A Internet na nossa vida

Nossa vida muda para sempre quando nos conectamos. A Internet amplia o que queremos e desejamos: se queremos aprender, nos ajuda a aprender além da sala de aula, a qualquer hora, em qualquer lugar e de múltiplas formas. Se buscamos entretenimento, a Internet oferece formas de ampliar o acesso a informações sobre o filme que queremos, nos traz vídeos curiosos, filmes. Se queremos comunicar-nos, tanto podemos buscar pessoas conhecidas, como ampliar nosso círculo de relacionamento. Tem um universo de possibilidades disponível; cada um escolhe o que lhe convém mais. Para alguns a Internet pode ser fonte de alienação, porque deixam de fazer as obrigações, participar de compromissos assumidos, mergulhando em jogos ou conversas por comunicação instantânea.

Entramos com a Internet em um universo fascinante de descobertas, pessoas, acontecimentos; mas também nos sentimos confusos diante de tantas informações, páginas, grupos, mensagens. Temos pouco tempo para analisar, comparar, perceber de uma forma mais profunda. Navegamos superficialmente por muitas páginas, telas, solicitações. É difícil desligar, porque tememos perder algo importante; mas também, se não ficarmos atentos, podemos tornar-nos escravos do mundo virtual, reféns do fluir superficial, com mais espuma do que densidade.

Todos percebemos como é difícil hoje manter esse equilíbrio. Muitos passam mais tempo em comunicações digitais do que físicas, presenciais. Há uma febre por aumentar o número de amigos virtuais, que dificilmente conhecemos e com a maioria dos quais não interagimos de verdade. Há também um certo narcisismo em querer aparecer demais, em postar seguidas mensagens no Twitter ou Facebook, em querer acompanhar de perto o fluxo incessante de textos, vídeos e áudios, que se multiplicam sem parar numa corrente infindável.

A Internet é muito útil para aprender mais, para conhecer pessoas interessantes, para escolher novos roteiros de lazer, mas também pode ser muito dispersiva, superficial e banal. É muito fácil perder tempo com bobagens - como o acesso a vídeos e notícias inconseqüentes - ser seduzido por pessoas inescrupulosas, participar em jogos intermináveis, protelar compromissos inadiáveis.

Nossa vida é muito importante para gastar tanto tempo em atividades banais. É fascinante e desafiador o processo de construir-nos como pessoas cada vez mais livres, abertas, humanas e realizadas. Infelizmente muitas pessoas se deixam seduzir por inúmeros programas de TV e redes virtuais que pouco acrescentam para uma evolução real do seu conhecimento, formação e realização, pessoal e profissional.

Cada um faz com a Internet o que faz com a sua vida: quem desenvolve grandes projetos realiza grandes projetos nela. Pessoas alienadas se alienam mais na Internet. Pessoas interessantes tornam a comunicação com a Internet mais interessante. Pessoas abertas utilizam a internet para promover mais interação e compartilhamento. Pessoas individualistas se fecham mais ainda nos ambientes digitais.

Aproveitaremos melhor o potencial da Internet, se equilibramos a qualidade das interações presenciais - na vida pessoal, profissional, emocional - com as interações digitais correspondentes. Pessoas que têm dificuldades de relacionamento na vida real, muitas vezes procuram mil formas de fuga para o virtual. Geralmente quantos mais amigos as pessoas tem no virtual isso sinaliza que o mais provável é que a pessoa tenha poucos relacionamentos profundos no dia a dia.

