Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2007

A importância dos gestores inovadores

Uma boa escola começa com um bom gestor. Muitos excelentes professores são maus gestores, administradores. O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo. No meio de tantas escolas públicas com tantos problemas, visitei várias vezes uma escola municipal da periferia de São Paulo. A escola era simples, com um clima cordial entre os professores e funcionários. A maioria está lá há muito tempo. Qual o segredo? O diretor. Um homem dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor. Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa. Devido às baixas condições de trabalho, o que vemos, no Brasil, especialmente na periferia das grandes cidades, é uma alta rotatividade de diretore

Foi realizado o lançamento oficial do livro "A educação que desejamos"

Aconteceu o lançamento oficial do meu livro "A educação que desejamos" no dia 23/08 na Faculdade Sumaré-SP. Encontrei bastantes amigos. Muito obrigado a todos pelo apoio e carinho recebido. Espero poder seguir contando com cada um de vocês para que a educação avance rapidamente e esteja mais em consonância com as mudanças que acontecem ao nosso lado. Grande abraço para cada um de vocês. Moran

O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos

Aqui está um trecho do diário de um professor universitário dentro de alguns anos numa sociedade conectada: "A primeira aula é presencial: o professor faz a sua apresentação e o mesmo é feito por cada aluno, com detalhes, dos hobbys, das atividades, das perspectivas. O professor mostra para os alunos a importância do curso, a forma de trabalhar a distância, mas conectados audiovisualmente. Apresenta o plano do curso, explica as atividades principais, organiza atividades de pesquisa. Abre a discussão para dúvidas e sugestões. Os alunos fazem algumas simulações do ambiente virtual, para nivelar o conhecimento tecnológico de todos, para facilitar o uso das ferramentas a distância que acontecerão daquele momento em diante. Uma câmara está gravando o que acontece na sala de aula e fica automaticamente disponibilizada, para quem queira acessá-la depois ou para quem não pode comparecer ou ficar até o final. A primeira atividade a distância é cada aluno gravar um pequeno vídeo de apresent