Postagens

Mostrando postagens de abril, 2014

Relacionamentos com vínculos superficiais ou profundos

  Os nossos relacionamentos vão se construindo com o tempo, em camadas cada vez mais profundas, que exigem níveis de troca, de diálogo e acertos cada vez mais delicados, na construção de vínculos progressivamente mais complexos. Numa comparação simples, assemelham-se ao descascar   de uma cebola: começamos pelas folhas mais externas e visíveis, mas as consolidamos - ou não -   nas mais internas e profundas.   No começo de um relacionamento desejamos, percebemos, valorizamos e interagimos com as camadas mais externas do outro: a sua aparência, cada pedaço do seu corpo, as ricas sensações sensoriais que recebemos e expressamos por todos os sentidos e linguagens, principalmente através do olhar, do ouvir e do tocar. Isso nos leva a um segundo nível de interação em camadas que misturam o sensorial e o emocional: paixão, prazer, o gosto de estar juntos, inebriados com a presença, o toque, o prazer intenso de estar com quem amamos, de compartilhar cada detalhe da vida e dos proje

Educação a Distância no Brasil- situação e perspectivas

Imagem
Entrevista sobre EAD, feita comigo e publicada no Portal a Escola de Governo do Paraná, em 3/04/2014 http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=435&tit=Entrevista-Especial-Educacao-a-Distancia-no-Brasil-situacao-e-perspectivas Por Denise Guimarães / Helena Salgado A busca por uma educação além do limite espaço-tempo, que visa transformar e evoluir o processo tradicional de aprendizagem, é uma das propostas do método de Educação a Distância (EaD). Por meio de plataformas online, que possibilitam um ensino mais interativo e autônomo, o método se destaca por seus formatos variados, sem afetar o aprendizado do aluno ou interferir na identidade e valores da Instituição responsável pelo material ofertado. Em entrevista exclusiva à Escola de Governo do Paraná, o especialista em EaD, José Manuel Moran, referência nacional e internacional no assunto, diz acreditar que embora visto com desconfiança por grande parte da comunidade acadêm