Comentários

Enilton disse…
Prezado Moran, se eu não o conhecesse diria que o seu texto foi produzido por um psicanalista, que divide suas angústias, alguns aspectos da vivência e do comportamento humano, interrogações e expectativas em torno do que a internet é capaz de fazer com as relações humanas e o que nós somos capazes de fazer com o uso da internet. Obrigado pelo recado tão coloquial, tão direto, tão próprio para um momento da humanidade em que, às vezes não sabemos os limites entre o virtual e o presencial, o banal e o útil, o lixo e o aproveitável. Depois dessa reflexão reforço a minha convicção de que não podemos viver mais sem a convivência na rede, mas é preciso sabedoria para utilizá-la sem perder de rumo a nossa relação com os sentimentos, com o humano e com as relações do mundo presencial.
Lucia Camargo disse…
Prof. Moran,
Acabo de assistir sua palestra no Saber em Ação. Gostaria que soubesse que concordo com suas colocações e sigo por esse caminho. Tenho tentado utilizar as ferramentas da internet como ambientes de aprendizado e incentivado meus alunos a isso. Não tem sido muito fácil, as vezes me sinto sozinha nessa trilha. Suas palavras hoje soaram como incentivo. Obrigada. Profª Lucia Sesi 421.
Raquel disse…
Muito interessante este post. Mais interessante ainda foi a palestra proferida pelo professor Moran no "Saber em Ação" da Rede SESI/SP.
Marilene Terra disse…
Professor Moran, acabo de assistir uma palestra proferida pelo senhor em 2009 no
Congresso Sinpeem, dizendo como o senhor começou a trabalhar com a internet, o primeiro laboratório que o senhor viu na vida, o descredito dos colegas... Quantos ensinamentos.
Sou fascinada com o seu trabalho! Felizmente já estive com o senhor pessoalmente no Núcleo Amigo do Professor (NAP) em Belo Horizonte.
Trabalho no Ensino Básico e tento incentivar meus colegas a utilizarem as tecnologias em suas aulas. Tenho obtido algum sucesso. Mas quando fico desanimada, sabe o que faço?
Entro no You Tube, neste blog e busco forças com o senhor.
Seria um prazer receber sua visita no meu blog e ler um comentário deixado pelo senhor lá.
(http://infoprofe2011.blogspot.com)

Abraço de quem o admira muito!

Marilene Terra
Prof. Moran,
Este seu texto me lembrou uma palestra do Pierre Lèvy que assisti neste final de semana (http://www.youtube.com/nehteufpe#p/u/3/ZLwgyui0Rxw), onde ele falava sobre a “gestão do conhecimento pessoal” e sobre o quanto de responsabilidade precisamos ter nas escolhas que fazemos frente a esta infinidade de informações disponíveis. É preciso realmente maturidade para aproveitar o que a internet tem de melhor! Abraço, Profa. Karina.
Ana Paula Beer disse…
Caro professor Moran,
Neste último final de semana tive o prazer de assistir a aula inaugural do curso de Metodologias e Gestão para a Educação à Distância, oferecido pelo Anhanguera Educacional, na minha unidade de ensino, isto é, na Faculdade Anhanguera de Rondonópolis - Mato Grosso. O senhor e o Professor Frederic Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) nos estúdios da Anhanguera e nos, alunos, aqui em Mato Grosso e mais uma vez não pude deixar de me encantar com este novo mundo, onde as novas tecnologias nos permitem oportunidades maravilhosas de crescimento e conhecimento. Talvez este meu encantamento aconteça porque quando vim morar no Mato Grosso, no ano de 1982, para me comunicar com minha mãe que morava em SP, eu precisava usar um rádio, pois na fazenda não existia telefone. Desde lá quanto coisa mudou, cursei a pós-graduação em Supervisão Escolar oferecida pela UFRJ à distância, mas naquela época todo o material impresso era enviado pelo correio, as dúvidas eram tiradas com os professores por fax ou telefone e as provas presencias eram feitas nas instalações do 18º. Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Rondonópolis.
Hoje, além de professora no curso presencial, desde 2010 tenho a oportunidade de ser tutora de algumas disciplinas oferecidas à distância, e ao ler o material da aula 2 do curso, passei a conhecer a história do EAD e senti que fui um dos personagens desta história, pois vivencie as 3 fases do EAD, do curso por correspondência ao EAD on-line, entretanto, também percebi o quanto ainda tenho para aprender.....quantos caminhos novos a desbravar, games, mundo virtual 3D, Web 2.0, realidade virtual aumentada enfim uma infinidade de recursos educacionais.
Também resolvi aceitar o seu convite e vim visitar o seu blog, e me deparo com este maravilhoso texto “A internet na nossa vida”, que me fez refletir sobre os perigos e as oportunidades da internet e de como é necessário um certo cuidado, um uso ponderado e orientado, sempre buscando aproveitar o que ela nos oferece de melhor.
Assim, só me resta agradecer por esta oportunidade de aprender um pouco mais.
Muito obrigada!
Abraços
Oi Ana Paula,
O que acho mais incrível de tudo isto é o período de tempo em que tudo isto aconteceu. Foi tudo muito rápido, não é mesmo? Um abraço, Karina.
Ana Paula Beer disse…
Olá professora Karina,
Exatamente, muito rápido, numa velocidade assustadora.
Posso estar enganada.....mas acho que fizemos parte do mesmo grupo na atividade colaborativa do curso para tutores da Anhanguera em 2010, não foi????
Abraços
Oi Ana Paula,
Não está enganada não... rsss... somos velhas conhecidas do mundo vitual... rsss...
Muito bom encontrar pessoas conhecidas nesta pós!
Um abraço!
Boa noite, Prof. Moran.
Sou Prof da Anhanguera Educacional-unidade Pirassununga (SP) e asistir sua aula inaugural na pós em Metodologia e Gestão de Ead, além de uma experiência maravilhosa,foi extremamente enriquecedora a mim que estou adentrando mais nesse universo tão vasto. As discussões e reflexões propostas na aula e nos materiais da aula1 e 2 abriram novas percepções sobre a Ead. Obrigada
Fazemos da internet um complemento de nossas vidas, assim como não vivemos mais sem o celular, sem o carro, sem a tv de plasma, com a internet é a mesma coisa, ainda com uma intensidade bem maior. Porém devemos saber dosar essa dependência. Devemos saber diferenciar o essencial do necessário....com a internet também é assim, muito bem colocadas as palavras do Prof.Moran nesse post. Parabéns
Mauricio Pugas disse…
Prezado Prof Moran

Interessante o seu material sobre a Internet em nossa vida. A tecnologia veio para resolver problemas que não existiam antes, movimentações em Bancos, lojas, empresas, governo, pessoas… E hoje, com muita qualidade, o ensino à distância.
Temos que nos preparar para essas mudanças. É pra ontem...
GRANDE abraço
Acho que o melhor aproveitamento da rede está associado à um certo nível de maturidade, como bem citou a professora Karina. Há uma infinidade de informações disponíveis e o processo de escolha deve ser criteriosa, conforme seu comentário, prof Moran.
Também acho que esta experiência por trazer uma melhoria significativa para as aulas presenciais, com o opoio de novas ferramentas.
RD disse…
Boa tarde, prof. Moran, achei seu texto muito pertinente sobre a internet. Realmente vivemos na informação gerada pela web e claro precisamos ter uma preocupação com nossos filhos e netos para que façam esse uso de uma forma construtiva em relação ao aprendizado. Como foi meu primeiro acesso adorei suas colocções. Rosiane.
Professor Moran! Estou fazendo pós-graduação em metodologias e gestão para educação a distância, pela Anhanguera Educacional S.A. e Mídias na Educação. Estou empolgadíssima e a cada aula que assisto fico mais encantada com o EAD. É importante que as pessoas saibam aproveitar a internet e realmente se utilizarem dela para seu crescimento e aprendizado. Parabenizo-o pelo espaço interessante e inovador que aqui encontrei.
Maturidade, responsabilidade, dedicação, assim como em qualquer outra atividade, ter a internet na vida, sabendo distinguir os limites entre o virtual e o presencial,torna-se uma atividade prazeirosa, onde todos se beneficiam. Como tudo, a internet tem suas vantagens e desvantagens...e as vantagens são inúmeras, podemos pagar contas, encontrar receitas, assistir videos, se divertir, ESTUDAR, e o mais importante adquirir conhecimento. Prof Moran, excelente artigo!!
Caro Professor Moran,
Após assistir uma palestra sua autoria em uma formação na rede de escolas Sesi de SP, eu comecei a me preocupar mais com o meu jeito de ser professor. Lembro que na citada palestra, o sr. mostrou um vídeo onde os jovens viviam o mundo da tecnologia e depois entravam para a sala de aula que observava a mesma monotonia de uns 150 atrás. Decidi mudar o jeito de dar aulas utilizando mais as novas TIC's. Já tinha um blog montado, mas nunca havia tido coragem para utilizá-lo em sala de aula. Aventurei-me e, seguindo seus conselhos, passei a tentar ser um professor cada vez mais orientador e delimitador do conhecimento do que um retransmissor de conteúdo. Estou também tentando me aperfeiçoar neste ramo fazendo a pós para ser especialista em EAD.
Sobre esta postagem, eu teria um ponto a discutir. Como e em que a internet vai mudar o contexto social da vida humana? Pela realidade que vivo, dando aulas nas escolas estaduais de SP, percebo que muitas crianças ainda não sabem o valor da internet. Claro que tudo sobre contatos e redes sociais, mas não entendem o poder de conhecimento e cultura que têm nas mãos. Muitos têm vários perfis na rede, mas não sabem formatar um texto por exemplo. Caso precisem digitar um currículo pedem ajuda. Não estão preocupados em aprender essas coisas. Com isso, acredito que cada vez mais a internet vai criando "guetos" e vai dividindo a sociedade em aqueles que sabem utilizar e aqueles que não irão aproveitar nada!
Abraços e obrigado por dividir o conhecimento conosco!
Debora Haberland disse…
muito bom este Post...
e sempre importante refletir...
estamos sabendo usar os beneficios da internet???
refletirmos!!
Realmente a Internet hoje em dia tem se tornado uma febre universal; muitas pessoas estão alienadas, deixando seus compromissos, até mesmo de sair de casa com amigos e familiares para ter relacionamentos virtuais, que na maioria das vezes nem sabe com quem realmente estão se comunicando, quem são? De onde são? E quais são suas verdadeiras intenções na rede virtual. Acredito que tudo em nossa vida precisamos ponderar, estabelecer limites, tempos e caminhos a ser percorridos para alcançarmos sucesso e crescimento profissional. Devemos usufruir forma adequada dessa ferramenta prática e poderosa para pesquisa, estudo, comunicação, adquirindo assim um crescimento intelectual, pessoal e profissional.
RD disse…
Boa a tarde a todos do blog e ao prof. Moran, ontem postei um comentário mais não foi registrado. Estou aproveitando o curso de EAD da faculdade Anhanguera para realizar os comentários e a partir dessa atividade aprendi como o universo da web é enorme e apresenta facilidades que auxiliam na construção do conhecimento. Rosiane
RD disse…
Boa a tarde a todos, vamos fazer uma pequena reflexão sobre como adquirir conhecimento, sem sair de casa, pois atualmente com nossa vida tão corrida e a falta de tempo, é fundamental a utilização de ferramentas. Sim quase todos os comentários referente ao nosso assunto principal o uso da net, aponta e demostra a importância dessa ferramenta. Nossos filhos, netos e as gerações seguintes não vão deixar de usar a web e fica muito claro que a internet é uma facilitadora na educação, no entanto não podemos esquecer que professores tb são fundamentais mais podem ajudar de uma forma não tão convencional ou seja sala de aula. Prof. Moran seu cometário é pertinente ainda mais que o senhor relata o papel da internet sem deixar de faazer um alerta sobre a não inversão dos valores e a falta de conhecer o mundo real e o mundo virtual e suas limitações. Não podemos permitir que a internet seja usada para fins de geram apenas lucros ou que sejam divulgados apenas golpes e outras coisas que nem vale apena comentar. Espero que a ccada dia a web seja usada de forma produtiva. Rosiane.
RD disse…
Boa tarde, gostaria de aproveitar um comentário de um colega tb professor como eu, sobre o uso da internet nas escolas públicas. Acredito como já havia comentado que é de fundamental importância demostrar a todos os alunos que a internet não se concentra somente em jogos, lazer, atividades que geram apenas birncadeiras, precisamos sim ter essa consciência que como educadores tb precisamos estar atentos a nossa postura dentro e fora da sala de aula, foi um comentário extremamante pertinente e que cabe a cada um dos educadores e não somente os educadores mais os pais a começar a ensinar as crianças a real importância na consrução do aprendizado utilizando as ferramentas da web. Peço aos colegas que reflitam sobre esse aspecto do uso da web e a abertura que o prf. Moran está permitindo com suas colocações. Rosiane.
RD disse…
Boa noite, aproveito para expressar que somente ao iniciar a pós-graduação em EAD estou tendo a oportunidade de conhecer melhor como funciona esse universo de aprendizagem. Através das atividades podemos e devemos interagir com nossos colegas, aproveitando cada mensagem para dividir e ampliar nosso conhecimentos.Rosiane.
marilia.ead disse…
Prof. Moran
Concordo inteiramente com o sr., quando as pessoas se perdem no mundo virtual há um grande atraso ao desenvolvimento desse ser humano, e sua vida passa como um livro com folhas em branco. Porém os indivíduos que utilizam a internet como fonte de pesquisa e estudo, ou desenvolvimento profissional tem em mão uma ferramenta extremamente poderosa.
Este blog é um grande exemplo dessa maravilhosa ferramenta tecnológica.
Marília Bruno Garcia
marilia.ead disse…
Prof. Moran
Concordo inteiramente com o sr., quando as pessoas se perdem no mundo virtual há um grande atraso ao desenvolvimento desse ser humano, e sua vida passa como um livro com folhas em branco. Porém os indivíduos que utilizam a internet como fonte de pesquisa e estudo, ou desenvolvimento profissional tem em mão uma ferramenta extremamente poderosa.
Este blog é um grande exemplo dessa maravilhosa ferramenta tecnológica.
Marília Bruno Garcia
marilia.ead disse…
Prof. Moran
Concordo inteiramente com o sr., quando as pessoas se perdem no mundo virtual há um grande atraso ao desenvolvimento desse ser humano, e sua vida passa como um livro com folhas em branco. Porém os indivíduos que utilizam a internet como fonte de pesquisa e estudo, ou desenvolvimento profissional tem em mão uma ferramenta extremamente poderosa.
Este blog é um grande exemplo dessa maravilhosa ferramenta tecnológica.
Marília Bruno Garcia
Este comentário foi removido pelo autor.
Profº Moran,
Na realidade em que vivemos o acesso a internet é uma ferramenta indispensável, que se não usada com bom senso acabar prejudicando qualquer pessoa que a utilize. Ter este discernimento cabe a cada pessoa independe do que busca nesse novo meio de comunicação, e acredito que as gerações futuras que crescem com a internet tão constante e presente no dia a dia saberão lidar melhor com essa administração de conhecimento do a nossa geração que viu subitamente a explosão da interatividade no mundo.
RD disse…
Boa a tarde a todos, realmente todas as pessoas concordam com o professor Moran, desde as postagens mais antigas bem como as mais recentes. Acredito que ficou claro a importância da internet na vida de todos nós. E nossa reflexão em como usar essa ferramenta tão especial e maravilhosa. Será que sabemos usar de fato ou viajamos no mundo de ilusões que a web apresenta á todos nós. Deixo para os colegas pensarem sobre o assunto. Rosiane.
Prof Paulo disse…
Hoje é impossível se viver sem internet e sem um celular. Quando pensamos em um passado tão recente,dias atras assistia uma novela atinga em que o personaligem dizia ..."temos que esperar tão pessoa chegar em casa, pois não temos como falar com ela"... Hoje falamos com qualquer um e acessamos qualquer informação de qualquer lugar...é dentro desse cenário que o ensino a distência cada vez mais esta fixando raízes.
lucilenead disse…
Prezado Prof. Moran, meus alunos de um curso de EAD estão encontrando muitos obstáculos para encontrar campos de estágios que os recebam porque os profissionais alegam que o curso que eles frequentam não tem qualidade já que é um curso semi presencial e isso é uma grande injustiça. Como podemos lidar com a questão do preconceito que existe contra esta modalidade?
RD disse…
Prezados colegas e alunos do EAD, sobre o comentário de nossa colega sobre a dificuldade dos alunos de EAD em conseguir estágios, acredito que esse problema logo estará solucionado pois está muito claro a importância e o crescimento da EAD. Penso que podemos estar diante de pessoas que não tem acesso de como funciona um curso a distância, talvez isso esteja deixando as pessoas pessimistas em relação ao conhecimento adquirido do aluno em um curso de graduação através da EAD. Acredito que todos os profissionais devam ser multiplicadores da importância e do bom aprendizado nos cursos atualmente. Penso em união dos professores para não ocorrer dificuldades a esses alunos que são com certeza muito esforçados, abraços Rosiane.
