O grande projeto da nossa vida

O grande projeto da nossa vida é construir-nos como pessoas realizadas, interessantes, produtivas, afetivas. Uma construção contínua, com contradições, mas constante nesse objetivo maior que é humanizar-nos, evoluir sempre mais, fazer melhores escolhas, viver uma vida mais livre e realizadora.

É fascinante aprender os caminhos para a realização afetiva e profissional, para o equilíbrio entre o pessoal e o social, para fazer escolhas mais significativas em cada etapa das nossas vidas.

Observo que muitos procuram objetivos bem diferentes. Cada um deles pode ser interessante. Mas se falta essa dimensão integradora, poderemos crescer de forma desequilibrada, torta. É fascinante encontrar pessoas que transmitem paz, alegria ao seu redor, cujo contato inspira, estimula, ensina. Entristece, por outro lado, conviver com tantas pessoas desbalanceadas, que cresceram muito em algumas dimensões e tão pouco em outras.

É utopia ser feliz, viver em paz? Não é utopia, é um processo de construção constante, de avaliação permanente, de aprendizagem constante, de evolução integradora, com idas e vindas e contradições, mas com direção firme, segura e suave no rumo de níveis crescentes de liberdade e de realização.

Num mundo tão complexo, com mensagens tão contraditórias que valorizam o ter sobre o ser, a aparência sobre a realidade, fingir mais do que se expor, vale a pena trilhar o percurso aparentemente mais difícil da busca da paz, do equilíbrio interior, da vida eivada de afeto, da convivência carinhosa com as pessoas mais próximas.

Pode ser um discurso menos impactante do que o de receitas milagrosas, mas é o maior dos nossos desafios e que vale a pena encará-lo sem parar: construir-nos como pessoas abertas, mais livres e realizadas em cada etapa da nossa vida.

Comentários

Deveraneios disse…
Moran,
Como sempre, seus textos me encantam...
Um abraço, bem forte!
cecilia disse…
Este texto converge com meus pensamentos e também com as inquietações que se fazem presentes nas minhas escolhas, ações sejam elas pessoais ou profissionais.Nossos desafios cotidianos...É sempre muito bom sentir, ler e ouvir estes seus textos. Um abraço,
Cecília
Unknown disse…
Moran,
Ler você através das palavras nos remete a um encontro mágico com emoções, sentimentos, percepções, que não deveriam, mas que muitas vezes ficam submersas no cotidiano avassalador...rápido, urgente, fulgás...vc nos trás de volta a esta consciência emocional necessária para sermos um pouco melhores,para sermos felizes! Um forte abraço!
Lucimara
Rosas disse…
Gostei muito do blog!!Estou criando um agora e estavabuscando inspiraçao quando encontrei este e achei!
Teraeduca disse…
Compartilho de seuas idéias professor, só não sei como implementá-las numa escola pública ainda muito rígida em suas estruturas, mas não desisto. Hei de conseguir equilibrar a tecnologia com o currículo necessário.
Wal disse…
Prof. Moran,
estou chegando agora...me adaptando às decisões tomadas recentemente:
- início do curso de pós-graduação (marketing) através da EAD;
- compreensão das mudanças que envolvem uma educação humanista, tão bem tratadas nos seus textos.
Parabéns por suas palavras que contribuem para sermos melhores a cada dia.
Um abraço.
Carlos A. Borghi disse…
Excelente texto Moran, nos faz abrir os olhos e buscar significados para a nossa existência que vão além de coisas materiais.
Maravilhoso o texto publicado, nos faz retroceder a nossos sonhos que deixaram de ser sonhos e nos faz retornar ao presente com uma visão renovada do que se faz e o que se tem por fazer.
Descobri este blog fantástico recentemnte.Um espaço maravilhoso de aprendizagem, troca, enfim, enriquecimento.
Parabéns!
Somos tutores de 02 turmas do curso para professores TIC na Educação 100h.O curso está na fase de encerramento.
Temos um blog das nossas turmas.
Os textos de Moran nos atraiu até aqui.Que maravilha!
beta disse…
O grande projeto da nossa vida é ser capaz de diferenciar profissional, as demais diferenças do povo que faz parte de seu todo, diferencias culturas, raças, religião individualmente, assim sendo conseguirá desenvolver um papel ao qual lhe é incumbido com estímulo, segurança, paz e profissionalismo. Fazendo as pessoas que direto ou indiretamente convivem um clima harmonioso.
Anas Neves disse…
O grande projeto de nossa vida
O grande projeto de nossa vida se baseia basicamente em uma boa educação, como diz Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”, portanto se busca incenssamente uma sociedade humanista que valorize a educação e que através dessa educação, se possa transformar o mundo atual em algo que seja inovador, criativo, onde as pessoas busquem cada vez mais informações para que se possam viver com novas perspectivas de mudanças.
Uma educação que apresente uma nova forma de viver, que possa apresentar crianças , jovens, adultos com auto estima, que acreditem que sejam eles os próprios protagonistas de suas histórias, com uma nova visão de mundo e um futuro certo de uma vida melhor com melhores oportunidades.

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran