Banca de Mestrado a distância por webconferência
Caros amigos:
Acabo de participar, através de webconferência, da banca de mestrado profissional a distância da aluna Vilma Aparecida Gimenes Cruz, com o título “COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS DOS ALUNOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UNOPAR NO USO DA BIBLIOTECA DIGITAL” da Universidade Federal do Ceará e da Unopar, Londrina. Os dois examinadores externos estávamos respectivamente em São Paulo (na minha casa) e em Salvador; e a orientadora e a aluna, em Londrina. Todos nos víamos o tempo todo através do programa Breeze e podíamos interagir a qualquer momento. Tudo transcorreu conforme o previsto e pudemos durante duas horas e meia estar juntos realizar um evento acadêmico com a mesma profundidade do que se estivéssemos na mesma sala fisicamente. O evento foi gravado e colocado na biblioteca digital da Unopar para acesso dos alunos. Foi uma experiência interessante de visualização da comunicação habitual audiovisual, em tempo real, que teremos daqui para frente.
Enquanto isso, participarei no próximo mes de outra banca semelhante em Cuiabá presencialmente, porque não aceitam a videoconferência. Embora eu goste de ir até lá e de rever bons amigos, isto implicará em despesas de avião, de hotel e praticamente dois dias para um evento de duas horas!
Aqui temos dois exemplos de como diferentes instituições enfrentam um mesmo evento e de como precisamos inovar, avançar e de como uns estão mais atentos e outros, ainda não.
Acabo de participar, através de webconferência, da banca de mestrado profissional a distância da aluna Vilma Aparecida Gimenes Cruz, com o título “COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS DOS ALUNOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UNOPAR NO USO DA BIBLIOTECA DIGITAL” da Universidade Federal do Ceará e da Unopar, Londrina. Os dois examinadores externos estávamos respectivamente em São Paulo (na minha casa) e em Salvador; e a orientadora e a aluna, em Londrina. Todos nos víamos o tempo todo através do programa Breeze e podíamos interagir a qualquer momento. Tudo transcorreu conforme o previsto e pudemos durante duas horas e meia estar juntos realizar um evento acadêmico com a mesma profundidade do que se estivéssemos na mesma sala fisicamente. O evento foi gravado e colocado na biblioteca digital da Unopar para acesso dos alunos. Foi uma experiência interessante de visualização da comunicação habitual audiovisual, em tempo real, que teremos daqui para frente.
Enquanto isso, participarei no próximo mes de outra banca semelhante em Cuiabá presencialmente, porque não aceitam a videoconferência. Embora eu goste de ir até lá e de rever bons amigos, isto implicará em despesas de avião, de hotel e praticamente dois dias para um evento de duas horas!
Aqui temos dois exemplos de como diferentes instituições enfrentam um mesmo evento e de como precisamos inovar, avançar e de como uns estão mais atentos e outros, ainda não.
Comentários
Além de ter a oportunidade de conhecer mais um recurso tecnológico para tal ação, a timidez passaria a alguns km de mim!
Mas enfim, gostei muito da idéia e acredito que este recurso pode se caracterizar como uma tendência entre os docentes, para que estes consigam discutir e refletir sobre a educação e até mesmo sobre assuntos específicos sem necessitar de eventos e conferências presenciais periódicos.
Muitas das boas idéias que temos, com o passar do tempo, são esquecidas. Se estes recursos começarem a ser utilizados por professores e alunos, provavelmente teremos uma inovação na educação muito mais rápida do que imaginamos.
Parabéns pela iniciativa, esta é realmente uma evolução do mundo acadêmico!
moro no meio do mundo, esquina com o Rio amazonas, e procuro sempre estar antenado com o que “rola” na EaD.
Ocasionalmente leio seus textos, mas este sobre a iniciativa da UNOPAR foi realmente excelente, que me fez efetuar uma postagem em seu blog.
Considerando que esta tecnologia Breeze já está no mercado há tanto tempo, se pode dizer que a EaD no Brasil anda a passos lentos, pois só agora se utilizou na EaD.
O PE NA EAD E A MENTE FORA DELA
Dá a impressão que tem pessoas que atua em EaD mas a mentalidade está no presencial. Ainda mais, considerando a iniciativa da Universidade que não "topou" a defesa a Distância, percebe-se que se utiliza a EaD mas não acredita 100% em sua eficiência.
Vemos a maioria das “latu-sensu a distância” voltando aos antigos métodos de leitura e trabalho, onde a diferença apenas é que os trabalhos são entregues por email e os livros são em PDF. De resto, a prática é a mesma que o IUB iniciou há 40 anos.
PROFESSORES NAO USAM AS TICS
Vemos que os professores que atuam em EaD, não fazem uso das tecnologias interativas que a web permite, tais como video streaming e podcast para aulas mais eficazes por parte dos professores. Preferem as tradicionais apostilas, seguidas de fórum. Não que eu seja contra o fórum (ele é a ferramenta de aprendizado mais eficiente na EaD), mas o fórum tem servido, na maioria, como suporte á apostila, e o tutor entra lá 1 vez por semana.
A Berkeley (britanica) posta vídeo aulas no You-tube, assim, alunos e não-alunos podem assistir aulas daqueles professores famosos.
Prof Moran, já pensou uma aula sua, no you tube??? muito mais que 30 ou 40 alunos iriam assistir! Os que tiverem dúvidas, podem re-assistir suas aulas a qualquer momento.
E ainda, professores podem citá-lo em suas aulas, e mostrar trechos de suas aulas aos seus alunos...
Hum, já imaginou... seria "bombado"!
abcs reais!
Prof Marcos Mendes
Estado do Amapá
EMAIL> marcos.mendes@tjap.gov.br
Excelente a idéia.
Em minha defesa de tese, não houve possibilidade de os membros da banca estarem a distância, mas o público pode assistir via web.
É curioso como poucos mestrandos e doutorandos utilizam esse recurso na Unicamp. A qualidade do equipamento é excelente e a transmissão também, dependendo, é claro, da banda disponível ao internauta.
É um futuro que já virou presente, mas que poucos conhecem ou aceitam. Parabéns ao senhor e a todos aqueles que enxergam essas novas possibilidades.
Abraços.
Parabéns pela iniciativa!
Movimentos como esse deve ser bem vistos e aceitos nas Universidades. Os meios de comunicação e informação possibilitam encurtar as distâncias.
Rosimeire - Campo Grande/MS.
É com grande orgulho que leio esta matéria, pois sou aluna deste Mestrado, da segunda turma, do Pólo de Fortaleza, inclusive já tivemos aulas ministradas por você, mas lamentamos profundamente a decisão do MEC, publicada recentemente, descredenciando este curso.
Acho o Mestrado muito bom, com excelentes professores e gostaria de saber qual é a sua posição em relação ao fato?
Gostaria de informações sobre a possibilidade de estudar o Mestrado na mesma modalidade.
Abraços.
Sandra Rose (sandrarosecruz@gmail.com)
Acredito que a UNOPAR esta identificando a necessidade das pessoas, pois tempo é dinheiro e uma viagem de 2 dias para uma apresentação de 2 horas é bem exaustiva.
Márcia B.
A criatividade tecnológica viabiliza o aprendizado sem comprometer as metodologias que o ensino presencial já consolidou.