Leonel Pinto disse…
Professor Moran, também que parabenizá-lo pelas sábias palavras e citações de fatos corriqueiros que nos deixam reféns da internet, ou do mundo virtual. Seria interessante abrirmos um amplo debate nacional, envolvendo educadores e família para resgatarmos milhões de jovens alienados com a rede mundial, seja através dos jogos ou pelas amizades virtuais que como citaste, " quando mais amigos virtuais, menos amigos presenciais". Precisamos resgatar a cumplicidade, o carinho, a saudade e principalmente o amor entre as pessoas.
Boa noite professor Moran
Iniciei meus estudos na pós em Metodologias e Gestão para Educação a Distância. Ao receber o convite, ainda estava permeada por pré conceitos relacionados a EaD. Mas, ao entrar em contato com este processo de ensino aprendizagem, surpreendi-me positivamente com o modelo interdisciplinar; recebendo a contribuição também de seus textos.
A partir desta experiência, considero espaços como este para atualização e debates, como fundamental para a divulgação da EaD.
Obrigada
Denise Camossa
tereza bruno disse…
Prof Moran: realmente tudo que o sr escreveu neste artigo é uma preciosa verdade e importante ensinamento.Estou agora começando em EAD e essa forma de aprendizado é a mais adequada para usarmos inteligentemente a internet em nosso proveito e também no futuro ajudarmos e orientarmos outras pessoas. Quero felicitá-lo pelo seu brilhante trabalho.
Olá Professor Moran,sábias palavras sobre o uso da internet atualmente.
Percebemos que as pessoas não a ultilizam de forma significativa ao aprendizado e sim com formas banais como fofocas,difamações,etc.A internet oferece um campo muito muito vasto em relação ao conhecimento de vários assuntos.
Tenho uma amiga que buscou na internet vídeos e cursos sobre maquiagem e hoje é uma maquiadora em um salão de beleza.
Isso quer dizer que ela buscou aspectos positivos e usou a favor de sua aprendizagem buscando novos conhecimentos para vida profissional.
Que bom fosse se todos pudessem ultilizar da mesma forma.
Olá Professor Moran!
Adorei sua postagem,pois mostra a preocupação de não apenas inserir a EAD nos cursos e sim incluir de maneira adaptada para que as pessoas se familiarizem com esta modalidade e os recursos tecnológicos existentes.
Abraços.
RD disse…
Boa noite á todos que compartilham este blog. Realmente concordo com o comentário de minha colega de curso de pós-graduação sobre o preconceito. Após algumas aulas pude verificar como é interessante o estudo a distãncia. Posso escolher e fazer o meu horário e não está sendo fácil desenvolver as atividades. Antes de criticar todos devem conhecer o universo da EAD. Vale muito, Rosiane.
Rosicleia disse…
Caro Professor Moran,
Adoro seus trabalhos, possuo um livro de sua autoria, que não sai da minha bolsa como um guia, mas não só um guia para vida profissional mas como guia para vida, sou pesquisadora de EAD, e já citei varias vezes suas passagens, gostaria de prazer de conhece-lo pessoalmente, mas como não a meios, também gostria que você pudesse conhcer meus trabalhos...
Profa.Claudia disse…
Caro professor,
Pode-se enumerar, como você bem o fez, milhares de benefícios do uso da internet, bem como seus malefícios como ciberbullying ou disseminação de ideias preconceituosas etc. Mas tem ocorrido um fenômeno que talvez jamais ocorreria sem o advento da grande rede: as pessoas - e incluam-se aí nossos jovens e adolescentes - estão LENDO mais e ESCREVENDO mais!
Tudo começou com o e-mail, a "carta instantânea"; depois os bate-papos ou MSN, cujos participantes interagem em tempo real, sem mencionar o Skipe, Google talk, as interfaces que permitem tanto escrita quanto a fala. Esse interesse todos dos jovens e adolescentes e sua facilidade em dominar as novas tecnologias tem que ser aproveitados na prática pedagógica dos professores em exercício. É possível com isso, proporcionar aos alunos atividades contextualizadas, com um propósito específico. O aluno tem um motivo para ler e para escrever. Não precisa ser como antes, quando o professor de português simplesmente pedia a seus alunos que escrevessem uma "redação" sobre um tema qualquer, mesmo que fosse algo desinteressante para o aluno ou que ele desconhecesse. Com a possibilidade de construir um blog, por exemplo, o aluno pode expressar suas ideias, trocar ideias com outros, apresentar dados sobre algum assunto que lhe interessa, enfim, pode de fato inserir-se na comunidade mundial da comunicação, construindo seus próprios conhecimentos, contribuindo na construção de outros ao compartilhar suas ideias. Abriu-se, com a internet, um mundo muito mais interessante, que ultrapassa as paredese da sala de aula sem precisar sair dela. Basta um computador com conexão e um professor "conectado"!
Karina disse…
Profº Moran, Excelente texto !Ele nos faz refletir que como tudo em nossa vida, há as vantagens e desvantagens, e que hoje não vivemos sem o acesso ao "mundo virtual". Mas não devemos nos esquecer que é necessario a interação com o outro. Obrigada
Anônimo disse…
Jornalismo na Educação a Distância
O jornalismo - escrever, editar, reportar mensagens ao leitor - modifica-se a cada nova plataforma tecnológica. Adapta-se à maneira do leitor receber cada mensagem; como ler, aprender e fixar a mensagem. E torna-se um grande aliado à educação a distância.

Deixa de ser uma ferramenta para comunicar e recebe dimensões de ensino - no sentido de apreender e fixar conteúdos e informações - além de repassar estes a outros personagens que contribuem para a formação da educação em todo universo acadêmico.

O jornalismo, então, dissemina a informação. Por que não a educação?
ana paula disse…
Boa tarde!
Acredito que tudo em nossa vida precisamos estabelecer limites, tempos e caminhos a ser percorridos para alcançarmos sucesso e crescimento profissional. Devemos usufruir forma adequada dessa ferramenta prática e poderosa para pesquisa, estudo, comunicação, adquirindo assim um crescimento intelectual, pessoal e profissional.
Abraços
Ana Paula 5°Período Pedagogia-FCJP
João Pinheiro-MG
rosalina disse…
Olá professor Moran
A internet e muito útil para aprender, conhecer pessoas interessantes escolher roteiros de lazer, mas também superficial e banal. A internet torna pessoas individualistas no dia a dia.
Rosalina Rodrigues 5º período pedagogia FCJP
João Pinheiro - MG
Olá
Professor Moran!

Com certeza, a Internet amplia sim o que desejamos, se queremos saber mais sobre algo através das pesquisas na Internet descobrimos coisas que realmente podemos acrescentar em nossa bagagem do conhecimento e outras que devemos excluir. Não importando a hora nem mesmo o lugar, hoje em dia está muito fácil se conectar. Além de pesquisas podemos nos comunicar, jogar, e várias outras atividades. Muitos esquecem o físico e preferem apenas a comunicação digital, talvez por morarem longe ou por falta de tempo mesmo.

Juliana Rodrigues
Cursando 5º Período de Pedagogia – FCJP - MG
Elemiria disse…
Boa Tarde Prof!
Realmente através da internet ampliamos nosso saber, pois facilita as pesquisas na contribuição e enriquecimento do conhecimento.
Elemiria Tavares
5º P- Pedagogia - FCJP - João Pinheiro-MG
Josiele disse…
Olá Professor Moran!
É isto mesmo, a cada dia mais cresce a necessidade de estarmos interligados a essas novas tecnologias sabendo que são muitos os benefícios que abrangem o nosso conhecimento e tendo também os pontos negativos que podem nos tirar totalmente a atenção levando a nos fechar nesse mundo virtual esquecendo-se da vivencia com as pessoas no dia a dia.
Josiele C. Leles Pedagogia 5º período Faculdade Cidade de João Pinheiro
Caro Prof. Moran
Gostei muito das tuas palavras e a internet hoje é uma das mídias mais alienadoras que já existiu e como você mesmo disse temos que estarmos atentos, pois ela como as demais também não nos dá tempo para pensarmos, refletirmos, ela impõe de forma á conquistar, seduzir o navegante, portanto, é necessário estar atento, não acreditar em tudo que se vê, duvidar sempre e saber discernir o que é positivo e o que é negativo, além de deixar de lado a exclusão que muitas vezes ela nos acomete, vivendo e curtindo mais o calor humano, isso sim é bom e mais do que real.
QUELIANE ANJOS disse…
Professor
Achei muito interessante seu texto, a internet hoje tem se tornado muito importante mais devemos usufruir de forma adequada o uso da internet, aponta e demostra a importância dessa ferramenta. Realmente através da internet ampliamos nossos conhecimentos.
Acadêmica: Queliane, do 5º período de Pedagogia da FCJP.
Unknown disse…
Caro professor Moran, ao ler o comentário da Ana Paula Beer. tive minha opinião reforçada quanto ao uso dessa maravilhosa máquina tecnológica. Também faço parte de um grupo de professores que está aprendendo a usar melhor para levar o conhecimento do seu uso aos alunos da rede ceja. Isso, por certo, nos colocará num ponto destaque entre os paises desenvolvido, creio eu.
Um abraço
Márcio - ceja - Quissamã.
laryssa santos disse…
Eu quero fazer um blog
laryssa santos disse…
Eu quero fazer um blog
tiago cassemiro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Gislaine Andrade disse…
Muito bom professor, devemos saber sempre filtrar todas as informações que extraímos da internet, pesquisar por segundas e terceiras opiniões/fontes para que não caiamos na besteira de acreditar em qualquer coisa que queiram nos impor gu'ela abaixo. Estou lançando um blog para dar várias dicas e ajudar a quem está em isolamento sobre cursos online grátis e várias recomendações de plataformas de cursos que oferecem certificado grátis. Quando tiver um tempo sobrando, passa lá e veja => cursos online grátis com certificado
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clemildo Almeida disse…
Estava em busca de uma matéria para Revista Sala de Espera. Não tive duvidas vai ser essa.
vou publicá-la na íntegra.
José Moran disse…
Obrigado Remildo pelo apoio. Seguimos em contato.
Abraço
Moran
Unknown disse…
Boa tarde, prof. Moran, achei seu texto bem esclarecedor sobre a internet. Realmente vivemos na informação gerada pela web e claro precisamos ter uma preocupação com nossos filhos para que façam esse uso de uma forma segura e pertinente em relação ao aprendizado.

Postagens mais visitadas deste blog

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran