Aprendendo com e ao longo da vida

O maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas.

A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Mas possui também uma dimensão que não se valoriza muito hoje na escola: a do desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador. A educação pessoal acontece ao longo de nossa vida, no desafio maravilhoso de crescer, de evoluir mais em todas as áreas, de tornar-nos pessoas mais livres, de aprender a conviver com nossas dificuldades, de aprender a conviver com as pessoas, com os animais, com o planeta, com o universo.

Cada etapa da vida tem seu fascínio, seus motivos para gostar de aprender mais. Esse é um dos encantamentos da vida: poder evoluir, crescer, ser pessoas mais plenas, mesmo com muitas contradições, dificuldades e perplexidades. Vale a pena sempre manter a atitude positiva, ativa, curiosa, atenta de querer aprender sempre mais, de fazer a ponte entre o exterior e o interior, entre o social e o pessoal, entre o intelectual, o emocional e o comportamental.

Enquanto alguns avançam na aprendizagem, muitos desistem. Como não conseguiram realizar alguns dos grandes sonhos – que nem sempre eram deles, mas plantados por terceiros – acreditam que não vale a pena ir além. Procuram fora de si motivos para continuar vivendo: em momentos de entretenimento, de ocupação, de sobrevida. Aprendem pouco com o cotidiano: são como náufragos, a deriva, que só pensam em continuar vivos. “Vão vivendo”, contentando-se com suas expectativas mínimas, com suas receitas repetidas, com o arroz e feijão básicos, sem degustar tantos outros manjares possíveis.

O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização – no meio de contradições; um processo cada vez mais pleno, autêntico, rico e profundo.

Trecho de um texto meu que está mais completo em http://www.eca.usp.br/prof/moran/vida.htm



Comentários

Marli Fiorentin disse…
Bom dia, professor Moran!
Aproveito para desejar um feliz dia dos pais. Lindo seu texto! Creio que hoje o professor precisa se libertar do currículo engessado. Temos de alargar nossa visão, aproveitar todos os ganchos para oportunizar ao nosso aluno uma educação integral, que sirva para fazê-lo viver mais feliz consigo mesmo e com os outros. E para isso precisamos de sensibilidade e flexibilidade no que planejamos e trabalhamos. Grande abraço!
Beatriz disse…
Professor!
Sou psicopedagoga e trabalho na saude escolar em Passo Fundo RS.
Criei este ano um blog para falar com meus colegas sobre as dificuldades de aprendizagem.
Adorei os seus textos!A escola precisa mudar e isto só vai acontecer quando o professor mudar a sua cabeça.O seu trabalho,com certeza,contribuirá para que isto aconteça.Parabéns!
José Moran disse…
Marli:
Você sempre tão atenta e inspiradora.
Gosto do se trabalho. Continue assim. Grande abraço
Moran
José Moran disse…
Beatriz:
Parabéns pelo seu blog: variado e interessante, que contribui para essa mudança necessária.
Grande abraço,\
Moran
flávia Besen disse…
Olá professor!
Faço parte do curso de:Introdução a Inclusão Digital.no Nucleo de Tecnologia Educacinal de Campos Novos-SC.Nossa professora,Cristiane Borré nos oportunizou o conhecimento e acesso aos seus textos,são maravilhosos e de grande valia
Parabéns!
Anônimo disse…
Olá Moran, sempre é bom ler textos que nos elevam. Muitas vezes a vida rotineira, que se instala, nas escolas, quase nos faz perder o sonho. E daí lendo esse seu texto, me lembro de um professor na faculdade que dizia que educar é ascender o fogo. Acredito muito que um novo mundo é possível. Por fim, acredito que vivemos em uma época na qual podemos caminhar para a realização desse sonho, temos potencial para isso. Mas, po outro lado também existe uma tendência mais escura, indiviodualista, tecnicista que assombra o nosso planeta, nossas mentes e nossas escolas. Caberá a nós a escolha pelo mundo que queremos?
Abraço Moran.
Anônimo disse…
Professor Moran

Boa noite
estou iniciando o curso mas creio que estaremos inovando a educação e nosso aprendizado vai ser fantástico, pois a medida em que buscarmos participar efetivamento deste processo sem muita pressa o mais importante é o nosso encontro, é uma ação conjunta numa visão de futuro.
Adeorei o texto
Anônimo disse…
Professor Moran
Boa noite

Estou iniciando o curso,mas estou adorando é inovador, nos desafia a todo momento.
O seu texto eu adorei!!

O processo para mim deve ser lento, não tenho de ter tanta pressa pois é uma aprendizagem com uma visão de futuro
Creio que temos muito aaprender e muito mais que construir

Este edifício terá de ter uma boa base

Um grande abraço

Teresinha
Anônimo disse…
Professor Moran, já o conheço pelos seus textos, quando fiz o curso de pós-graduação em Gestão Educacional com Aplicação Tecnológica, onde desenvolvi o tema "Gestão Escolar e o uso das novas tecnologias na construção do conhecimento nas escolas públicas de Teresina", no artigo final. Como fonte de pesquisa, você foi o meu principal autor,claro, pois você é o ícone na educação tecnológica no Brasil. E, agora, mais uma vez estou diante de seus belíssimos textos e ensinamentos, por meio do site, que tive acesso no curso Introdução à Educação Digital - Proinfo/MEC. Dentro do item Educação Inovadora, tive acesso ao texto que me apaixonei, me identifiquei- "A afetividade na realação pedagógica" -pois comungo dos pensamentos e idéias ali expostos há muito tempo, como também das angústias e inquietações, principalmente, nesse momento em que sou gestora de uma escola pública estadual. Pretendo disponibilizar o site e seu blog na escola, nos murais, para que nossos professores tenham acesso e se enriqueçam e compartilhem com colegas e alunos tão grande aprendizado que são seus textos. É preciso gente como você na educação sempre. Eu sempre defendo uma educação integradora e compartilhada. Obrigada por oferecer essa oportunidade a todos que fazem a educação. Conhecimento é compartilhar! Mônica Lima.
José Moran disse…
Caros professores Flávia, Luis, Teresinha e Mônica:
Fico muito feliz com os comentários tão carinhosos sobre os meus textos. Obrigado pelo apoio, que me dá mais força para continuar avançando. Grande abraço para cada um de vocês.
Moran
Adélia Santos disse…
Puxa...
Leio os seus textos, lembro das suas aulas e chego a ficar emocionada...

Como alguém pode ser tão paradoxal???

Ser "tecnológico" e esbanjar tanta sensibilidade...

Já lhe disse isso: Minhas aulas são estimulantes, porque uso TUDO que aprendi contigo na Pós.
Obrigada Professor...

Sou e serei sempre sua fã!
Seu trabalho e sua generosidade em multiplicar o conhecimento do mundo da Educação fazem de você uma pessoa única!

Parabéns e muito obrigada por permitir que seus alunos e ex-alunos e admiradores tenham sempre este acesso tão fácil junto a você!

Um abraço!
Saudades!
(Adélia Pós-Grad UNINOVE)
NILVETY LETRAS disse…
Olá professor Moran, tudo bom?
Tornei- me uma leitora número um dos seus textos. Esse texto ”Aprendendo com e ao longo da vida” identificou muito com o atual momento da minha vida. Estou colocando um trecho dele no meu blog e inclusive o site para que meus colegas de classe possam acessar.
Um grande abraço!
Nilva, estudante de letra de B-H (MG)
Boa noite, professor Moran
Realmente acredito no que diz que a escola é muito mais que ensinar conteúdos é além disso ensinar a aprender a viver para se ter momentos felizes, e saber a se relacionar com pessoas e situações.

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran