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Mostrando postagens de fevereiro, 2014

Aprender depende, principalmente, de motivação, foco, método e perseverança

Aprender não é simples, nem igual e há muitos obstáculos e caminhos Hoje temos inúmeras possibilidades de aprender, se queremos aprender. Quem deseja conhecer algum assunto sobre qualquer área, encontra inúmeros materiais impressos, digitais, vídeos, cursos gratuitos, pagos e comunidades. Cada um pode escolher o método que mais se adapta à sua personalidade: aprender sozinho, aprender com colegas, aprender com alguém mais experiente; aprender lendo, vendo, ouvindo, fazendo, debatendo; aprender estando física e virtualmente com outros ou não; aprender de forma mais intencional ou livre, mais formal ou informal, mais imediata ou mediata. No entanto, por que tantos não aproveitam essas maravilhosas oportunidades de aprender? É possível aprender com tudo, com o espetacular e o trivial, com as realizações e com os fracassos. As mesmas informações e experiências que para uns são estimulantes, para outros podem ser indiferentes ou prejudiciais. Conteúdos bons, metodologias adeq

A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança

A Educação a distância no Brasil encontra-se em uma fase de mudanças rápidas, crescimento quantitativo forte, em direções diferentes, depois de um período – no ensino formal – de forte regulação e controle. A EAD, no ensino superior, cresce mais que o presencial (12% x 3% respectivamente). A tendência é para o fortalecimento dos modelos online. 83,7% dos alunos estão em instituições privadas, onde há uma alta concentração: três delas detêm mais de 40% dos mais de um milhão e cem mil alunos (Censo MEC de 2011-2012). As instituições públicas só tem 16,3% dos alunos e nenhuma delas consegue um alcance realmente nacional, porque a política do MEC privilegia o atendimento regional de cada universidade. Todas as instituições estão na berlinda, buscando como se posicionar num cenário tão competitivo e complexo. Os grandes grupos têm capital, modelos padronizados, alta escalabilidade, fortes investimentos em marketing, salários relativamente baixos, custos diluídos e uma integração cada

A educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração

Este é o resumo de um texto meu, apresentado no V Seminário Internacional de Educação a Distância:  Meios, atores e processos , organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em setembro de 2013  e  publicado em FIDALGO, Fernando (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013, p. 39-51  Na educação a distância predominam os cursos mais focados em conteúdo,  principalmente os de massa, mas também encontramos projetos mais  inovadores, mais participativos e com metodologias mas ativas, onde os alunos  são mais estimulados a pesquisar e desenvolvem atividades mais próximas da  sua vida pessoal e profissional.  O papel previsto nos cursos a distância para os alunos ainda é bastante  passivo: ler, escutar, compreender e realizar as atividades previstas. Só que  eles estão acostumados a pesquisar informalmente em casa, no trabalho e a  compartilhar online o que descobrem. Eles gostam de participar, de se  envolver e de divulgar o que