Educação: entre o desânimo e a esperança!!


A educação é como um caleidoscópio. Podemos enxergar nela muitas realidades, podemos escolher mais de uma perspectiva de análise e cada uma terá sua lógica, seu fundamento, sua defesa, porque projetamos na educação nosso olhar parcial, nossas escolhas, nossa experiência.
Se queremos provar que a educação é um desastre, que a escola está atrasada, temos todas as estatísticas, experiências que o comprovam. Basta acompanhar os resultados de alunos brasileiros em competições internacionais ou observar as diferenças entre as escolas de elite e as da periferia.
Se queremos provar que a escola é burocrática, amarrada e engessada, encontraremos mil exemplos de lentidão de gestão, de um verdadeiro cipoal de normas, leis, portarias, decretos federais, estaduais e municipais; de quebra de continuidade de projetos com a entrada de novos governantes. A escola é uma das instituições mais resistentes à mudança, junto com as grandes igrejas tradicionais.
Se, pelo contrário, quisermos mostrar que avançamos muito, que está havendo uma revolução silenciosa em escolas inovadoras, que há muitos grupos de profissionais, alunos realizando experiências fantásticas, que a escola está mudando com novos projetos e uso criativo de tecnologias, também encontramos bons exemplos para comprová-lo.
Tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo: o atraso, a burocracia e a inovação. Há atraso, há burocracia e há inovação. Considero importante ter uma visão realista, mas não desesperançada, niilista, destrutiva. Apostar mais na mudança, em novas possibilidades que se concretizam, do que no pessimismo desesperançador e corrosivo.


(Trecho inicial do meu livro: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007)

Comentários

Anônimo disse…
Que bom estamos nos comunicando em rede
Anônimo disse…
Prof. Moran,
Esta é a primeira vez, que fazemos um curso neste padrão. Como estamos descobrindo o prazer do computador, temos certeza que não estamos resistente às mudanças.
Parabéns, e muito obrigada pela contribuição.
Anônimo disse…
agradecemos a oportunidade de estarmos participando deste curso e esperamos que ele tenha muito a nos acrescentar.seja bem vindo!!!
Anônimo disse…
Prof.Moran,

Concordamos com seu parecer na síntese da obras mas acretitamos que apesar da maioria das escolas estarem defasadas ainda é considerada uma instituição sólida onde as pessoas depositam esperanças de um futuro melhor.
É importante ressaltar também que muitos governantes querem deixar a sua "marca registrada" na educação e ,às vezes, acabam não concluindo o trabalho desenvolvido pela gestão anterior ou ainda mudam o problema de nome.

Silvia e Shirlei
2/7/2007
MAJO disse…
Não acredito que haja desânimo, mas falta de capacidade de se criar um ambiente ideal de ensino, aprendizagem e pesquisa. Será que ao descobrirmos nossa capacidade de criação a esperança poderá surgir com todo esplendor?
Sandra Matos disse…
Prof. Moran
Concordamos plenamente com o senhor.Somos pessoas que sem querer tendemos a nos acomodar e precisamos que alguém nos mostre que nos incentive a nos atualizar e abra nossas cabeças para as mudanças necessárias.
Petrina e Munira
Basrretos
Anônimo disse…
Prof. Moran
Muito obrigado pela oportunidade que está nos proporcionando.
Petrina e Munira
José Moran disse…
Caros professores de Barretos:
Muito obrigado pelos seus comentários. Sucesso no curso e na escola.
Grande abraço
Moran
Anônimo disse…
A educação realmente passa por um processo de mudança, é burocrática e em partes defasada. O problema pode estar relacionado com os governantes, com a descrença da população, com o desânimo e falta de informação de alguns profissionais... Porém vejo muita "coisa boa" acontecendo, como o avanço da educação a distância, as salas informatizadas na maioria das escolas, ainda que não em uso adequado e grande parte dos profissionais procurando atualizações constante. Quando falamos de educação, falamos de um processo totalmente humano, que acredito não ter possibilidade de mudar de um ano para outro. É um processo lento e o resultado só será percebido após alguns anos, quando os alunos que passaram por esse (novo processo) exercitarem a cidadania.
Talvez a concientização do profissional da área a respeito da constante atualização seja um dos pontos primordiais.
Prof. Moran, Parabéns...
José Moran disse…
Ana Maria:
Concordo com suas ponderações. É um trabalho de paciência, perseverança e de longo prazo. É bom saber que muitos profissionais como você estão dispostos a fazer o possível por melhorar nossa educação.
Grande abraço
Moran
Lilian Palhano disse…
Pena que demorei tanto para descobrir esse livro.
Faço pós-graduação em gestão pública, e foco minha pesquisa na gstão da escola pública, acesso, inclusão x exclusão no uso das tecnologias.
seu trabalho tem sido de grande importancia, tenho acompanhado com muita admiração. Parabéns!
Lilian

Postagens mais visitadas deste blog

A Internet na nossa vida

O papel das metodologias na transformação da Escola

Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje José Moran