatos que vemos hoje.
Abraços a todos/as.
Att., Prof. Orivaldo Junior
Anônimo disse…
Como sempre, textos com reflexões e contextos diversos que nos permitem aprender.

Parabéns!
Olá, prof. Moran. Além de muitos esclarecedoras, suas palavras suscitaram uma profunda reflexão em nossas vidas, mostrando a importância da humildade e da convivência social.Obrigada. Prof. Flávia
Antonio Carneiro disse…
Bom dia professor Moran,
Sábias palavras para o contexto em que vivemos, era da TIC - onde as vezes nos esquecemos de nós mesmos, no tumulto diário para a sobrevivência...

Abs.
Flavio Rangel disse…
Olá Professor Moran;

Estou realmente impressionado com o tema EAD, é um mundo totalmente novo e diferente daquilo que eu imaginava. O tema é instigante e eu já estou interligando-o com minha área que é compartilhamento do conhecimento. Assim, poderei me atualizar em um assunto que não esta para chegar como eu dizia e sim já chegou a muito tempo.

Abraço;

Flavio Correa Rangel
Flavio Rangel disse…
Olá Professor Moran;

Estou realmente impressionado com o tema EAD, é um mundo totalmente novo e diferente daquilo que eu imaginava. O tema é instigante e eu já estou interligando-o com minha área que é compartilhamento do conhecimento. Assim, poderei me atualizar em um assunto que não esta para chegar como eu dizia e sim já chegou a muito tempo.

Abraço;

Flavio Correa Rangel
Sábios conselhos, saber aprender a enfrentar situações, balanceá-las!
Concordo com a Edines no seu comentário onde refere que o desafio da Educação a distancia é harmonizar a nova realidade que se impõe as tecnologias, o importante é que esta modalidade está quebrando paradigmas.
Sábios conselhos, saber aprender a enfrentar situações, balanceá-las!
Concordo com a Edines no seu comentário onde refere que o desafio da Educação a distancia é harmonizar a nova realidade que se impõe as tecnologias, o importante é que esta modalidade está quebrando paradigmas.
Carla Matie disse…
Olá Profº Moran,

Sábias palavras, adorei a abordagem. Nunca podemos perder de vista o nosso eu e sempre procurarmos o caminho do meio. O equilíbrio é a alma da plena realização.

Um forte abraço
Carla
Interessante sua inspiração para escrever.Sou principiante na modalidade EAD,sua aluna na pós graduação em; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância, apaixonada pela sua maneira de compartilhar o conhecimento.Estou convicta do aprendizado que vou adquirir no decorrer deste percurso.
A paz em Cristo.
Mauricio Pugas disse…
Realmente, prof Moran, alguns caminhos nos ajudam mais na realização pessoal e devemos procurá-los e identificá-los, para que tenhamos uma vida mais saudável e integrada. A convivência nas mais diferentes formas de interação, expande e desenvolve cada vez mais nosso potencial. É gratificante percebermos nosso crescimento, através dos contatos realizados em nossa convivência nos mais diferentes níveis. A cada dia recebemos em nossos email’s, solicitações de adesão aos grupos de relacionamentos e é gratificante essa interação, pois somos chamados a um envolvimento saudável e afetivo.
Gisela disse…
Olá Prof. Moran,
Estou gostando muito dos textos sobre a EaD, principalmente por ampliar a minha visão sobre as possibilidades do bom uso desses recursos. De fato, se soubermos utilizar as novas estratégias, seremos com certeza melhores profissionais nos dias de hoje, pois lidamos com gerações conectadas a essa modernidade. Um abraço, Profª Gisela
Oi Professor Moran,

Convivo pouco tempo com você e posso dizer que estas trilhas, os caminhos estão sendo percorridos.
Acredito sim que o maior desafio que encontramos está no aprender a ser e aprender a conviver. Acredito tb que as novas tecnologias podem ser instrumentos para que barreiras e distâncias sejam rompidas, mas a mediação e o papel do sujeito serão diferenciais.
Profº Moran,

Palavras inspiradoras que nos conectam a verdadeira essência da existência....Caminhos que já foram percorridos e nossas experiências vicárias nos ajudam a fortalecer o sentimento que cada ser é único e construído na relação com com o outro.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
professor é um prazer descobrir tantas coisas entre elas, o quanto somos egoistas as vezes, esquecemos tantas coisas como um belo sorriso do nosso filho, esta rotina estressante, que nos faz querer ter em vez de ser, nos mostra o quanto somos pequeninos, e sua palavras sao tao inspiradoras para fazermos uma auto reflexao de o q queremos, para onde iremos!! entao porque nao viver plenamente né? algo que as vezes esquecemos totalmente defazer muito gratificante poder ler seu texto! que venham outros!!!
O seu saber nos inspira, equilibra, energiza e incentiva a buscar cada vez mais conhecimento. Tal qual o senhor preconiza em suas palestras, um professor que se propõe a ministrar conteúdo nos meios digitais precisa vencer a barreira da distância - preconceito este que ainda "paira" na academia - e aprender a ensinar de forma a incentivar e mediar as pesquisas. Precisa motivar seus seguidores, incitar-lhes o conceito real de educação a distância no sentido flexível, diversificado e multidimensional a que o senhor se refere. É necessário um professor reflexivo em todos os aspectos e abrangência do termo, mas sobretudo um professor humano que entenda do verdadeiro crescimento pessoal pleno e consiga transmitir isso aos seus alunos.
Obrigada!
Profª Natália G.C.Coppola
MBA Anhanguera - Pólo São Caetano do Sul e aluna do curso de Pós-Graduação de Metodologias e Gestão para Educação a Distância.

2 de setembro de 2011 09:07
Eva Cordeiro disse…
Olá Professor,
Em um mundo com tantas formas virtuais de comunicação, saber se relacionar se torna mais importante a cada dia!
Obrigada pelo Texto!
Eva
Indiscutivelmente a EAD é uma ferramenta valiosa hoje... auxilia, instiga, e traz o aluno para um mundo novo. Porém, como sou da área da saúde, algumas disciplinas ficam bastante complicadas de serem estudadas a distância. Vhegará o dia em que será possível ministramos 100% das aulas de genética e biologia num ambiente virtual?
Josiane Cintra disse…
Prof Moran,
As reflexões que propõe me remetem aos pilares da educação para o sec XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser... também reforça uma idéia da qual compartilho de que a vida é um aprendizado constante, precisamos estar abertos a ele.
Desta forma, me pego fascinada com as novas possibilidades de ser, aprender e compartilhar através da EaD. Como aprendiz e como professora espero poder atingir um entendimento suficiente para através das minhas ações agregar humanidade a tecnologia, como está fazendo.
EAD_FuturoAgora disse…
Prof. Moran,

É de grande importância pararmos, nesta agitação quotidiana, para refletir sobre os caminhamos que trilhamos e os objetivos que temos, devem ser coerentes.
Na EAD estou praticamente tendo o primeiro contato como aluna de uma Pós, é incrível como há tantas discussões sobre o tema, que pensamos ser novidade, na verdade como comentou Edines: "o desafio é harmonizar a nova realidade que se impõe, as tecnologias e o ensino de qualidade que tanto buscamos".
Olá Professor Moran, gostaria de parabenizá-lo pelo texto.
Sou professor tutor a distância e aluno da pós graduação pela Anhanguera do curso de Metodologia e Gestão para Educação a Distância.
Seus conhecimentos são interessantes e me estimula cada vez mais buscar novos meios para melhor atender os acadêmicos de minha responsabilidade. Suas palavras são esclarecedoras. É importante que se pesquise, desenvolva a educação e se procure encontrar caminhos para o fato de ainda se ter muitas pessoas adquirindo uma educação de qualidade.
Cirlene Santos disse…
Ao ler seu texto, relembrei cada momento de um palestra que fez aqui na minha longíqua e pujante cidade. Aquela foi a primeira vez em que tive contato com alguém que falou sobre o aprendizado através da rede de forma tão natural e cativante. Desde então tentei buscar na internet formas de aprendizado, de construção do conhecimento e não apenas, pesquisas informacionais. Obrigada pelo texto.
MaClauS disse…
Não é um fato atual, o ser humano possuir uma grande necessidade de exibir-se (ou compartilhar). Na mesma reflexão, o ensino a distância há muito tempo está a disposição,(antigamente por correspondência), daqueles que não tem possibilidades, por uma causa ou outra, de cursar e/ou adquirir conhecimento pelo meio tradicional. Atualmente temos facebook, twiter, orkut e lá compartilhar (ou exibir) nossas glórias, alegrias e até tristezas, com nossos amigos,(ou seguidores) por meio de fotos, scraps, etc. Ficou um pouco de lado o álbum de família, as reuniões com amigos, as visitas de domingo.
E no ensino a distância, nos tornamos autoditadas solitários, dependentes da máquina que tudo nos proporciona em tempo real. Minha graduação foi por meio de EaD, em modalidade presencial duas vezes por semana. Que bom, ganhei amigos de faculdade.
Ensino a distância é a nova palavra de ordem. Então, professor, suas palavras me oportunizaram uma reflexão: A tecnologia susbstituirá o calor das relações humanas presenciais?
Conviver pacificamente com as mudanças sociais do mundo digital, eis a questão.
Suas palavras são coerentes e sábias, que transmitem o seu conhecimento ao tema explorado e nos auxiliam a ver que a Educação a Distância é uma modalidade de ensino que veio para transpor os paradigmas do ensino convencional. Precisamos estar atentos a realidade e nos adaptar a ela.
Como estou diretamente ligado a EAD, com as palavras esclarecedoras de seu texto pude melhor compreender que é preciso se pensar e entender a educação como um todo e procurando desenvolvê-la com qualidade e comprometimento, fazendo isto com motivação, procurando transmitir todo ensinamento necessário para a construção de futuros profissionais.
Leandra Ruzene disse…
Estou iniciando a especialização em EAD e tenho certeza que este novo método de estudo vai favorecer muito a socialização, promovendo o estudo mais participativo.
Leandra carlucio
Leandra Ruzene disse…
Estou iniciando a especialização em EAD e tenho certeza que este novo método de estudo vai favorecer muito a socialização, promovendo o estudo mais participativo.
Leandra carlucio
Leandra Ruzene disse…
Estou iniciando a especialização em EAD e tenho certeza que este novo método de estudo vai favorecer muito a socialização, promovendo o estudo mais participativo.
Leandra carlucio
Marisa de Paula disse…
Profº, obrigada pela oportunidade de poder acompanhar seu blog. Usar a ferramenta do EAD para alcançar esse objetivo maravilho que é a oportunidade ao alcance daquele que quer aprender é algo especial. É o professor falando sobre algo que queremos na nossa melhor hora (pode parecer egoísta, mas é muito bom isso). Obrigada
Heila Elisa Gois disse…
Boa noite Professor.

Seu texto é 10. Obrigada por compartilhar. Com certeza veio a somar na minha vida.
tereza bruno disse…
Professor Moran; Este artigo serve como referencial de vida a qualquer pessoa. Obrigada por partilhar sua preciosa e muito bem construída experiência de vida com todos que acessam seu blog. O progresso da humanidade é promovido por pessoas como o senhor que repartem, orientam, sugerem e animam, respeitando a individualidade e a experiência de cada um. Com ceerteza sua esperiência já se transformou em sabedoria. Grata Tereza
Anne Marques disse…
A cada dia surgem novas tecnologias que colocam em xeque os destinos da educação e o papel dos professores, mas certamente é necessário nossa reciclagem contínua e a necessidade de aprendizagem permanente, sem esquecer naturalmente de interação com o alunado.
Caro Professor!!
Sabemos que a Educação a distância é muito antiga e vem crescendo de forma desenfreada nos últimos 20 anos como exemplificado em suas palavras. Acredito que esse crescimento rápido seja em virtude das novas tecnologias que estão em uma progressão geométrica...Fica a pergunta: como será daqui há 20 anos?
abraço
Silvia Galvão disse…
É de grande importância nos aceitar como somos,devemos viver a vida como se o dia fosse o ultimo ,com certeza seus conselhos nos levantaram a auto-estima, devemos traçar caminhos para construirmos o crescimento sempre.Se soubermos utilizar as novas tecnologias, seremos com certeza melhores na vida profissional hoje, pois lidamos com gerações antenadas e conectadas a esse mundo virtual.
Sílvia Apª Galvão Rocha (5° P. Pedagogia FCJP-MG
Simone Rocha disse…
Ter motivação é muito importante para realizar nossos objetivos ,pois temos que ter determinação para conseguir alcansar os nossos objetivos .Cada pessoa tem o seu tempo de aprender ,basta que sejamos dedicados em tudo que vamos fazer.
Não adianta reclamar da vida,temos que lutar pelos nossos objetivos ,onde o sucesso depende exclusivamente de nos mesmos.
Simone de Fatima Rocha Araujo,(5° P.Pedagogia)
fatima disse…
Professor, concordo que aceitar de verdade o que construimos é permanecer no proposito de ev evoluir sempre mais.
e sim olhar para o outro e se inspirar e não copiar,tem muitos caminhos para vc se realização pessoal ,e de forma diferente .
pois cada um possui seu jeito de ser, sua forma de viver,e todos procuram issom de forma diferente.
Suas palavras são muito sábias e nos fazem refletir muito.
obrigada.
Ola!
Professor Moran

