Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2008

A afetividade na relação pedagógica

A educação, como as outras instituições, tem se baseado na desconfiança , no medo a sermos enganados pelos alunos, na cultura da defesa, da coerção externa. O desenvolvimento da auto-estima é um grande tema transversal. É um eixo fundamental da proposta pedagógica de qualquer curso. Este é um campo muito pouco explorado, apesar de que todos concordamos que é importante. Aprendemos mais e melhor se o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, de auto-conhecimento . Se estabelecemos relações cordiais, de acolhimento para com os alunos, se nos mostramos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, dentro de padrões e limites conhecidos. “Se as pessoas são aceitas e consideradas, tendem a desenvolver uma atitude de mais consideração em relação a si mesmas” [1] . Temos baseado a educação mais no controle do que no afeto, no autoritarismo do que na colaboração . “Talvez o significado mais marcante de nosso trabalho e de maior alcance futuro seja simplesmente no