Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2014

Mudanças necessárias na eucação, hoje

O desafio fundamental da escola, para acompanhar as mudanças do mundo, é evoluir para ser mais relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais. Os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. Isso é complexo, necessário e um pouco assustador, porque não temos modelos prévios bem sucedidos para aprender de forma flexível numa sociedade altamente conectada.  Em educação – em um período de tantas mudanças e incertezas - não devemos ser xiitas e defender um único modelo, proposta, caminho. Trabalhar com modelos flexíveis com desafios, com projetos reais, com jogos e com informação contextualizada, equilibrando colaboração com a personalização é o caminho mais significativo hoje, mas pode ser planejado e desenvolvido de várias formas e em contextos diferentes. Podemos ensinar por problemas e projetos num modelo disciplinar e em modelos sem discip

Uma lenta evolução - Entrevista José Moran

A educação hoje precisa equilibrar o contato físico e o virtual, as atividades lúdicas com as estruturadas, as mais exploratórias com as mais focadas Entrevista com José Moran sobre as mudanças na educação com apoio das tecnologias, publicada no Guia de Educação a Distância 2015, ano 12, nº 12, disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/evolucao.pdf

Cinco vídeos e questões-chave para uma aprendizagem baseada em projetos

  Tradução e adaptação de  José Moran     Cinco vídeos interessantes, com experiências e questões para desenvolver projetos de aprendizagem com os alunos, em escolas norte-americanas de educação básica. Estão no canal Edutopia e podem ser acessados com legendas em português no YouTube (ativando-as no retângulo branco, na barra inferior).  www.edutopia.org/video/five-keys-rigorous-project-based-learning e   http://alvaropascualsanz.wordpress.com/category/aprendizaje-basado-en-proyectos/ Vídeo 1.      ESTABELECER CONEXÕES DOS PROJETOS COM O MUNDO REAL https://www.youtube.com/watch?v=hnzCGNnU_WM Começar com uma questão motivadora, sobre um problema real e próximo,  que permita aos estudantes percorrer caminhos diferentes para explorá-la e solucioná-la. Facilitar que os alunos entrem em contato com a comunidade, investiguem suas necessidades ou problemas, interajam com pessoas e profissionais diferentes, que possam contribuir com