Com certeza, se ficarmos preocupados com o que os outros são ou tem, esqueceremos de nós mesmos, devemos escolher bem os caminhos á seguir, caminhos que nos fortalecem, que nos ajudam nas nossas realizações pessoais, que nos motivam.

Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP - MG
Professor,
Sábias e profundas foram as sua palavras, nos faz pensar no que realmente estamos fazendo da nossa vida e em qual parede a nossa escada está apoiada e á quem estamos confiando nossa realização.
Nós somos sujeitos ativos da nossa vida e portanto,transformadores do nosso futuro.
Obrigado, suas palavras muito me ajudaram.
Leidiane Dornelas
5°Período Pedagogia-FCJP
João Pinheiro-MG
ana paula disse…
Concordo com suas palavras e acredito também que para se obter realizações mais plenas é necessário saber fazer escolhas certas e não se prender ao passado Sempre estar preparado para mudanças e não ter medo pelo novo. Suas palavras foi de profunda reflexão em nossas vidas, mostrando a importância da humildade e da convivência social
Um forte abraço
Ana Paula Martins 5°Período Pedagogia-FCJP
João Pinheiro-MG
rosalina disse…
Olá professor
Alguns caminhos nos ajudam mais na realização pessoal ,embora de forma diferente para cada um.Aprender aaceitar ,compreender cada vez conviver com as pessoas em nivés diferenciado é importante vivenciá-las com plenitude encotrar momentos de refletir.
Rosalina Rodrigues 5ºperíodo pedagogiaFCJP
João Pinheiro _MG
Elemiria disse…
Olá professor!
Este texto é um incentivo na busca de objetivos, principalmente quando dedicamos e focamos em nossa caminhada, sentindo-nos motivados e fortalecidos no enriquecimento do nosso conhecimento.
Elemiria Tavares- 5º P- Pedagogia
FCJP
Josiele disse…
Olá ...
Belas palavras professor Moran ,ao longo da nossa vida precisamos fazer escolhas e essas escolhas dependem muito do que cada um busca ao longo da vida , precisamos está com os pés no chão para alcançarmos todas as nossas metas, sendo necessário aprender muitas coisas.
Josiele C. Leles Pedagogia 5º período Faculdade Cidade de João Pinheiro
QUELIANE ANJOS disse…
Professor Moran
Acredito que o maior desafio que encontramos estar no aprender a ser cada pessoa tem o seu tempo de aprender, ter motivação é importante para realizar nossos objetivos. Sábias são suas palavras quando diz: Nossa vida é muito importante e passa rápida demais para desperdiçá-la com muitas banalidades e desvios. Devemos sim aproveitar, de várias formas, o que a vida nos oferece e proporciona.
Acadêmica: Queliane do 5º período de Pedagogia da FCJP.
Olá Moran concordo com você ao relatar que por mais que interdependemos um dos outros às vezes se faz necessário avançar em solitário, pois há decisões que são pessoais e diferentes.
Quanto a nossa realização acredito que temos que ser seres inquietos. Não em busca de uma felicidade, mas viver em prol de uma realização pessoal aproveitando as deficiências que ocorreram para se ter uma próxima eficaz.
Quando Moran relata que alguns caminhos nos favorece na realização pessoal isso é verdadeiro, porém de forma diferente para cada um pois alguns só desejam outros correm em busca do seu norte. Logo não podemos perder tempo na vida, pois a mesma é curta demais para ser desperdiçada com superficialidades.

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran